Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, fevereiro 14, 2014

14/02/2014 - Limão siciliano: delicadeza e frescor

por Luciane Daux
©iStockphoto.com/nkzs
Embora seja originário da Ásia, o fato de o limão siciliano ter esse sobrenome sempre nos remete às estonteantes paisagens do sul da Itália: Sicilia, Costa Amalfitana e outros paraísos mediterrâneos. Muito mais aromático que o tahiti, além do suco as suas raspas têm um papel importante no acréscimo de notas frescas e delicadas a muitas receitas, sejam elas doces ou salgadas.








Divulgação
JoyJoy Bistrot: cardápio sempre renovado
A chef Joyce Francisco promete muitas novidades para o menu confiance do seu bistrot, a partir de 20 de fevereiro. Desde o final do ano passado de volta ao charmoso endereço no Centro Histórico de São José, o JoyJoy atende sob reserva pelo fone 3343-1144.  

Vinhos portugueses com Filipa Pato
A Importadora de Vinhos Porto a Porto e a Santa Adega receberam, na última 3ª feira, convidados para degustação e palestra especiais com a enóloga portuguesa Filipa Pato, da Vinícola que leva o seu nome. Os vinhos, excepcionais, foram perfeitamente harmonizados com pratos do Bistrô do Jardim, em especial o tinto Nossa com o filé ao molho de pimentas verdes, assinado pelo chef Ricardo Almeida.

©iStockphoto.com/Egahen
Quatro gotas
Molho para saladas e frutos do mar - Simples e refrescante! Em uma tigela misture ¼  de xícara (chá) de suco de limão siciliano com ¾ de xícara (chá) de azeite de oliva. Se desejar, junte ainda as raspas do limão siciliano (fica mais perfumado). Coloque sal e pimenta do reino a gosto e bata bem, até ficar emulsionado. Sirva sobre qualquer tipo de salada ou ainda sobre camarões ou ostras ao bafo.
Molho para massa, peixe e frango – Refogue meia cebola branca picada em duas colheres de sopa de açúcar. Quando murchar, junte as raspas de um limão siciliano e o seu suco, e 200ml de creme de leite fresco (nata). Coloque sal e pimenta do reino a gosto e sirva com 250g de penne cozido al dente. Ótimo também com filés grelhados de peito de frango ou de linguado.
Mousse – É aquela receitinha básica de 1 X 1 X 1: uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, e uma lata de suco de limão siciliano. Bata no liquidificador até engrossar, coloque em taças, decore com as raspas do limão e leve para gelar por 6 horas. Nham, nham!
Sakerinha – Muito mais leve do que a caipirinha, e mais charmosa também. Uma dose de sakê, meia dose de suco de limão siciliano , gelo e açúcar a gosto! (foto)

Divulgação
Limões sicilianos recheados
3 limões sicilianos grandes
2 colheres de sopa de salsinha fresca picada na  hora
1/2 pimentão amarelo e 1/2 pimentão vermelho (sem pele) em cubos
2 cebolas roxas frescas em cubos
2 xícaras (chá) de couscous marroquino/semolina
suco de meio limão
1/2 xícara (chá) de azeite extra virgem Borges
6 camarões médios limpos e com o rabo para decorar
1 colher (sopa) de corcuma para colorir o açafrão
3 xícaras (chá) de água quente
3 tomates sem pele cortados em cubos pequenos
2 dentes de alho picados
sal e pimenta a gosto

1. Corte os limões ao meio e esvazie-os com o auxílio de uma colher.
2. Misture os pimentões, cebola, tomate com o alho e adicione o azeite de oliva (marinada). Tempere com sal e pimenta a gosto.
3. Em uma vasilha plana, adicione o couscous e o açafrão misturando bem. Adicione água morna e misture bem, conforme indicação do produto. Adicione imediatamente o restante do azeite extra virgem e misture, para que o couscous não grude. 
4. Junte os pimentões, tomates e alho marinados em azeite e misture bem. Adicione o suco de limão e a salsinha fresca.
5. Grelhe os camarões, temperados com sal e pimenta e regados com azeite.
6. Coloque o limão no centro do prato com o couscous colorido e perfumado dentro. Adicione o camarão para decorar e regue com azeite de oliva.  Sirva imediatamente.
7. A receita é do Chef Ricardo Caldas, do Restaurante Villa dos Ganchos, em Ganchos, aonde ele também serve rigatoni ao molho de camarões e limão siciliano. Vou atrás dessa receita para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu