Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, janeiro 03, 2014

03/01/2014 - Restô Dontê - uma nova roupagem para o que sobrou das festas de final de ano

por Luciane Daux
Uma brincadeira que, “traduzida”, significa os restos de ontem, mas com sotaque afrancesado. Adoro esse conceito, onde o que sobrou das refeições anteriores é muito bem aproveitado, e volta a ser um apetitoso prato. Nesses dias que seguem as festas de final de ano, aposto que sua geladeira e freezer estão cheios de pequenas porções avulsas que, combinadas, podem virar um novo prato gourmet. Voilá!

Patrícia Goedert Doçaria
Três pitadas
Franquia Patrícia Goedert Doçaria e Café (foto) – As já reconhecidas e apreciadas delícias da chef pâtissier Patrícia Goedert ganharam espaço na primeira franquia da doçaria, que fica na SC 401 n. 6977, em Santo Antonio de Lisboa. A franqueada Bruna Brillinger se esmerou na montagem do endereço, onde você pode montar seu próprio cupcake, experimentar salgadinhos fritos na hora, e ainda se toma um saboroso espresso.
Encomenda Gourmet - Esse site descobriu pra gente bons fornecedores de doces, tortas, bolos e congelados alimentos sob encomenda de Florianópolis. Lá pode-se encomendar delícias como macarons (provei e adorei) ou brigadeiros gourmet, por exemplo. Alguns produtos tem delivery, outros devem ser apanhados na loja. Como gosto de facilidades, curti a ideia! WWW.encomendagourmet.com.br
Gastronomia da Estácio Assesc - O Guia do Estudante, da Editora Abril, considerou o curso de Gastronomia da Estácio Assesc, aqui de Florianópolis, o terceiro melhor curso de Bacharelado em Gastronomia do país. Para quem tem vontade de entrar nesse saboroso mundo, tem mais informações aqui: http://portal.estacio.br

©iStockphoto.com/geckostamp
Crostini chiquetoso – Faça fatias de pão ciabata (ou outro), regue com azeite de oliva e toste-as de um só lado. Sobre cada fatia coloque a cobertura do seu gosto. Sugiro pepino japonês, tomate, rúcula e fatias muito, muito finas de tender (pode ser presunto, pernil, peru ou outra carne já fria). Finalize com um fio de azeite de oliva e pimenta do reino moída na hora.

Ragu Vale Tudo – E vale mesmo. Leve para fritar em duas colheres (sopa) de azeite de oliva, cebola, cenoura e talo de salsão (uma unidade de cada, picadinhos), no fogo médio/baixo. Quando dourar, acrescente três xícaras (chá) de carnes já prontas como pernil de cordeiro ou suíno, aves, rosbife ou outros, bem picadinhas. Junte uma xícara (chá) de vinho branco e duas de de caldo de carne, uma lata de tomate pelado, sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar até ficar um molho denso e sirva sobre spaghetti ou ainda com polenta.

©iStockphoto.com/salsachica
Bolo salgado
250g de farinha de trigo
1 sachê de fermento biológico instantâneo
3 ovos
½ xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de leite
Pitada de açúcar, sal e pimenta do reino moída na hora
2 xícaras de chá de recheio a sua escolha, picado em cubos de ½ cm (tender, pernil suíno, queijo em cubos e/ou ralado, salsinha, cebolinha, cebola, tomate seco ou uma mistura de todos esses ingredientes)

1. Misture a farinha de trigo, o fermento e uma pitada de sal e de açúcar.
2. Acrescente o azeite de oliva e os ovos batidos e comece a misturar com uma colher, acrescentando o leite aos poucos, até que a massa fique homogênea.
3. Junte, agora, o recheio escolhido, envolvendo-o com a massa.
4. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de furo ou uma de bolo inglês. Coloque ali a massa e leve ao forno preaquecido (200oC) por 40 minutos ou até dourar.
5. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu