Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, janeiro 24, 2014

24/01/2014 - Verão saboroso longe do forno&fogão

por Luciane Daux
Este verão está sendo fogo! Que calor, hein? Mas não desanime ao pensar em cozinhar, pois nem tudo é forno&fogão numa cozinha. Pratos salgados saborosos também podem ser feitos sem usar panelas. Experimente o carpaccio de carne, com um inusitado sorvete de mostarda, e a salada refrescante com maçãs e nozes. Receitas frescas e leves, como pede a estação.

Outback Steakhouse


Duas pitadas
·         O Outback Steakhouse está com seleção especial de pratos para o verão. Entre as opções de entrada está a refrescante porção com seis camarões chamada Gold Coast Coconut Shrimp (foto), empanados com coco fresco ralado e servido com molho de leve sabor adocicado a base de laranja.
·         A Pizzaria Basílico tem novidade para quem quer manter a forma e cumprir as promessas de 2014. Levíssima, a pizza "A la Norma" é a novidade leve da Pizzaria Basilico. É basicamente vegetariana, coberta com mussarela especial, berinjela e manjericão orgânicos, ricota fresca e cubos de tomate, e ótima opção para os dias quentes.


Adriana Füchter
Sucos de verão
·         Os sucos de hortaliças são riquíssimos em vitaminas e minerais, e são recuperadores da saúde. Realçam o sabor o acréscimo de suco de frutas de sua preferência, água, água de coco ou chá de cor clara e especiarias ou ervas, como canela, hortelã, gengibre, salsinha, que agregam valor nutricional têm funções desintoxicantes. Para um suco assim, corte cinco cenouras e 2 talos de salsão em pedaços de 5 a 7cm. Junte um punhado de salsinha e leve à centrífuga. Rende um copo grande. A dica e a receita são do Departamento de Medicina Preventiva da Unimed Grande Florianópolis.
·         A fotógrafa Adriana Füchter é quem dá a receita e a bela foto, que ilustra o seu suco refrescante de abacaxi. “Lave bem o abacaxi em água corrente. Descasque a fruta, e guarde a polpa para usar em outras preparações. Junte as cascas a 1,5L de água e leve para ferver por 15 minutos. Depois leve para gelar e aproveite todo o sabor e frescor da fruta! No inverno pode servir quente, como se fosse um chá.”

Ludmila McLaughlin
Salada New Jersey
5 maçãs cortadas em cubos
25 bagos de uva cortados ao meio e sem semente
2 talos de aipo cortados em quadrados pequenos
1 xícara (chá) de nozes picadas
Maionese aromatizada com ervas frescas ou limão siciliano
Molho pesto
Torradinhas de pão italiano
Folhas de rúcula

1.        Misture as maçãs, os bagos de uva, os dois talos de aipo cortados e as nozes junto à maionese aromatizada com ervas finas ou limão siciliano. Sirva sobre as folhas de rúcula temperadas com o pesto e acompanhe com torradinhas.
2.        Essa receita, de autoria do chef irlandês Paul McLaughlin, rende 8 porções e faz parte do cardápio de verão do Berinjela Gourmet Sandwich, que fica na Trindade.

Jordan Franzen
Carpaccio de mignon com sorvete de mostarda
100g de filé mignon em finas muito fatias
30g de alcaparras lavadas
20g de queijo gorgonzola ralado
100g de folhas de rúcula
80 g de sorvete salgado de mostarda com gergelim by Amoratto

1.        Disponha as folhas de rúcula no centro do prato, com as fatias de mignon ao lado, cobertas pelo queijo gorgonzola.
2.        Sirva o sorvete em uma pequena taça e decore com algumas alcaparras, se preferir tempere tudo com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora! ( para substituir o sorvete salgado, bata em um mini-processador algumas alcaparras com uma colher de sopa de mostarda, que pode até ser Dijon, com 30ml de azeite de oliva, sal e pimenta do reino).
3.        A receita é do sempre criativo Chef Jordan Franzen, da Risotteria Suprema, que fica no Bairro João Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu