Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, janeiro 17, 2014

17/01/2014 - Frutos do mar + arroz – só sai coisa gostosa

por Luciane Daux
Sempre que a gente junta arroz com frutos do mar, sai alguma coisa muito gostosa. O Arroz a La Tumbada, com sotaque mexicano, a paella, prato típico da Espanha, e o Arroz Caldoso (em receita da Chef Joyce Francisco, que você encontrará na coluna online em WWW.ndonline.com.br) são provas saborosas disso. Aproveitando as noites mais fresquinhas e a reunião com os amigos, proponho essas receitas que enchem os olhos e são puro prazer.

Fernando Wiladino
Arroz Caldoso: frutos do mar e arroz num prato bem suculento, em receita da chef Joyce Francisco.
120g de arroz bomba (espanhol) ou parboilizado
200g de tomate sem pele e sem sementes
40g de alho
Pimentões vermelho, amarelo e verde, 40g de cada
120g de cebola
2 litros de caldo de peixe
Polvo em rodelas, lula em rodelas, garoupa em cubos, camarão médio, 120g de cada
12 mariscos na casca
200ml de azeite de oliva
40g de salsinha
1 envelope de tempero Paellero 

1. Refogue ligeiramente em um pouco de azeite de oliva os frutos do mar, em separado, na panela que será feito o arroz, e reserve-os.
2. À parte, faça um refogado com a cebola, o tomate e por último os pimentões. Adicione o arroz, misture bem, adicione duas concha de caldo e mexa bem. Junte mais 10 conchas cheias  e deixe o arroz cozinhar até ficar al dente (mais ou menos 20  minutos). Acrescente o peixe, os mariscos e o polvo (já cozido) e caldo o bastante para deixar o arroz totalmente submerso. Junte o tempero paellero e cozinhe mais 10 minutos. Por último, junte  os camarões, lembrando que o arroz deve ficar com caldo. Ajuste o sal, finalize com a salsa e sirva bem quente.

Leonardo Almada
Café Cultura no Iguatemi
Paninis, bruschetas, saladas e sanduíches compõem o cardápio da franquia do Café Cultura que inaugurou ontem, no Shopping Iguatemi. Como a loja da Lagoa da Conceição, o novo bistrô-café traz a promessa de ser um espaço bem agradável, disputado por gente bacana que gosta de um espresso bem tirado.



Rodrigo Ormond
Arroz a La Tumbada
(para uma pessoa)
120g  de arroz cozido (parboilizado)
 60g Camarão médio (limpo)
 60g de lula em anéis (branqueada)*
 60g de peixe branco em cubos (branqueado)*
100g  de Salsa Picante ou  molho de tomate (ao sugo) com bastante pimenta.
60g  de creme de leite fresco
20g  de milho verde em conserva
1 colher de sopa de coentro fresco picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto

1 – Salteie rapidamente o camarão no azeite de oliva, acrescente as lulas já branqueadas* e uma pitada de sal. Adicione a Salsa Picante e esperar ferver.
2 – Assim que levantar fervura, acrescente o arroz cozido e mexa bem até voltar a ferver. Acrescente o peixe em cubos branqueado*, mexa delicadamente para que o peixe não se desmanche e espere esquentar bem.
3 – Finalize com o creme de leite fresco, o milho e o coentro fresco picado.
Glossário: Branquear – significa colocar rapidamente (aprox. 1 minuto) em água fervente e dar um choque térmico em água gelada. 
A receita é do Chef  Leonardo Goulart, do Guacamole Cocina Mexicana de Florianópolis e Balneário Camboriu.

Luciane Daux
Paella Marinera
(para 12 pessoas) 
12 unidades de cada, todos com casca: camarões gigantes, mariscos e lagostins, para enfeitar
900g de cada: camarões médios sem casca, lulas em rodelas, mariscos sem casca
suco de um limão
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 unidades de cada: cebolas picadas, alho picados, taças de vinho branco seco, pimentões vermelhos em tirinhas
3 envelopes de tempero para paella Carmencita 
300 g de ervilhas frescas congeladas
3 litros de caldo de legumes ou galinha
1kg de arroz parboilizado
sal, salsinha picada e pimenta do reino a gosto

1. Para o caldo: Em um panela refogue um pouco de azeite de oliva com alho e junte os camarões gigantes com casca. Quando ficarem alaranjados, retire e reserve. Faça o mesmo com os lagostins. Ferva 3 litros de água e cozinhe os camarões gigantes e os lagostins dourados, colocando um pouco de sal. Retire os camarões e lagostins e reserve. Junte 2 envelopes de caldo de legumes e deixe o caldo fervendo para usar na paella.
2. Para a  paella: Em uma paellera ou frigideira bem grande, refogue no azeite de oliva a cebola e o alho, o arroz e o tempero Carmencita (ou o açafrão), refogue. Acrescente o vinho branco, pimentão em tirinhas.
3. Acrescente agora o caldo feito e deixe cozinhar, revolvendo de vez em quando para todo o arroz ficar cozido igualmente. Se necessário, acrescente mais água. Verifique o sal.
4. Quando o arroz estiver quase cozido, junte os camarões temperados com suco de limão e sal e a lula, mexendo sempre até cozinharem (quando o camarão mudar de cor). Finalize juntando os mariscos, a ervilha, desligue. Deixe a paella com bastante umidade, ainda. 
5. Arrume por cima da paella os camarões gigantes e os lagostins, pimentão vermelho, salsinha. Tampe com papel alumínio e deixe repousar por uns 5 ou 10 minutos e sirva.

Um comentário:

  1. Cara amiga Luciane - Se eu não venho ao seu site não fico sabendo das novidades. Pergunto: Como eu faço para ser avisado das suas postagens?

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu