Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, janeiro 10, 2014

10/01/2014 - Prato colorido = bronzeado bonito e pele saudável. Receitas para ter e manter a cor do verão.

por Luciane Daux
Um bronzeado dourado, uniforme e duradouro é o sonho de consumo de nove entre dez de nós, que buscamos um lugar ao Sol, no verão.

Betacaroteno: aliado 
O betacaroteno é um aliado que ajuda na formação de melanina, pigmento que protege a pele e que promove e mantém o bronzeado. Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos nesse poderoso antioxidante. Portanto, privilegie o consumo de cenoura, abóbora, manga, mamão, rúcula, agrião, brócolis, couve, por exemplo. Mas não dispense o uso do filtro solar indicado para o seu tipo de pele, e evite o sol entre as 10 e as 16 horas. Boa praia!

©iStockphoto.com/brokenarts
Licopeno: proteção além do bronzeado
 “O licopeno, responsável pela coloração vermelha do tomate, é encontrado também na melancia, pimentão, goiaba vermelha, beterraba, morango, pitanga e mamão. É um carotenoide com efeito antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento das células, prevenindo doenças cardiovasculares e a divisão de células tumorais, agindo na prevenção do câncer, principalmente o de próstata, segundo alguns estudos. Na pele sua ação é a de promover alguma pigmentação dourada, ou amarelada, de acordo com o tom da pele, como o betacaroteno, mas sua ação antioxidante mais poderosa vai proteger e regenerar as células que são agredidas pela exposição ao sol, promovendo uma restauração adequada, mais rápida, mantendo-a macia e hidratada, evitando as queimaduras do sol, claro, quando associada ao uso do filtro solar. Sem dúvida a melhor maneira de consumir o licopeno é através da ingestão do molho de tomate, pois nós o absorvemos melhor esse alimento depois de cozido e junto com algum óleo, por suas características lipossolúveis. Portanto, os molhos prontos e concentrados de tomate são as melhores fontes desta substância protetora. Aproveite para usá-lo nas massas e pizzas. Mas não podemos esquecer que uma dieta equilibrada com frutas e verduras cruas, vão fornecer também quantidades importantes de outros antioxidantes.” Dra. Silvia Schmidt, dermatologista membro da SBD.

Quibebe tradicional
Receita bem brasileira, que acompanha desde a carne seca desfiada a um elegante pernil de cordeiro. Refogue no azeite de oliva uma cebola picada com três dentes de alho até murcharem. Junte 1kg de abóbora cabotia cortada em cubos de 1cm. Abaixe o fogo e vá refogando até obter um purê cremoso e bem alaranjado (vá adicionando água aos poucos). Acrescente sal, pimenta do reino e salsinha a gosto.

©iStockphoto.com/wimdemo
Salada de manga com rúcula
2 xícaras (chá) de manga firme cortada em cubos
2 rabanetes em rodelas
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada
2 colheres (sopa) de salsinha
1 maço de folhas de rúcula
2 colheres (sopa) de suco de limão
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

1. Misture todos os ingredientes e sirva gelada, acompanhada de uma salada de rúcula.

Luciane Daux
Cenouras carameladas
Ótimas para acompanhar quaisquer tipos de carne!
500g de cenouras
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá rasa) de sal
1 colher (chá cheia) de açúcar
¾ xícara (chá) de suco de laranja

Pele as cenouras e corte-as em toletes de 1 X 4cm.
Em uma panela de fundo grosso coloque todos os ingredientes sem acrescentar água, e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando.
As cenouras deverão cozinhar suavemente, ficando ainda al dente., e caramelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu