Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, dezembro 13, 2013

13/12/2013 - Sanduiche, revisão de conceito: trocando o fast food pelo "home made"

por Luciane Daux
É, eu sei que crianças e adolescentes adoram os “cheese” do fast food, mas nesses dias de calor, final de aulas e do ano, preparo para vestibular, vamos trocá-los por um “home made” saudável, sem frituras, e que pode ser muito mais gostoso?  Bom para todo mundo e pode ser um momento para revermos nossos conceitos.

Nome nobre: Sandwich
John Montagu, ou o Conde de Sandwich, é o responsável pelo batismo dessas duas fatias de pão recheadas com muitas delícias. Conta a história que esse nobre, em meio a uma partida de pôquer, pediu que alguém preparasse algo rápido para comer. O que tinha era disponível pão e fatias de carne, e o lanche imediatamente ganhou o nome de seu inventor. O mesmo nobre foi homenageado pelo navegador Thomas Cook, que batizou o arquipélago, descoberto no Pacífico em 1778, de Sandwich, hoje o Hawaii.

Divulgação
Chez Popi: doces tardes com charme francês
Abre ao público nesta terça-feira, 17, o tão esperado Chez Popi, ali no casarão tombado do Largo Benjamin Constant (Praça do Avião), no Cota Office Square. As confeitarias de Paris inspiraram a decoração e os famosos cupcakes, macarons, brownies e brigadeiros gourmet da caprichosa Paula “Popi” ganharam a companhia dos brigatones e floquinhos de neve, em edição limitada para o Natal. E você pode montar seu kit de Natal nas caixas decoradas que estão à venda. Funcionará das 13 às 19h, de 3ª a sábado. Bonne chance, chérie!













Divulgação
Bistrô açoriano
Quando criou o cardápio do bistrô Pérolas da Ilha, o chef Fernando Giusti pensou em valorizar os hábitos e o gosto do “manezinho”, que se refletem também na decoração. Os pratos levam nomes que se identificam com a cultura local, como a salada Tens Tempo e o risoto de lingüiça Blumenau Ilha da Moça Faceira. Um dos carros-chefes do “bistrô açoriano”, como intitula o chef, é o risoto de camarão (R$ 29). A casa fica no bairro Pantanal.

Divulgação
Degustação de champanhe, ulalá!
Até o dia 20 de dezembro, o champagne De Castelnau estará em degustação no Hippo Supermercado sempre à noite, numa promoção da Itanav Foods & Beverages. Vale a pena experimentar as cuvées Brut, Brut Reserve e Rosé além de certas cuvées especiais e, entre elas, escolher a que vai alegrar suas festas de final de ano.  

Dica leve
Karin Verzbickas, gourmand, é quem dá a dica. “A receita é bem simples: faço com aquele pão RAP10, uso o integral. Passo requeijão light com mostarda e forro com folhas de rúcula. Por cima coloco o atum já desmanchado (prefiro comprar o sólido e desmanchar), tomatinhos cereja e kani. Enrolo e corto ao meio, enviesado. Muito rápido e fica delicioso no verão.”

Ludmila McLaughlin
Creta Sandwich
4 berinjelas cortadas em cubos
1 talo de alho poró, cortado em cubos e as folhas cortadas em tiras finas
1 cebola cortada em fatias finas
3 a 4 dentes de alho
Sal a gosto
4 colheres de azeite de oliva ou a gosto

1.        Espalhe os legumes numa assadeira e leve ao forno. Asse os legumes até estarem bem macios. Você pode temperar com ervas de sua preferência: orégano fresco, tomilho, alecrim, louro. Retire do forno e com um processador bata os legumes até formar uma pasta. Pronto: Esta ai sua pasta de berinjela .
2.        Para montar os sanduíches, basta acrescentar tomates frescos, queijo parmesão, e um pão fofinho.
3.        A sugestão da receita é do  Berinjela Gourmet Sandwich http://www.berinjelas.com.br/, e o pão é o Australiano, integral e bem leve.

©iStockphoto.com/topfer
Sanduiche de atum com ovo cozido
1 lata de atum light (conserva em água)
2 ovos cozidos e fatiados
1 pepino japonês em fatias
4 folhas de alface
4 fatias de queijo branco
1 cebola roxa em fatias finas
8 fatias de pão a sua escolha
Um fio de azeite de oliva extra virgem

1.        Monte o sanduiche colocando sobre uma fatia de pão a alface, fatia de queijo, o atum em pedaços, a cebola bem fininha, as fatias de ovo e por último as de pepino.
2.        Feche com outra fatia de pão e sirva, regando com azeite de oliva extra virgem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu