Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, novembro 22, 2013

22/11/2013 - Defumados, sabores marcantes e sedutores

por Luciane Daux
O sabor complexo, ao mesmo tempo delicado e marcante, dos defumados ajuda qualquer receita a ficar mais atraente. São queijo, suínos (tender, bacon, lombo, costelinha, lingüiça), frutos do mar (salmão, ostras, mariscos, polvo), embutidos, legumes e outros, tudo com o toque dado pela exposição à fumaça de madeiras e/ou ervas específicas que darão o sabor final aos alimentos. Assim preparados, eles se conservam por mais tempo. Não se faz uma boa feijoada sem eles, mas há outros bons e deliciosos modos de apreciá-los.
                          
Divulgação
Prato de verão no Outback
A Merluza Austral, que é servida com molho remoulade e um acompanhamento a escolha do cliente, apenas no horário do almoço,  é a novidade que o Outback Steakhouse está trazendo para o cardápio. Uma boa opção para os dias quentes. 

Le Beaujolais Nouveau est arrivé!
Diz a tradição que terceira quinta-feira de novembro, deve chegar ao público o vinho elaborado na Borgonha. Elaborado por Joseph Drouhin com a uva Gamay, é um vinho para ser degustado jovem. Leveza e frescor garantem perfeita harmonização com frios, e fazem com que ele seja bastante apreciado por aqui, mesmo às vésperas do verão.  A exemplo do mundo inteiro, o Emporium Bocaiuva recebeu ontem a novíssima remessa do Beaujolais 2013. Santé!



Studio A2
Quiche de truta defumada
Para a massa use 200g de farinha de trigo misturados e sovados até formar uma massa homogênea. Para o recheio, serão precisos 60g de truta defumada em conserva, 100g de alho poró picadinho, 2 dentes de alho, meia cebola em cubinhos, 300g de cenoura ralada e duas colheres (sopa) de óleo da conserva da truta. Doure a cebola no óleo, e em seguida refogue os outros ingredientes até que o recheio fique bem sequinho. Ajuste sal e pimenta do reino.  Para o creme, misture 100ml de leite com dois ovos batidos. Em uma forma para quiche, estique a massa no fundo e nas bordas, deixando bem fina. Coloque o recheio e cubra com o creme. Leve ao forno preaquecido a 180oC por 40 a 50 minutos. Receita da Marithimu’s Especialidades do Mar, elaborada pelo chef Fernando Sichin.

Luciane Daux
Canapés feitos por você
Os defumados podem ser de grande auxílio quando se trata de receber os amigos. Canapés, por exemplo, são muito fáceis de fazer e agradam. Use pão preto ou branco, cortado em quadradinhos, cream cheese e alguma carne de sabor marcante, como o salmão defumado, por exemplo, finalizando com folhinhas de endro dill. Elegante, não?










©iStockphoto.com/nosheep
Costelinhas defumadas ao molho agridoce
1,5Kg de costelinhas suínas defumadas
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de molho de soja
1 xícara (chá) de polpa de tomate
4 colheres (sopa) de vinagre branco
1 colher (chá) de sal

1.        Deixe as costelinhas dessalgando na geladeira, banhadas em água fria, por 24 horas. Troque a água quatro vezes.
2.        Misture o açúcar mascavo, molho de soja, polpa de tomate, vinagre e sal.
3.        Pincele essa mistura sobre as costelinhas e coloque-as em uma forma untada.
4.        Leve ao forno preaquecido (180oC), e deixe assar por 30 minutos, pincelando a mistura agridoce por duas vezes.
5.        Sirva com arroz e farofa, se desejar.

Sadia
Salpicão de frango defumado
1 frango defumado sem pele e desfiado em lascas grossas
2 latas de abacaxi em calda cortado em pedaços
6 talos de salsão picados
2 xícaras (chá) de uvas-passas brancas
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 maçãs vermelhas cortadas em cubos pequenos
6 talos de cebolinha picados
5 folhas de alface crespa para decorar
Molho:
1 ½ xícara (chá) de creme de leite
6 colheres (sopa) de maionese
4 colheres (sopa) de mostarda
4 colheres (chá) de curry em pó
1.        Numa vasilha grande, misture bem todos os ingredientes (menos a alface) e reserve.
2.        Numa vasilha pequena, coloque o creme de leite, a maionese, a mostarda e o curry. Misture até obter um creme homogêneo. Coloque em uma molheira e reserve.
3.        Forre uma travessa com as folhas de alface e acomode sobre elas o salpicão de frango desfiado. Sirva com o molho.
4.        Fonte: WWW.sadia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu