Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 11, 2013

11/10/2013 - Brincando de cozinhadinho: relembrando a infância ao cozinhar com os pequenos

EDIÇÃO DE 11/10/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
©iStockphoto.com/Cieleke
Dizem que quem perdeu a capacidade de rir de si mesmo ainda tem muito a amadurecer. Pois bem. No Facebook, essa semana, uma certa alegria nostálgica. Vi um desfile de fotos antigas, quase todos resgataram fotos da infância e foi leve, muito divertido. Saudades da infância? Vamos relembrá-la na cozinha, com os pequenos, com receitas que podem ser feitas por eles, sob a sua supervisão. Feliz Dia das Crianças!

Divulgação
Às colheradas
·         Picolés e sorvetes, sabores arriba!  - Abre hoje, no Shopping Iguatemi, nova franquia de Los Paleteros, os coloridos e saborosos sorvetes e picolés (foto) inspirados na
cozinha mexicana. Os 25 sabores, como abacaxi com pimenta, ou a Jamaica (framboesa e hibisco) são feitos artesanalmente, sem corantes e conservantes.
·         Villa Francioni - O livro fotográfico da vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, foi lançado na 4ª feira passada no  Shopping Fashion Mall, Rio de Janeiro. O evento, regado pelos vinhos da Villa, em especial o novo espumante Joaquim Branco Brut, Blanc de Blancs (Chardonnay e Sauvignon Blanc), fez parte da programação oficial do evento Rio Wine and Food Festival, que está movimentando aquela cidade com eventos ligados ao vinho e gastronomia.
·         14ª Fenaostra - Volta a acontecer esse ano a Fenaostra. Há promessa da Prefeitura Municipal de Florianópolis da prática de preços populares na gastronomia, que é como efetivamente deve ser numa festa que enaltece o produto típico de uma região. No caso, a ostra, pela qual SC, especialmente na Grande Florianópolis, é responsável por 95% da produção nacional. A festa inicia nesta quarta-feira, 16,  e segue até o domingo, 20, com artesanato, pavilhão gastronômico, espaço kids e caminhão do peixe. Saiba mais no WWW.pmf.sc.gov.br.
·         Taças coloridas - A cada R$ 100 em espumantes ou champagnes comprados na Santa Adega, você pode escolher uma das charmosas taças da coleção. Corre lá! 
·         16 de outubro, dia mundial da alimentação X desperdício – Corre na rede um vídeo viral, da empresa de soluções sustentáves Eco Benefícios, que sugere uma necessária reflexão sobre o desperdício de comida. O vídeo mostra uma ação realizada ano passado em Porto Alegre. Gostei muito. Procure no YouTube por Dia Mundial da Alimentação – Ecobenefícios.

Melhoramentos
O Livro de Receitas do Menino Maluquinho
Do genial Ziraldo, o livro tem receitas da Tia Emma e ilustrações de Mig. São 25 receitas testadas por “maluquinhos” de 8 a 11. A criançada vai gostar! Da Editora Melhoramentos, você encontra nas WWW.livrariasaraiva.com.br por R$ 36.






Luciane Daux
Bolo multicolorido
Sabe esses bolos instantâneos de caixinha ou saquinho? Escolhi um de sabor baunilha, mais quatro corantes alimentícios em gel, em cores harmoniosas. Faça também! Unte uma forma de furo e siga as instruções da embalagem, preparando a massa. Divida a massa em cinco partes. Uma fica na cor original, e as outras quatro você colore a gosto. Coloque as massas aleatoriamente na forma untada. Com o auxílio de uma faca, misture as cores delicadamente e leve para assar. O resultado é um bolo gostoso e uma brincadeira divertida para fazer com a meninada. Chamei minha sobrinha Sofia de cinco anos para me ajudar e foi uma farra!

©iStockphoto.com/superfloss
Cookies de chocolate
Mássa Básica (rende 36 cookies)
1 ¼ xícara de farinha de trigo peneirado
2 colheres de sopa cacau em pó peneirado
1 colher chá fermento em pó peneirado
¾ colher de chá sal
250 g chocolate meio amargo
150 g gotinhas de chocolate
100 g de manteiga
½ xícara de chá de açúcar
3 ovos inteiros
Opções: MM ou nozes
1.        Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria, tire do fogo e junte o açúcar.  Misture os ingredientes secos até obter uma massa homogênea.  Deixe esfriar na geladeira por 10 minutos. 
2.        Tire da geladeira, e misture o recheio escolhido (MM ou nozes). 
3.        Coloque a massa às colheradas num tabuleiro forrado com papel manteiga, deixando um espaço de 3 cm entre cada uma. 

4.        Leve ao forno por 30 minutos até ficarem firmes.  Deixe esfriar por 5 minutos e transfira para uma grade até que esfriem completamente.

2 comentários:

  1. Paletas e bolo multi coloridos são grandes tendências mesmo. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Fernanda, obrigada pelo comentário. O bolinho ficou lindo, né? Beijos

      Excluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu