Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 04, 2013

04/10/2013 - Geleia de pimenta, sabor morde-assopra

EDIÇÃO DE 04/10/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Acho que se tivesse que descrever a sensação que me traz a geleia de pimenta, seria algo do tipo ”morde-assopra”. Qualquer coisa de prazer, de surpresa e alegria em cada mordida de queijo, pernis (de cordeiro ou suíno) fatiados, rosbifes, camarão à milanesa.

Luciane Daux
Três pitadas
·         Confraria Feminina do Champanhe - Na última 3ª feira, na Alameda Casa Rosa, a Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis realizou a 4° edição da Avaliação dos Espumantes no Mercado Nacional, coordenada pela sua presidente, Carmem Laitano. Pela terceira vez tive a honra de integrar o júri, formado por jornalistas, sommelieres e apreciadores de espumantes. Entre os 15 rótulos (foto) avaliados nesta categoria (custo até R$ 120), obtiveram medalhas de ouro o espumante Casa Valduga Brut Reserva, prata ficou para Lirica Hermann e bronze para a Cave Geisse Blanc de Blanc, todos brut.
·         Chef espanhol em São José - A Essen Imperial e Enoteca Decanter têm novidades para a temporada gastronômica Primavera/Verão 2013/14. É o chef espanhol José Contreras, servindo, todas as 4as, 5as e 6as, petiscos, massas e risottos na casa que foca no Centro Histórico da São José.
·         Cinema:  A cozinheira do Palácio - Inspirado na história real da chef de cozinha do Palais de l’Élysée, o filme “Os Sabores do Palácio” conta como foi a aproximação de um presidente  francês com a nova cozinheira. A cozinheira – interpretada por Catherine Frot, que levou o prêmio César como Melhor Atriz - , veio do interior da França e consegue reproduzir o sabor da infância do presidente mas sofrerá preconceito dos outros cozinheiros e terá que se manter firme para continuar dentro do Palácio. O filme entra em cartaz nesta sexta-feira (4) no Paradigma Cine Arte.

Rana/Divulgação
Massas e molhos italianos
Ótima notícia para os apreciadores de uma boa massa fresca: a Rana, a massa premium italiana chega ao Brasil no mês de outubro, através da Importadora Calimp. As opções de massa fresca recheada (cinco) e  sem recheio (quatro) poderão ser acompanhadas por quatro requintados molhos frescos prontos, como um dos meu preferidos, o parmigiano reggiano DOP (foto), ou mesmo o pesto com pinoli. Em Florianópolis esses produtos estarão disponíveis no Hippo Supermercados.

Receita caseira de geleia
Muito simples e fácil! Retire as sementes (não use) e pique bem quatro pimentas dedo-de-moça. Descasque uma maçã vermelha e rale-a. Junte a pimenta, a maçã ralada, uma xícara de água, uma xícara (chá) de açúcar refinado e uma pitada de sal e leve ao fogo médio-baixo, em uma panela pequena e de fundo grosso, por 15 a 20 minutos. Não é necessário mexer. Desligue e não se preocupe. Quando esfriar terá engrossado, por conta da pectina presente na maçã (por isso não tire esse ingrediente, ok?). Coloque em vidros esterilizados e tampe. Conserve em geladeira.

Luciane Daux
Brie com geleia de pimenta: Casamento perfeito: aqueça no micro-ondas um queijo brie por 20 a 30 segundos, até que fique bem macio por dentro, coloque sobre ele uma ou duas colheres de geleia de pimenta e sirva com torradinhas ou fatias de pão.

Pastelzinho de queijo Brie
Esse pastelzinho consegue ser simples e sofisticado ao mesmo tempo, e sempre agrada!
18 discos de massa para pastel (tamanho pequeno)
125g de queijo brie cortado em 18 pedacinhos
Óleo abundante para fritar

1.        Coloque cada pedacinho de queijo no centro da massa para pastel e feche bem, com o auxílio de um garfo.
2.        Aqueça o óleo e frite poucos pastéis por vez.
3.        Sirva quente e acompanhado de geleia de pimenta.

Costelinhas suínas picantes
2 kg de costelinhas de porco
2 dentes de alho picados
Suco de meio limão                 
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xícara (chá) de shoyu
½ xícara (chá) de geleia de pimenta

1.        Deixe as costelinhas marinando de véspera com o alho, suco de limão, shoyu e uma pitada de sal.
2.        Escorra as costelinhas. Misture o líquido obtido à geleia de pimenta e pincele a carne com a mistura.
3.        Coloque as costelinhas numa assadeira untada e leve ao forno médio (180oC) pré-aquecido por 1h15m, pincelando a carne com o molho de geleia pelo menos três vezes nesse intervalo.
4.        Quando estiver bem dourado, está pronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu