Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 27, 2013

27/09/2013 - Happy hour: brindando a hora mais gostosa do dia

EDIÇÃO DE 27/09/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Andei pesquisando sobre o nascimento da expressão “happy hour” (tradução literal do inglês: hora feliz) e encontrei que ela vem de 1920, quando marinheiros americanos marcavam hora para beber, jogar e lutar entre si. Então, “happy” faria referência ao estado de “alegria” conferido pela brincadeira e pela bebida. Porém é ainda mais antigo o registro do faraó egípcio Ramses III (1184 – 1153 a.C.), que, ao final de cada expediente, oferecia aos escravos que construíam as pirâmides, um caneco com um líquido escuro que consta ser parente da nossa atual cerveja. Romanticamente, eu mesma uma aficcionada desse animado momento do dia, gostei mais da 2ª versão. Essa é a melhor hora do dia, quando amigos se encontram para, com alegria, comer um pastelzinho, tomar um drink ou um suco e relaxar.

O que não pode faltar
Pãezinhos, torradas, patês, azeitonas, frutas secas, queijos, frios, amendoim. Drinks, espumantes , whisky, cervejinha gelada. Música. E bons amigos, esses são essenciais.

Frank Silveira
Pãezinhos, sanduichinhos e sanduichões
Tábuas de frios, sanduíches em metro, cestas com pãezinhos e torradinhas também fazem parte da “happy hour”, com a vantagem de que você pode encomendar essas gostosuras. Esse é um dos serviços oferecidos pela Ponto do Pão. Além de padaria e mercearia com 200 produtos, tem buffet de café da manhã, almoço e lanches ao longo do dia inteiro, nas novas instalações da Avenida Osmar.

Divulgação
Ketel One passion tea red
Em uma coqueteleira adicione 10 ml de licor 43, 40 ml de chá ermelho, 10 ml de xarope de açúcar, ½ polpa de maracujá, 01 zest de limão siciliano. Em seguida junte 50 ml de vodka Ketel One Vodka, adicione bastante gelo e agite bem em um shaker. Passe para um copo Longo com gelo utilizando uma coagem fina.











Três pitadas
Leonardo Almada
·         Bistrô Clandestino é o nome da casa que abre,  hoje na Lagoa da Conceição, com jantar harmonizado e temático “Uma noite no Eden”. A Chef, a talentosa Gabriela Pakuczewsky, gosta de trabalhar dentro do conceito de “food experience”, que procura proporcionar novas experiências ao paladar do cliente.
·         <- b=""> A Pizzaria Basílico (foto), nos endereços da Lagoa da Conceição e da Rua Rafael Bandeira, também oferece aperitivos para a “Hora Feliz”. Corniccione Primo ou Brás, Sweet de Pimenta e o Pick-nick e uma variada carta de vinhos do velho e do novo mundo.
·         Quer oferecer a sua própria cerveja aos amigos? O Mr. Beer – quiosque de cervejas especiais, localizado no Continente Park Shopping – tem um kit chamado “Sua cervejaria” com dez ingredientes, entre eles o lúpulo e o malte, além de uma panela com capacidade de 8,5 litros e, claro, um manual de instruções.

Caipirinhas!
·         Tangerina com pimenta - Corte uma tangerina em fatias. Abra uma pimenta dedo-de-moça ao meio, retire as sementes e corte em fatias finas. Em um copo longo, junte duas colheres (sopa) açúcar com a tangerina e macere com um amassador. Adicione o gelo, a pimenta e 60ml de cachaça ou vodka. Com uma colher bailarina, misture bem de baixo para cima.  Fonte: WWW.baraodrinks.blogspot.com
·         Esmeralda – Corte um limão médio com casca em 8 partes e amasse com 2 colheres (sobremesa) de açúcar. Num copo on the rocks coloque 4 a 5 pedras de gelo, 75 ml de cachaça Esmeralda (envelhecida 4 anos) o limão amassado com açúcar e agite bem. A receita é do Clétio Rosa, do Armazém Vieira.

Aperol Spritz

·         A tendência vem da Itália, e a receita vem de pertinho, do André Barbosa, barman do Emporium Bocaiuva. “Em uma taça old fashioned com gelo e meia rodela de laranja, coloque três partes de Prosecco, uma parte de água e duas partes de Aperol e sirva.”

©iStockphoto.com/daffsrem
Mojito

Hortelã a gosto
1 colher (sopa) de açúcar
1 dose de rum (50ml)
½ limão espremido
3 doses de água mineral com gás

1.        Macere a hortelã com o açúcar num copo alto, adicione o suco de limão, gelo, rum e complete com a água com gás.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu