Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 20, 2013

20/09/2013 - Tomate no papel principal

EDIÇÃO DE 20/09/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Vamos receber a primavera, que chega neste domingo, com a leveza e o sabor do tomate. Cada dia mais em voga pelo benefício de ser o alimento mais rico em licopeno (antioxidante poderoso), o tomate pode muito bem sair do papel de coadjuvante e ser o ingrediente principal de pratos simples, mas com muito apelo visual e que agradarão a todos.

Divulgação
Feijoada do Bem
Já na sua 8ª edição, a Benefest acontecerá no último domingo deste mês (29/9), com gastronomia do Styllu’s Buffet, Churrascaria Galpão Pegorini e Penhasco. Toda a arrecadação vai para o Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), vinculado ao Instituto Vilson Groh, que atende 300 crianças e jovens do bairro Monte Cristo. A Benefest responde por 70% de toda a receita anual da ONG. Será no LIC (Lagoa Iate Clube - Lagoa da Conceição) a partir das 12 horas. A camiseta-ingresso custa R$ 70, com direito a feijoada, open bar e shows (inclusive da minha Banda Sabor Brasil), e está à venda no Imperatriz Gourmet e no www.blueticket.com.br. Colabore!

Mariana Boro
Em Santo Antonio de Lisboa
·         Ponto G Brasa & Fogão - Esse é o novo restaurante do Chef Vitor, no bucólico bairro aonde já fica o Ponto G tradicional. A casa é um charme, de frente para o mar e com vista privilegiadíssima. O cardápio oferece peixes e carnes nobres na brasa, estilos uruguaio e português. Provei o assado de tira e estava perfeito. Sucesso!
·         Forneria Sangiovese – Pedi uma sugestão de receita com tomate ao Chef Helton Costa, e a receita é da sua novíssima Forneria Sangiovese, sociedade com o sommelier Alberto Wirth, e que fica, como a Cantina Sangiovese, em Santo Antonio. Essa cobertura de pizza se chama caprese (foto), como a salada. E é uma delícia! Em um disco de massa de pizza espalhe 150g de molho de tomate e 200g de mussarela comum. Leve ao forno por 3 minutos. Retire, cubra com orégano, 70g de mussarella de búfala, 70g de tomates cereja, 70g de molho pesto e azeitonas e sirva!

Luciane Daux
Crostini de tomate
Para seis porções você vai precisar de 18 fatias de ciabatta. Esfregue um dente de alho cru nessas fatias de ciabatta e sobre elas coloque quatro tomates sem sementes cortados em pequenos cubos. Regue com azeite de oliva e decore com uma folhinha de manjericão.






Luciane Daux

Insalata caprese
8 tomates italianos
8 bolas médias de mussarella de búfala bem tenra
1 xícara (chá) Folhas de manjericão
¾ xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
¼ xícara (chá) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino moída a gosto
1.        Corte cada tomate em 5 fatias.
2.        Corte cada bola de mussarela em 4 fatias.
3.        Intercale as fatias de tomate, mussarella e folhas de manjericão. remontando o tomate em pé. Ou: corte o tomate em 5 fatias sem levar a faca até o final. Em cada corte coloque uma fatia de mussarela e folhas de manjericão.
4.        Sirva com o azeite de oliva e o vinagre balsâmico.

Universal Studios
Tomates verdes fritos
De acordo com o livro Original Whistle Stop Cafe Cookbook, de Fannie Flagg. O filme, de mesmo nome da receita, é de 1991. Um clássico, recomendo!
1/2 xícara de fubá 
1/3 xícara de óleo 
3 colher (sopa) de queijo parmesão ralado 
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino 
1/2 colher (chá) de sal 
4 tomates verdes médios, cortados em rodelas de 0,5 cm de espessura 
3 fatias de bacon (30 g)
1.       Misture o fubá ao queijo parmesão ralado. Seque as fatias de tomates com papel toalha, salgue, apimente e passe pela fubá com queijo, apertando bem.
2.       Aqueça uma frigideira e frite ali as fatias de bacon até ficarem crocantes. Retire, reserve. Na mesma frigideira, junte o óleo e frite as fatias de tomate verde dos dois lados, até que fiquem douradas.
3.       Pique o bacon, salpique sobre as fatias de tomate fritas e sirva.


                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu