Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 06, 2013

09/06/2013 - Papel Alumínio, indispensável em qualquer cozinha

EDIÇÃO DE 06/09/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
O papel alumínio é uma mão na roda, como se costuma dizer. De larga utilidade, é usado para cobrir assados de longa duração, evitando que o alimento desidrate e queime antes que cozinhe por dentro. Além disso, as vantagens práticas: forrar o fogão em dias de fritura, por exemplo. De espessura super fina (mínimo de 0,2mm), ele pode ser seu melhor amigo inclusive nas dietas, permitindo um cozimento no vapor do próprio líquido das carnes e legumes no forno (e não na frigideira), por exemplo, quando o envolvemos em forma de envelope, deixando tudo mais saboroso e suculento.

De que lado se usa?
Essa era uma dúvida que eu tinha até há pouco. Fui direto à fonte, na fábrica, e perguntei ao Caco Rodrigues, diretor de marketing da RoyalPack. "O correto é que o lado polido (brilhante) fique em contato com o alimento, pois o polimento sela a folha e compacta o metal, evitando que o produto libere partículas de alumínio", disse ele. Hum, entendi!


Leonardo Almada

Para os aniversariantes amantes  da pizza
As pizzarias Basílico da Lagoa e Centro montaram combos para grupos de 10, 20 e 30 pessoas, com entradas como os corniccioni Brás e Primo, e as tradicionais pizzas da casa. De presente, o aniversariante  ganha o espumante Sinfonia, da vinícola Catarinense Monte Agudo, medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2013. As reservas podem ser feitas no dia, com espaço exclusivo.

Rodrigo Rocha
Elegante Champenoise VF Rosé
Há poucas semanas, em São Joaquim, tive o prazer de degustar em petit comitée, a convite e em companhia da presidente da Villa Francioni Daniela Freitas, o VF Espumante Brut Rosé Lote I, feito pelo tradicional método champenoise pelo competente enólogo Orgalindo Bettu. Elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos próprios, o espumante é delicado e ao mesmo tempo marcante, criando o desejo para um próximo gole. Harmoniza com a culinária japonesa e com a dieta atlântica. É um lote restrito e as poucas garrafas, que ainda não estão no mercado, merecerão ser disputadas. Muito elegante!

Zuhause Catering no Villas Café
Rocco Küffner&Clau Barreto são Chefs convidado para comandar o almoço deste sábado, no Villas Café, em Jurerê. No cardápio especial, risotto de funghi e presunto cru ao vinho tinto, filé de peixe da estação com aipim frito e salsa de frutas exóticas, e strudel de pera e damasco seco com creme de baunilha e sorvete de chocolate. Fica a sugestão para o seu sábado de feriado. Anote o endereço:  Al. César Nascimento 322, loja 85.

©iStockphoto.com/flame
Ratatouille
4 tomates
2 abobrinhas italianas (verdes) 
2 berinjelas
3 cebolas roxas
Sal, pimenta e azeite de oliva a gosto
1. Corte todos os legumes em rodelas de 0,5cm e disponha-os intercalados, em uma forma antiaderente untada com azeite de oliva.
2. Polvilhe com sal e pimenta do reino e regue com azeite de oliva a gosto. Cubra com papel  alumínio.
3. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos. Sirva quente ou frio.

Luciane Daux
Cartoccio de salmão com ervas e limão siciliano
1,600kg de filé de salmão em 8 cortes de 200g cada, a pele mantida
1 xícara (chá) de folhas de endro (dill)
1 xícara (chá) de folhas de manjericão
8 fatias de limão siciliano
16 colheres (chá) de azeite de oliva
Sal a gosto

Papel alumínio para embalar

1. Corte o papel alumínio em 8 folhas de 30 X 30cm. Unte o centro de cada quadrado com um pouco de azeite de oliva e coloque ali um filé de salmão com a pele para baixo. Salgue. 
2. Por cima do salmão acomode o endro e o manjericão. Coloque duas colheres de sopa de azeite de oliva.
3. Feche o cartoccio como um pacotinho, ou de alguma forma que forme uma bolsa de ar.
4. Repita a operação com todos os filés. Acomode os cartoccios em uma assadeira, deixando espaço entre eles.
5. Leve ao forno alto pré-aquecido por 15 a 20 minutos.
6. Retire e sirva com cuidado, pois terá criado vapor e pode queimar.
Rendimento: 8 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu