Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, agosto 30, 2013

30/08/2013 - Alimentação saudável e com muito prazer

EDIÇÃO DE 30/08/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
©iStockphoto.com/nkzs
O segredo da vida é o equilíbrio. Inclusive na hora de comer. E qual é a fórmula da alimentação saudável? Quem responde com toda propriedade essa questão, que repercute em saúde e qualidade de vida, são os nutricionistas, profissionais que planejam uma dieta balanceada avaliando, caso a caso, as necessidades do organismo, a individualidade bioquímica, atividades do dia a dia, perfil psicológico, alimentos a que tem acesso, preferências, entre outros. “É preciso pensar em opções saudáveis, práticas e saborosas para o dia a dia”, diz a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio de Sá, Jaqueline Minatti. E para quem pensa que é preciso sacrifício para fazer um prato nota 10 do ponto de vista nutricional, em homenagem ao dia do nutricionista, que se comemora hoje, 30 de agosto, fomos buscar receitas deliciosas e, claro, super-saborosas.

Para os amantes do vinho
Mais uma vez em Florianópolis, The Wine School oferecerá o curso Qualificação em Vinhos nível I com o Professor Eugênio Echeverría. Será no dia 14 de setembro das 9 às 18h, na ENOTECA DECANTER. Mais informações: 48 3223-1500.

Jaqueline Cichoski
Prato colorido
Jaqueline Cichoski, a Jaque Nutri, diz que “uma forma prática e segura de manter uma refeição nutricionalmente completa é dar atenção às cores dos alimentos. Um prato organizado com CINCO cores diferentes estará valorizando nutrientes essenciais, tanto os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) como os micronutrientes (vitaminas, sais minerais e fibras).
Classificando os alimentos por cor:
·         Vermelhos (antioxidantes): Morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
·         Alimentos brancos (Cálcio e Potássio): Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana.
·         Verdes (vitamina A, fibras, desintoxicantes): Vegetais folhosos, pimentão, salsão e ervas.
·         Amarelos (complexo B, vitamina C): Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco.
·         Marrons (vitamina E): Nozes, aveia, castanhas e cereais integrais.
·         Arroxeados (proteção do sistema imunológico): Uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo.”

Jaqueline Minatti
Panquequinhas funcionais recheadas
 A nutricionista Jaqueline Minatti propõe essa receita rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, ótima como opção de lanche ou jantar para quem quer manter o peso saudável. (rendimento: 2 unidades)
1 ovo caipira (também pode substituir por 2 claras)
1 colher de sopa rasa de aveia em flocos
1 colher de sopa rasa de quinoa em flocos
2 colheres de sopa de água
1 pitadinha de sal marinho
1.        Liquidificar todos os ingredientes. Enquanto isso, untar uma frigideira antiaderente usando pequena quantidade de óleo (usar os dedos) e aquecer em fogo alto. Colocar metade da mistura, após endurecer virar formando uma panqueca. Com a outra metade da mistura, fazer a segunda panqueca.
2.        Recheio: carne moída magra (ex. tatu, acém, paleta) refogada com cebola picada, alho, pouco sal marinho, temperos naturais a gosto (pimenta branca, orégano, salsinha, cebolinha, etc), vegetais picados (ex. cenoura ou tomate, brócolis ou couve ou couve-flor). Cobrir com molho de tomate e se desejar, gratinar rapidamente no forno.
3.        Obs.: As panquequinhas funcionais podem ser recheadas com frutas ou geléia sem açúcar, em substituição ao pão; ou servir como massa de mini-pizza e como massa de lasanha.

Linguado à fiorentina
A nutricionista Jaqueline Cichoski sugere essa receita que tem apenas 250kcal por porção e é um clássico, que fica linda para você comer também com os olhos.
1 filé de linguado (120g)
2 batatas pequenas
1 xícara (chá) de espinafre picado
½ xícara (chá) de leite desnatado
2 colher (sopa) de queijo fresco (minas, ricota)
2 coleres (sopa) de cebola picada
1 colher (sobremesa) de maisena
1 colher (chá) de óleo
Gotas de limão
Sal, salsinha e cebolinha a gosto

1.        Lave  o peixe e tempere com sal, pimenta e limão.
2.        Coloque o filé em uma frigideira antiaderente e cubra com a mistura de salsa, cebolinha e óleo.  Leve ao fogo brando até que fique cozido. Separadamente cozinhe a batata em água e pouco sal. Despeje em uma panela o leite frio, a cebola batida em mixer, o espinafre e a maisena e leve ao fogo para engrossar. Em seguida , acrescente o queijo fresco ralado ou amassado.

3.        Arrume o filé cozido em um refratário, cubra com o molho e decore com as batatas cortadas. Leve ao forno para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu