Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sábado, julho 06, 2013

Tilápia, saborosa surpresa

DivulgaçãoEstou trabalhando em Lages essa semana inteira. Apesar do frio nem tão intenso neste ano como em anos anteriores, gosto de vir para cá, onde sempre sou muito bem recebida pelos Lageanos e amigos que moram por aqui. 
Ontem, a convite do casal Aroni e Barbara Nunes, comi tilápia pela primeira vez. A tilápia tem sido amplamente cultivada na serra catarinense, ao lado da truta. Confesso que tinha um certo preconceito por se tratar de um peixe de água doce, porém como adoro truta, fui cheia de vontade.

Fomos ao Galpão Capão do Cipó. Pelo nome já deu para sentir que o lugar só poderia ser absolutamente ... lageano. A lareira acesa, a decoração com objetos campeiros e algumas antiguidades, a inigualável hospitalidade do dono do lugar e de meus anfitriões já prometiam uma noite especial.
Luciane Daux
Foi quando chegou os pratos que pedimos: tilápia frita e tilápia galponeira. Capazzzzz!, como dizem os gaúchos! Fui cheia  de vontade primeiro na tilápia frita. Filezinhos macios e suculentos envoltos por uma casquinha crocante e sequinha (zero de gordura, e o segredo está em empaná-los em uma mistura de farinha de trigo, amido de milho e fubá). O proprietário, que volta e meia vinha à mesa saber se estava tudo bem e explicar os pratos, trouxe-nos um molhinho especial feito de alcaparras. Me esbaldei!
Luciane Daux

Depois provei a famosa tilápia galponeira. Um
molho de tomate muito bem feito (receita secreta da esposa do proprietário) e muito queijo envolvendo a tilápia fazem do prato o carro chefe da casa. É uma parmigiana de tilápia, como bem descrita para nós.
Um vinho tinto colonial e boa conversa completaram a experiência gastronômica que foi muito especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu