Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, julho 05, 2013

05/07/2013 - Quinoa, grão de ouro

EDIÇÃO DE 05/07/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
A milenar quinoa era cultivada pelos Incas e hoje agrada desde chefs de cozinha a nutricionistas, passando pelos celíacos e também pelos vegetarianos. É cultivada no Peru e Bolívia, mas Colômbia, Equador e, modestamente, o Brasil, também estão produzindo. Ganhou mais notoriedade depois que a NASA, agência espacial americana, acrescentou-a à dieta dos astronautas em vôos de longa duração. Para terem uma ideia da importância do grão, a ONU declarou que 2013 é o ano internacional da quinoa. Você já experimentou?

Luciane Daux
Calda de sorvete para o inverno
Não tem como não surpreender nesse inverno com uma dica dessas, que dá um requinte especial a qualquer festa “julina”, não acha?  Sorvete de quentão com calda de gemas.
1 pote de sorvete de quentão

2 gemas
2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
Gotas de essência de baunilha

1.        Em uma panela dissolver o leite com o amido de milho, o açúcar e as gemas peneiradas. Levar ao fogo e mexer até ferver. Colocar as gotas de essência de baunilha. A dica é da Rejane Zanotta, da Amoratto.

Com a palavra, as nutricionistas
  •    “A quinoa é um pseudo-cereal com alto teor de fibras, óleos essenciais como Omega 3 e 6, isento de glúten. Encontra-se forma de flocos ou farinhas e é excelente opção para quem precisa aumentar a quantidade de fibras na dieta. Deste modo, podem estar presentes em saladas, compondo pratos em substituição aos cereais, pães, panquecas, biscoitos entre outros.”  Jaqueline Chicoski, nutricionista.
  •     As alunas do curso de Nutrição da Univali, Sara Souza e Angélica Flôres, sob orientação da professora Dra. Sandra Melo elaboraram receita de almôndegas enriquecidas com quinoa com o objetivo de aumentar o consumo de fibras, minerais e vitaminas na alimentação escolar. O prato teve 90,5% de aceitação no grupo de 126 crianças, com idade entre 6 e 10 anos, no município de Navegantes. Os ingredientes: carne moída (patinho), cebola de cabeça, alho, cebolinha verde, salsinha, ovos caipiras, quinoa em flocos (no lugar da farinha de rosca) e sal. Elas foram feitas na forma assada, para manter a qualidade nutricional. Muito bacana, Sara e Angélica!


Luciane Daux
Nhoque de quinoa
250 g de quinoa em grão crua
2 ovos batidos
2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado        
Sal
1 litro de água
Farinha de trigo para moldar os nhoques

1.        Cozinhe a quinoa por 15 minutos, exatamente como arroz, colocando o dobro de água um pouco de sal e azeite. É importante que ela fiquei soltinha e fria.
2.        Junte dois ovos, sal e alecrim fresco picadinho.
3.        Enfarinhe uma superfície com trigo. Faça uma bola (bola de tênis) e vá apertando a quinoa nas mãos até ela formar uma massa. Forme “cobrinhas” e vá cortando como no nhoque tradicional ou bolinhas do diâmetro de uma moeda de um real.
4.        Cozinhe em água fervente (exatamente como nhoque tradicional) e retire imediatamente quando os nhoques subirem (em torno de 15 segundos).
5.        Grelhe os nhoques com manteiga antes de servir para que adquiram uma crosta dourada incrível.
6.        Receita da Chef Gabriela Gabriela Pakuczewsky, da Menu Confiance Agência de Gastronomia. Gabriela, que é banqueteira e food stylist.

Luciane Daux
Tabule de quinoa
2 xícaras (chá) de quinoa em grãos já cozida e fria
4 tomates picados sem sementes
1 cebola picadas
1 maço de hortelã picada
2 maços de salsinha picada
1/2 xícara de azeite de oliva
suco de 1 limão
sal a gosto
2 colheres (chá) de pimenta Síria ou da Jamaica

1. Tempere a quinoa com o azeite, o limão e o sal.
4. Junte a cebola, o tomate, a hortelã, a salsinha e a pimenta síria. 
5. Forre uma travessa com alface, e coloque a salada de quinoa no meio e sirva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu