Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, junho 21, 2013

21/06/2013 - Assados: para perfumar a cozinha no inverno

EDIÇÃO DE 21/06/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
O inverno começou às 2h04m de hoje. Com ele chega o frio, temperatura perfeita para assados salgados ou doces. Aliás, as comidas feitas no forno têm o dom de aquecer e perfumar a casa, não é verdade? Para usar esse método de cocção costuma-se, na maior parte das vezes, iniciar com o forno em temperatura um pouco mais alta (depois, se indicado, baixa-se um pouco), para criar uma “casquinha” (vai selar) que vai reter as substâncias nutritivas e umidade do alimento. Por isso o pré-aquecimento é importante. Bolos e pães caseiros no inverno são perfeitos com aquele cafezinho.  E além das carnes, os legumes também ficam muito saborosos ao forno.

Luciane Daux
Batatas dijonnaise (à mostarda de Dijon)
Lave e corte em quattro partes 6 batatas rosa médias, com a  casca. Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio e misture-as à ½ xícara (chá) de mostarda Dijon (ou outra), duas colheres (sopa) de manteiga, suco de meio limão siciliano e suas raspas, salsinha e sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao forno médio-alto (220oC) por 25 a 35 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar.




ladySorrow Stock Xchng
Pão de trança
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de água morna
1 ovo inteiro
1 ½ xícara (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
gema para pincelar

1.        Misture o fermento biológico com uma colher de açúcar e a água morna. Aguarde até que cresça e faça uma “esponjinha”.
2.        À parte bata os ovos, o restante do açúcar, leite e manteiga e misture ao fermento. Com a ponta dos dedos vá acrescentando farinha de trigo até que a massa solte das mãos e então sove por 5 minutos.
3.        A massa deve dobrar de volume (deixe descansando). Divida em três partes e faça três rolos. Faça uma trança e coloque em uma forma. Novamente deixe crescer até sobrar de volume. Pincele o pão com a gema.
4.        Asse em forno médio pré-aquecido até ficar dourado.

mooncross  Stock xchng
Bolinhos rápidos de laranja
Bata no liquidificador três ovos inteiros com duas xícaras (chá) de açúcar, meia  de suco de laranja e meia de óleo de milho ou canola. Quando obtiver uma massa lisa, acrescente duas xícaras de chá de farinha de trigo e bata. Por último, junte uma colher (sopa) de fermento em pó e as raspas da laranja. Coloque em forminhas forneáveis de muffin e leve ao forno médio (180oC) pré-aquecido por 25 a 30 minutos ou até dourar.








Stock Xchng lockstockb
Pernil de cordeiro ao perfume de ervas 

(para 6 pessoas)
1 pernil de cordeiro (em torno de 1,5Kg)
3 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de vinho branco seco
½ xícara (chá) de suco de limão siciliano
Raspas de um limão siciliano
½  maço de alecrim lavado
½  maço de hortelã lavado
Sal e pimenta do reino a gosto

1.        Tempere o pernil de cordeiro com sal, alho picado, suco e raspas de limão siciliano, vinho branco e o alecrim e hortelã lavados. Deixe tomar gosto por duas horas, no mínimo.
2.        Coloque no fundo da assadeira o alecrim e a hortelã que estavam na marinada. Coloque o pernil por cima dessas folhas e também o caldo formado na marinada.Regue com um fio de azeite de oliva.
3.        Feche com papel alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido a 220oC por 30 minutos. Abaixe para 180oC e asse por mais 1h15m.
4.        Sirva com o molho formado na assadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu