Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, junho 07, 2013

07/06/2013 - Inspirações para os apaixonados: outono romântico

EDIÇÃO DE 07/06/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
bury-osiol stock xchng
Faltando cinco dias para o dia dos namorados, o pedido que me fazem é sempre o mesmo: “-  me ensina uma receitinha fácil e rápida, e que surpreenda?”. Com algum tempo de antecipação, é possível até fazer um ensaio, mas as sugestões de hoje serão fáceis e rápidas, requerendo apenas um toque mágico final, para você dedicar mais tempo ao seu amor.

La Pada/Divulgação
Reservou?
Não? Então corre, liga lá e marca aquele jantar especial com o seu amorzinho. São excelentes as opções na cidade, veja algumas delas:
  • La Piadina – O restaurante da Casa Cor também aparece como boa opção para o jantar dos namorados, com cardápio assinado pelo chef Pedro Gentil. Uma das opções de prato principal é o medalhão de robalo ao creme de limão siciliano, purê de grão de bico, lulas grelhadas e espuma de alho poró. No centro. Fone 9609-2513
  • La Padá – Assinado pelo Chef Vitor Gomes, o jantar a luz de velas é montado à escolha entre as opções propostas. Uma das entradas é a salada verde e brusquetas de tomate e basílico (foto).  No centro. Fone 3322-0099
  • Gastrobirra Homemade – Comemorando o 1º aniversário do restaurante secreto do Chef Guilherme Schwinn, ele e o Chef João Bub prepararam um cardápio onde o primeiro prato é um lagostim com molho cítrico e talharim. Em Santo Antonio de Lisboa. Fone 9128-5991
  • La Cave Gastrobar – Opções escolhidas pelo caprichoso  chef Nelson Valbuena, e o casal ainda ganhará o vinho tinto Gaillac AOC/Domaine Carcenac para continuar as comemorações em casa. No centro. Fone 3037 2828
  • Bistrô D’Acâmpora – Chef Betinho criou duas opções: um menu confiança e um menu Veuve Clicquot. Na SC-401. Fone 3235-1073
  • Muito Além do Jardim – Se uma das entradas será um creme brûlée de fundos de alcachofras ao mascarpone, você já pode imaginar o que será o jantar do arrojado chef André Vasconcelos. Estrada da Joaquina. Fone 3232-5181
  • Bistrô do Jardim - Um menu degustação que vai da terrine de camarão ao fondant de chocolate preto e branco é a proposta do chef Ricardo Almeida. No Centro. Reservas 3224-1237. 

Personal chef
Outra opção inteligente e muito gourmet é contratar um/a chef que vai até a sua casa, leva todos os ingredientes  e prepara o exclusivíssimo jantar. Sugestões? Pergunte aos Personal Chefs Ricardo Caldas – 8403-9565 e Claudia Pacheco (9971-4360) .

Jantando com Santo Antonio
Estamos na época da trezena do Santo que abençoa os casais, quando uma tradição forte na nossa cidade é ir às missas das 19h, e depois, às 20,30h, apreciar as delícias preparadas, com renda revertida para obras sociais daquela Paróquia. Os ingressos podem ser adquiridos no local (Salão Paroquial). Quem já tem um amor pode ir agradecer, e quem não tem, aproveita para agradar o Santo casamenteiro.
Confira a programação do festival gastronômico:
7/6 – massas
8/6 – galeto, maionese e farofa
9/6 - canja e canjica
10/6 - massa e molhos
11/6 - galeto, maionese e farofa
12/6 - strogonoff e bolo do Santo Antonio
13/6 - kafta e kibe da Angela e Esperidião Amin

Santo Antonio Divulgação
Simpatia, por que não?
Publico a simpatia enviada pela leitora Luciana de Medeiros.  Para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, Luciana fala para abrir a porta da frente da casa, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz." Quem sabe, né?

Vindouro
Ideias românticas
Fondue de queijo – Compre pronto no supermercado, ou misture os queijos gruyère (200g) e emmental (200g). Passe um dente de alho na panela, acrescente noz moscada a gosto, kirsch (aguardente de cereja) ou vinho branco (80ml) e sirva com pedacinhos de pão.












Red Velvet

150g de manteiga
150g de açúcar
180g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa rasa) de fermento em pó
½ colher (chá) de corante vermelho (em gel)
125ml de leite + 1 colher (sobremesa) de vinagre (buttermilk)
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

1.        Bata a manteiga, ovo e açúcar até obter um creme clarinho.
2.        À parte misture o chocolate em pó, bicarbonato e fermento.
3.        Ao creme de manteiga vá junto o leite misturado ao vinagre, a baunilha e o corante, alternando com os ingredientes secos.
4.        Coloque a mistura em forminhas forneáveis de cupcake e leve ao forno médio (180oC) pré-aquecido por 20 a 25 minutos. Deixe esfriar.
5.        Recorte um coração de papel. Coloque esse molde sobre cada cupcake e polvilhe açúcar de confeiteiro. Retire e sirva!


2 comentários:

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu