Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 03, 2013

03/05/2013 - Mel, néctar dos deuses

EDIÇÃO DE 03/05/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
nkzs Stock Xchng 
Usado pelo homem desde os tempos mais remotos, o mel sempre foi muito respeitado, aparecendo, inclusive, em pinturas rupestres e manuscritos das antigas civilizações. Nem se poderia pensar diferente de um alimento que é o néctar de flores, minuciosamente elaborado pelas abelhas e usado em benefício da saúde através da apiterapia. Tem poder adoçante, e por isso pode substituir o açúcar, mas cuidado: cada 100g tem 340 calorias, segundo o Embrapa.



Luciane Daux
Antipasto elegante
... e simples. Faça um corte em cruz em um figo, até 2/3 da fruta. No meio da fruta coloque um pedacinho de queijo brie ou gorgonzola, uma colher (sopa) de mel e leve ao forno médio por 15 minutos. Finalize com uma fina fatia de presunto cru (ou cozido).

Monica Correa/textopontocom
Vinícola Monte Agudo abre espaço gourmet na serra
Com almoço feito pelo Chef Vitor Gomes, neste sábado a Vinícola Monte Agudo inaugura o espaço gourmet da sua sede em São Joaquim, onde já vinha recebendo curiosos para picnics sob os parreirais. A experiência, muito comum na Europa, tem um charme todo especial. A Monte Agudo, que além do seu Chardonnay e do corte Cabernet Sauvignon e Merlot, já faz sucesso no mercado com o espumante rosé brut Sinfonia, está se preparando para engarrafar, nos próximos dias, o um novo espumante branco, feito pelo tradicional método champenoise. Na foto Patrícia, Leônidas e Carolina Ferraz, proprietários da vinícola.

Frango ao mel e iogurte 
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de mostarda 
2 colheres (sopa) de shoyu
1Kg de frango sem pele em partes, a gosto (ou de carne suína a seu gosto)
1 xícara (chá) de caldo de galinha
1 xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de uvas Itália sem sementes, cortadas ao meio
1 potinho de iogurte 
Sal e pimenta do reino a gosto

1. Misture bem o mel, a mostarda, o sal, a pimenta e o molho de soja, e esfregue a marinada em todos os pedaços do frango.
3. Regue com a xícara de caldo de galinha e leve ao forno médio por uma hora, regando de vez em quando.
5. Retire e reserve o frango. Coloque o vinho na assadeira e misture ao molho, junte as uvas, o iogurte e sirva sobre o frango.

Stock Xchng wirkiantoh
Bolo de mel e especiarias
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de açúcar
4 ovos inteiros
½ xícara (chá) de óleo de milho ou canola
1 colher (café) de noz moscada ralada
1 colher (café) de cravo moído
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja e limão
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó 

Coloque no liquidificador os ovos, o óleo e o mel e bata por 30 segundos. Junte o restante dos ingredientes e bata por 2 minutos, até ficar uma massa bem lisa.
Coloque em uma forma de bolo inglês untada com manteiga e enfarinhada e leve ao forno médio (180oC) pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar. 

Sapore di pasta
Salmão ao molho de mel e mostarda
Salgue, apimente e grelhe filés de salmão em azeite de oliva até que a metade da peça esteja cozinha. Coloque no forno para terminar o cozimento. Ao final acrescente molho feito com mostarda e mel, e decore com lascas de amêndoas tostadas, como escamas e peixes e mais um pouco do molho de mostarda e mel bem quente. Enfeite com morango e kiwi em fatias e sirva com purê de mandioquinha. Receita do restaurante Sapore di Pasta, da Morada dos Bouganvilles, Praia do Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu