Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 19, 2013

19/04/2013 - Cheirinho de açúcar na cozinha: doces americanos

DIÇÃO DE 19/04/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Wizard Stock Xchng
Waffle facílimo! Bata um ovo inteiro com 2 colheres (sopa) de óleo de soja, uma xícara (chá) de farinha de trigo, uma colher (sopa) rasa de amido de milho, 2 colheres (sopa) de açúcar, uma colher (sopa) de manteiga derretida, uma colher (chá) de fermento em pó e uma pitada de sal e outra de açúcar de baunilha. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque para assar no grill, sem untar. Sirva com morangos e sorvete de creme. Hummm!
Desde pequena me encantavam os doces dos filmes americanos das matinés de domingo. Principalmente aqueles dos desenhos animados, lembra?,quando o perfume das tortas, como a de maçã da vovó Donalda, hipnotizava e fazia flutuarem os personagens até o objeto de desejo. De lá para cá não mudou muito, continuo ansiando pelos brownies, cookies, biscoitos de gengibre, donuts e waffle, com a vantagem de que agora posso fazê-los. Hoje te convido a perfumar a casa com açúcar. Com certeza muita gente vai flutuar até a sua cozinha. Veja ainda no NDonline a minha receita de Cinnamon Roll, uma prática receita de gingerbread e a receita de brownie dos chefs Claudine Alles e Marcelo Oliveira, do 1 Café.

Jantar exclusivo, chef premiado
Amanhã o Chef Helton Costa (Cantina Sangiovese) comanda jantar no Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, para 40 pessoas. O cardápio, onde aparece inclusive um medalhão de foie grás sobre leque de peras carameladas, será todo harmonizado com vinhos da Villa Francioni, de São Joaquim.

Asolario Stock Xchng
Pancakes: essas não podiam faltar nessa página. Para comer com manteiga, mel, maple syrup ou mesmo com bacon frito. No liquidificador bata um ovo inteiro, uma xícara (chá) de leite, duas colheres (sopa) de óleo de soja até ficar cremoso. Acrescente duas xícaras (chá) de farinha de trigo, duas colheres (sopa) de açúcar e uma pitada de sal e bata rapidamente até ficar uma massa lisa. Frite aos poucos em frigideira antiaderente, untada com manteiga.








Chez Popi
Melhor brownie do mundo!
400 g de manteiga sem sal
360 g de chocolate meio amargo (picadinho)
6 ovos
2 colheres (chá) de baunilha
400 g de açúcar
200 g de farinha
100 g de cacau
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pote de amêndoas laminadas
180 g de chocolate meio amargo bem picadinho
60 g de chocolate branco ralado

1.        No microondas derreta a manteiga com o chocolate meio amargo e deixe amornar.
2.        Numa tigela misture a farinha, o cacau o sal, o bicarbonato e reserve.Na batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata bastante até ficar bem branquinho. Adicione a baunilha e na sequencia intercale os ingredientes secos e a calda de chocolate com manteiga (do micro). Coloque as amêndoas laminadas (reserve uma parte para a finalização) e o chocolate bem picadinho.
3.        Coloque a massa numa forma (média) previamente untada, enfarinhada e coberta com papel manteiga. Leve ao forno pré aquecido a 180oC por 30 minutos.  Depois de assado ainda quente jogue o chocolate branco e o restante das lâminas de amêndoas. Espere esfriar e corte em retângulos. Sirva com AMOR & CARINHO!
4.        Receita da Chef Anna Paula Silva, da Chez Popi. Rende 15 porções.

Nazreth Stock Xchng
Donuts do Edu Guedes
Massa:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de manteiga (temperatura ambiente)
2 ovos
½ xícara (chá) de leite
1 pitada de noz moscada
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo, o suficiente para fritar

Cobertura:
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Suco de ½ limão

Outras opções:
½ xícara (chá) de chocolate ao leite derretido
½ xícara (chá) de chocolate branco derretido
½ xícara (chá) de chocolate granulado
1 xícara (chá) de doce de leite

1.        Em uma tigela, misture bem o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite a noz moscada. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e o fermento em pó, mexendo sempre, até que obtenha uma massa lisa e que não grude nas mãos.
2.        Se for necessário acrescente mais farinha de trigo. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa deixando-a com espessura de aproximadamente 1 cm. Com o auxílio de dois cortadores, sendo um maior que o outro, corte a massa formando uma rosca. Faça o mesmo com o restante da massa.
3.        Frite no óleo moderado até que fiquem dourados. Coloque sobre papel absorvente e reserve. Prepare a cobertura. Misture bem em uma tigela o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Cubra os donnuts com essa cobertura ou escolha outra de sua preferência.
4.        Receita do Chef Edu Guedes.

Um comentário:

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu