Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 12, 2013

12/04/2013 - Gengibre, provocação aos sentidos


EDIÇÃO DE q2/04/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Parceiro inseparável das culinárias asiáticas, em especial do Japão, China, Tailândia e Indonésia, o gengibre vai bem tanto em pratos doces como salgados (agridoces, nesse caso). Tem ação inflamatória, antioxidante, termogênica e – dizem – é afrodisíaco. O que a gente sabe de certeza é que tudo fica mais gostoso! 


Agende-se: 3ª SC Gourmet
A 3a Feira Brasileira de Delikatessen – SC Gourmet, acontecerá de 17 a 20 de julho em Blumenau, na Vila Germânica. O evento apresentará seleção de vinhos e espumantes nacionais, queijos diferenciados, aguardentes especiais, cervejas premium, alimentos gourmet, acessórios e presentes. O lançamento oficial no Senac Bistrô daquela cidade, dia 16 de abril, a partir das 19:30 horas.


Divulgação
Na taça 
Sendo o gengibre bastante aromático, levemente ácido, com sabor forte e picante, é difícil harmonizá-lo com muitos vinhos. Se o prato for carregado no gengibre, fuja dos tintos. Faz boa presença um vinho aromático e com um certo veludo para acalmar o ímpeto do gengibre. A melhor uva para acompanhá-lo é a Gewürztraminer, dos vinhedos alsacianos e alemães, por ser quase tão aromática quanto a raiz. O La Cave Enobar sugere o vinho Gewurztraminer Vallée Noble 2009 - Domaine Jean-Marie Haag (Alsace AOC).








Luciane Daux
Na sobremesa

Lancei o desafio, a Amoratto Sorvetes Artesanais topou e fez, com exclusividade para essa coluna, um sorbet de gengibre, sem adição de leite nem gordura, e com apenas 52 calorias cada bola. Gente, que delícia! Para acompanhar, descasquei uma maçã de São Joaquim, cortei em 8 fatias e caramelei na frigideira com duas colheres (sopa) de açúcar. Maravilhosa sobremesa, o frescor do gengibre com o calor da maçã caramelada. Adorei!




Berka Stock Xchng
No suco
Gingerlicious! Ótimo para o hálito e para a garganta. Além de ser uma delícia, né? Bata no liquidificador o suco de ½ limão, ½ maçã verde, 250 ml de água, uma colher (sopa) de gengibre em pedaços e folhas de hortelã. Açúcar ou adoçante a gosto. Coe e sirva com gelo. 

Divulgação
Molho de salada do Chef Alex Floyd

Disponha 160g de rúcula no centro do prato e 12 tomates cereja (previamente confitados no forno) ao redor. Rale por cima o queijo parmesão e pingue gotas de redução de vinagre balsâmico. Adicione sal e pimenta e regue com o molho abaixo, misturando todos os ingredientes:
100ml de azeite de oliva
65g de mel
Suco de 2 limões tahiti
Suco de 65g de gengibre, ralado com casca




Andracari Stock Xchng
Lombo de atum recheado com cogumelos, gengibre e cream cheese
(para 6 pessoas)
1 lombo de atum de 600 a 800g
100g de cogumelos shitake e 100g de cogumelos Portobelo limpos e fatiados
2 colheres (sopa) de gengibre picado
2 colheres (sopa) de cream cheese tradicional
Sal e pimenta do reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de suco de  limão siciliano

1. Tempere o lombo de atum com sal e pimenta do reino.
2. Com metade do azeite de oliva, sele o lombo de atum deixando que frite de todos os lados, mas muito rapidamente, pois o meio do peixe deve continuar cru. Deixe esfriar.
3. Aqueça a outra metade do azeite de oliva em fogo médio e refogue metade do gengibre. Aumente o fogo, junte os cogumelos fatiados, um tipo de cada vez, e refogue. Repita a operação com o outro tipo de cogumelo. Deixe esfriar.
4. Corte o atum ao meio no sentido longitudinal. Entre as duas partes espalhe o cream cheese e sobre esse coloque os cogumelos. “Tampe” o atum e leve para a geladeira.
5. Corte fatias do atum recheado e sirva com salada verde e um molho feito com o shoyu, azeite de oliva e suco de limão. Intercale com bolachinhas de gergelim, se desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu