Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 05, 2013

05/04/13 - Paladar extravagante, carnes exóticas

EDIÇÃO DE 05/04/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Avestruz, rã, escargot, faisão, jacaré, javali, queixada, capivara, paca. Qual dessas carnes você já experimentou? Quem já se deliciou diz que os sabores são, no mínimo, diferentes, e que uma refeição assim tem poderes até afrodisíacos. Em países da Europa e de outros continentes, que já passaram por guerras e pestes e, portanto, sofreram com a escassez de comida, o consumo de alimentos de origem animal “diferente” - ou mesmo os miúdos de boi, porco, cordeiro e outros - é bem mais comum. Chamadas exóticas, muitas dessas carnes ainda são novidade para nós aqui no Brasil, e só recentemente tiveram o consumo liberado por conta da autorização, por parte de órgãos de proteção ambiental, da criação específica para esse fim. Aceita o desafio?

Levisz Stock Xchng
Os escargots (caracóis) são moluscos já conhecidos como alimento humano desde a era Paleolítica. Posteriormente, gregos e romanos eram fãs da fina iguaria, amplamente apreciada na Europa até os dias de hoje. Muito ricos em proteína, com eles preparam-se quiches, omeletes, mas a forma mais tradicional de comê-los é ao forno, com uma manteiga de alho e ervas como o tomilho, por exemplo, e fatias de pão. Vai encarar?

Luciane Daux
Moqueca de jacaré
1 kg de carne de jacaré (coxa  sem osso)
3 dentes de alho amassados
100ml de azeite de oliva e 50ml de azeite de dendê
2 cebolas médias e 2 tomates em rodelas
1 pimentão vermelho e um amarelo em tiras
300ml de leite de coco
½  maço de coentro picado
Pimenta dedo-de-moça e sal a gosto
1.        Corte o jacaré em cubos de 3cm e tempere com alho, sal, pimenta dedo-de-moça.
2.        Em uma panela de barro aqueça o azeite de oliva e metade do óleo de dendê e doure rapidamente a carne de jacaré. Junte as cebolas, pimentões, leite de coco e sal. Tampe e deixe ferver por 15 minutos em fogo médio.
3.        Abra a panela, acrescente o restante do dendê e o coentro picado.
4.        Sirva com farofa de dendê e arroz branco.

Luciane Daux
Coxas de rã ao molho de chardonnay e tomilho
720g de coxas de rã                             
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa média picada
1 dente de alho picado
1 colher (chá) de folhas de tomilho frescas
200ml de vinho chardonnay
750ml de caldo de ave
Sal e pimenta do reino a gosto
1.        Tempere as coxas com as folhas de tomilho, alho, sal e pimenta do reino. Passe-as ligeiramente pela farinha de trigo, tirando todo o excesso.
2.        Em uma frigideira, derreta metade da manteiga com o azeite de oliva. Em fogo médio, frite as coxas dos dois lados até que estejam levemente douradas. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira leve a cebola roxa picadinha para murchar. Adicione o vinho chardonnay e o caldo de aves e deixe   reduzir o líquido pela metade. Junte as coxas reservadas e cozinhe neste líquido por 5 minutos. Retire as coxas, reserve.
3.        Adicione o restante da manteiga gelada ao caldo da panela, batendo até obter um molho brilhante e um pouco espesso.
4.        Sirva as coxas com o molho de chardonnay e manteiga. Salpique folhas de tomilho frescas. Acompanhe com um purê de ervilhas frescas.
5.        Receita especialmente desenvolvida por mim para a Ranac.

WWW.delicie.com.br
Carreteiro do bem
As instituições odontológicas de Santa Catarina se uniram para a realização de uma Ação Social em prol de quatro entidades beneficentes de Florianópolis: Serte, Lar Recanto do Carinho, Casa Lar e Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM). O Carreteiro Solidário será realizado amanhã, a partir das 12 horas, na sede campestre da ABO-SC, no Norte da Ilha de Santa Catarina. A animação da festa será por conta do DJ Leko Pereira. Para colaborar adquira a Camiseta da Ação Social – R$ 25,00 à venda na sede do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) , fone 3222-4185. 

Um comentário:

  1. Nossa, tá parecendo receita da Maga Patologica...hehehe

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu