Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

domingo, março 17, 2013

16/03/2013 - Gastronômade SC: experiência sensorial extraordinária

Hoje tive o prazer de viver uma experiência gastronômica única. Fui convidada pela Renata Runge, representante da OITF Brasil/Gastronômade para a edição Santa Catarina, que aconteceu na Ponta da Piteira, em Imbituba. Saiba o que é Gastronômade, clique aqui.

A Lagoa de Ibiraquera e o mar, ao fundo: vista da Ponta da Piteira Hotel Boutique
Antes de mais nada quero dizer da minha surpresa com a beleza do local. Antes do Gastronômade eu jamais poderia imaginar que uma paisagem tão linda como essa estivesse a vida toda ali, tão pertinho de mim. Um lugar que convida à reflexão, natureza se mostrando na mais pura essência.

O evento em si aconteceu na Ponta da Piteira Hotel Boutique. Um luxo reservado a poucos, uma pousada de charme com apenas três suítes e a vista da foto aqui de cima. Tudo isso mais a simpatia dos proprietários, Karen e Henri.

Lá chegando fui recepcionada pela Mônica Correia, jornalista que fez a assessoria de imprensa do Gastronômade, e através da qual me chegou o convite para essa experiência. Os outros convidados, todos num alto astral, gente de vários lugares que, como eu, estavam extasiados com o momento.

Visitando o Chef André Vasconcelos e sua brigada na cozinha
do Gastronômade SC
A cozinha dessa edição foi comandada pelo meu querido amigo, e um dos chefs mais arrojados que conheço, André Vasconcelos, do Bistrô Muito Além do Jardim. André e sua brigada foram incansáveis para que tudo corresse perfeitamente. E correu.












Veja o que degustamos de entrada:
Espetinho de linguiça Olho e aipim röesti, vieiras (de Porto Belo) 
marinadas  na cachaça com pirão de garoupa

e de sobremesa:
Maçãs de São Joaquim em calda ao mel sobre bolinho de
amendoim, carambola e mirtilos em calda


No intervalo entre esses dois pratos, mais outras maravilhosas criações do chef André Vasconcelos, com produtos catarinenses como as Vieiras de Porto Belo, a Bottarga Gold e a Água Mineral Santa Rita. Tudo harmonizando com os vinhos da Casa Pisani, de Monte Carlo/SC. um dos mais comentados da tarde foi o Viognier 2012, harmonização perfeita com as entradas, um vinho leve perfeito para o verão.


Enfim, foi um sábado diferente, muito especial. Parabéns e obrigada, Renata, e espero que ainda neste 2013 tenhamos oportunidade de ter mais um Gastronômade em Santa Catarina.

Um comentário:

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu