Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, março 08, 2013

08/03/2013 - Muito charme: mulheres na cozinha

EDIÇÃO DE 08/03/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Castle Rock Entertainment
Trabalhar, ter seu negócio, criar filhos, administrar a casa, namorar, ser inteligente, cozinhar bem.... Dá licença? Só sendo mulher para fazer tudo isso e ainda continuar cheirosa. Mulheres vêm construindo uma bela e consistente história na gastronomia. No cinema elas fazem sucesso em A festa de Babette, Sem reservas (com Catherine Zeta-Jones, foto), Julie&Julia, por exemplo. Com as receitas de duas chefs cheias de garra e charme a coluna homenageia as mulheres neste dia 8 de março.

Mariana Boro         
Flores e espumante para as damas
Esses são alguns dos mimos que a Cantona Sangiovese preparou para as mulheres, no jantar de hoje, sob reserva. O menu degustação, sob o comando do Chef Helton Costa, Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber 2012/2013, terá seu auge na sopa de morango com sorvete de baunilha (foto).  Em Santo Antonio de Lisboa.















Fernando Willadino
Arroz caldoso (4 porções)
Receita da Chef Joyce Francisco, casada, mãe da Djulia (patissiere e futura chef), da Djeovana e da Valentina. Formada em Administração de empresas com MBA em Gestão de pessoas, master em Direccion de Cocina y Pasteleria na Espanha, especialista em cozinha francesa pelo Institut Paul Bocuse, proprietária e chef do Bistrot JoyJoy, que se transfere,na próxima semana, de São José para a rua Bocaiuva. Ufa, cansei só de escrever!
120g de arroz bomba (espanhol) ou parboilizado
200g de tomate sem pele e sem sementes
40g de alho
Pimentões vermelho, amarelo e verde, 40g de cada
120g de cebola
2 litros de caldo de peixe
Polvo em rodelas, lula em rodelas, garoupa em cubos, camarão médio, 120g de cada
12 mariscos na casca
200ml de azeite de oliva
40g de salsinha
1 envelope de tempero Paellero

1.    Refogue ligeiramente em um pouco de azeite de oliva os frutos do mar, em separado, na panela que será feito o arroz, e reserve-os.
2.    À parte, faça um refogado com a cebola, o tomate e por último os pimentões. Adicione o arroz, misture bem, adicione duas concha de caldo e mexa bem. Junte mais 10 conchas cheias  e deixe o arroz cozinhar até ficar al dente (mais ou menos 20  minutos). Acrescente o peixe, os mariscos e o polvo (já cozido) e caldo o bastante para deixar o arroz totalmente submerso. Junte o tempero paellero e cozinhe mais 10 minutos. Por último, junte  os camarões, lembrando que o arroz deve ficar com caldo. Ajuste o sal, finalize com a salsa e sirva bem quente.

Ottmar Paraschin
Atum grelhado e purê de batata com wasabi  
(4 porções)
A receita é da Chef Fabiana Agostini , casada, mãe da Filippa (10 meses) e de Giuseppe (6 anos).  Trabalhou com Ferran Adriá no espanhol El Bulli e estudou na Escola Le Cordon Bleu de Paris, é proprietária do Pellegrino Massas Artesanais (Lagoa da Conceição), em parceria com o marido, e presta consultoria para outros restaurantes pelo país. Também surfa e corre na Lagoa. É mole??
480g de purê de batata inglesa
120g de wasabi
20g de sal
20g de pimenta do reino
800g de atum fresco
Cogumelos Paris, shimeji e shitake, 200g de cada
Gergelim branco e preto, 40g de cada
120ml de azeite
80ml de redução de vinagre balsâmico (comprado pronto)

1.    Tempere o peixe com sal e pimenta e grelhe em fogo alto, deixando o meio bem cru. Passe na mistura de gergelim torrado e corte em fatias. Reserve.
2.    Acrescente o wasabi ao purê de batata, mexa bem para não ficar com pedaços. Reserve.
3.    Salteie os cogumelos no azeite com alho, temperando com sal e pimenta. Reserve.
4.    Monte no prato quadrado, o purê com os cogumelos e disponha os peixes por cima, coloque ao lado uma grande gota de redução de balsâmico. Sirva decorado com cebolette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu