Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, janeiro 25, 2013

25/01/2013 - Camarão combina com coco? Muito!


EDIÇÃO DE 25/01/2013  DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Verão pede praia, água de coco, cervejinha gelada, um camarão ao bafo ou no pastel, não é mesmo?  Temos o privilégio, aqui em Santa Catarina, de ter tudo isso à disposição, em especial nossas praias e um excelente camarão, seja ele de Laguna ou Ibiraquera, pistola, rosa, branco. Hoje juntamos o camarão ao coco e o resultado foram duas receitas incríveis. Qual a sua preferida?

Comprando camarão
Essa dica eu já dei aqui na coluna, mas não custa lembrar. Camarões frescos devem ter as cascas brilhantes presas ao corpo e cheiro de mar: fresco e suave. A textura deve ser firme e a cor vai variar de acordo com a espécie comprada: rosado, branco, cinza. Prefira comprá-los com casca e leve em conta que, ao descascá-los, perde-se em torno de 40% do peso. (1 quilo de camarão com casca = 600g de camarão sem casca). É importante que você tenha um peixeiro de confiança.


Luciane Daux
Bombons de foie grás do La Cave: uma obra de arte,
quase uma pintura
La Cave Gastrobar


A ideia surgiu a partir do Cave 35, em Nice, na França, de um dos sócios do La Cave. A versão florianopolitana tem vinhos e espumantes exclusivamente franceses, servidos em garrafas ou taças direto de uma winestation. O simpático Chef Nelson Valbuena montou um cardápio com tapas e pratos interessantes. Recomendo os bombons de foie grás com Cointreau e champagne (foto). O gastrobar fica na Rua Altamiro Guimarães, 260, no Centro.





Divulgação
Salada com gamberetti
A sugestão é do Chef Ezio Librizzi, da Macarronada Italiana: uma salada com camarões linda, fácil de fazer. Basta montar num prato bonito folhas de alface e rúcula, tomate, camarões grelhados com alho e alecrim (delícia!), alcaparras e torradas ao alho e óleo. Você pode temperar simplesmente com azeite de oliva e sal, ou a gosto.




Divulgação
Camarão a Second Floor (camarão rosa empanado com coco) 
220g de camarão pistola com cauda e sem casca  (eviscerar os camarões)
80g de coco seco ralado grosso
50 ml de cerveja amarela gelada
50g de farinha de trigo
5g de sal marinho
2g de pimenta branca moída
230 ml de óleo para fritura

1.        Passe os camarões rapidamente em vinho branco pré-aquecido com folhas de funcho e sal até embranquecer, seque-os com papel toalha e reserve.
2.        Misture a cerveja gelada com a farinha de trigo e bata com o fouet ou garfo. Reserve em geladeira.
3.        Tempere os camarões com sal e pimenta. Segure-os pela cauda e passe na massa de cerveja até cobri-los por inteiro. Em seguida, empane os camarões com o coco ralado, aperte para grudar bem com a massa e frite em óleo pré-aquecido até dourar. Coloque em papel toalha e reserve.
4.        A sugestão do prato, que tem o perfil do verão, com uma deliciosa mistura de ingredientes doces e salgados, é do Spazzio Jurerê Internacional.
5.        Acompanhe com as receitas do Petit gateau de mandioquinha com chocolate branco e da Geléia de pimenta.

Petit gateau de mandioquinha com chocolate branco
- 30g de batata baroa
- 20g de chocolate branco ao leite barra
- 5g de manteiga
- 10g de farinha de trigo
- 2g de sal
- 1 ovo inteiro
- 15 ml de leite desnatado
- 3g fermento químico
Em uma panela pequena com água fervente cozinhe a batata baroa até começar a desmanchar. Escorra a água por completo, amasse até formar um purê bem liso, acrescente a manteiga, o sal e o leite e misture bem com o fouet. Deixe esfriar em um bool. Quebre o ovo e separe a clara da gema, bata a clara até formar picos bem duros, coe a gema em peneira fina e acrescente ao purê junto com o leite. Misture a farinha com o fermento e acrescente ao purê junto com a clara em neve. Agora com uma colher, misture delicadamente até homogeneizar por completo e reserve. Use um copinho de alumínio para petiti-gateau untado com manteiga e farinha de trigo e acrescente a massa até quase chegar à borda. Acrescente no meio da massa o pedaço de chocolate branco e, se precisar, complete com mais massa. Proteja com plástico filme e leve a geladeira. Quando for assar, leve direto ao forno com temperatura bastante alta durante cerca de 7 minutos. A seguir, desenforme no prato em que será servido o petit gateau.

Geléia de pimenta
- 30g de melão
- 15g de açúcar
- 10g de pimenta dedo de moça
- o quanto baste de água
No liquidificador, bata bem o melão, o açúcar e a pimenta. Leve ao fogo brando em uma panela pequena até alcançar o ponto desejado. Coe em chinoir e reserve.



Joaquim Araujo
Camarão thai
Do meu caderno de receitas
500 g de camarões médios descascados, temperados com sal e suco de limão
2 tomates sem pele e sem semente passados no liquidificador
1/2 pimentão vermelho, 1/2 verde e 1/2 amarelo em cubinhos
1 colher (sopa) de curry
1 pote de nata (300 ml)
1 pacote de bacon frito e esmigalhado
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho socados
½ pimenta dedo-de-moça picada, sem sementes

1.        Refogue a cebola e o alho até murchar, em um pouco de manteiga.  Junte o camarão, o tomate e o curry. 
2.        Cozinhe rapidamente até o camarão ficar macio.  Junte o bacon frito picado, os pimentões e a nata. Deixe levantar fervura e sirva, salpicando a pimenta dedo-de-moça sobre o camarão.
3.        Guarneça com uma manga em dados, coco fresco ralado, castanha de caju picada, batata palha e arroz branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu