Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, dezembro 28, 2012

28/12/2012 - Que tudo se realize em 2013


EDIÇÃO DE 28/12/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
O mês de janeiro recebeu esse nome em homenagem a Jano, deus da mitologia romana que tinha o poder de ver o passado e o futuro ao mesmo tempo. Significativo, não é mesmo? Nesse espírito de reflexão e cheios de esperança, deixo meus votos de saúde e paz aos queridos leitores, enquanto despedimo-nos de mais um ano e entramos em 2013. Na expectativa da virada, a cozinha se perfuma com o bacalhau. Considerando que as boas marcas já fizeram por nós o trabalho de temperar e até mesmo desossar o tradicional pernil suíno (e para assar, basta seguir o que diz a embalagem), sugiro dois molhos com ingredientes que significam a prosperidade: uvas e romãs.

Brindando e harmonizando
Ana Claudia Albernaz
·         Espumante – Sinfonia é o espumante rosé brut da vinícola catarinense Monte Agudo. Notas de frutas vermelhas e um toque sutil de goiaba e maracujá harmonizam com quaisquer entradas.


















Divulgação
·         Cerveja – Duas sugestões: Eisenbahn Weihnachts Ale para assados de carnes vermelhas e a Eisenbahn Lust (foto), produzida pelo método champenoise, para o brinde de Réveillon, é ideal para ser servido como aperitivo ou acompanhando entradas, como queijos finos.
·         Ponche – É a bebida que acompanha quaisquer momentos de alegria! Anote essa minha receita: 1 litro de suco de pêssego, 1,5 litro de refrigerante Sprite, 750ml de vinho branco seco, 3 xícaras (chá) de frutas picadas a gosto e gelo à vontade. Misture todos os ingredientes e sirva bem gelado!








Divulgação
Bacalhau com batatas ao murro
250g de bacalhau morue dessalgado
50ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Para o confit:
50ml de azeite
6 azeitonas chilenas azapa
6 tomates cerejas
1 dente de alho
1 ramo de tomilho
1 batata grande assada com casca

1.        Grelhe o bacalhau já temperado com sal e pimenta no azeite. Finalize a cocção no forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 20 minutos. Reserve.
2.        Numa panelinha, acrescente os demais ingrediente e leve ao fogo bem baixo por 5 minutos ou até que libere os aromas do alho e do tomilho.
3.        Em um prato coloque a batata ao centro, dê um leve murro para que se rompa e acrescente o bacalhau e por cima o molho. Sirva decorado com um ramo de tomilho
4.        A sugestão é dos Chefs Fabiana Agostini e Fabrizio Pellegrino, do Pellegrino Massas Artesanais, Lagoa da Conceição.

Luciane Daux
Molho de romãs e Madeira
Do meu caderno de receitas, esse molho vai muito bem com um pernil ou carrê suíno ou de cordeiro.
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de cebola roxa picadinha
1 xícara (chá) de caldo de legumes ou frango
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
½ xícara (chá) de vinho Madeira
Sementes de 2 romãs
Sal e pimenta do reino a gosto


1.        Derreta a manteiga e doure a cebola. Logo que dourar, junte o caldo de legumes, o vinho tinto e 2/3 das romãs. Deixe ferver até reduzir e restar 1/3.
2.        Processe o molho e coe. Volte o molho para a panela, acrescente o vinho Madeira e o restante das sementes de romã. Deixe encorpar e sirva sobre carnes vermelhas.

André Balestra
Molho de uvas para carnes suínas
50g de cebola
3 dentes de alho
1 cacho de uva Niágara
2 colheres de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de farinha de trigo
250ml de vinho tinto seco
100ml de caldo de legumes
Óleo, sal e pimenta do reino

1.        Junte a manteiga em temperatura ambiente com a farinha de trigo até virar uma pasta. Reserve.
2.        Em uma frigideira refogue a cebola e o alho e acrescente o vinho. Coe o líquido e volte ao fogo. Lentamente vá incorporando o caldo e a pasta de farinha com manteiga até ficar em ponto médio, nem muito grosso nem muito líquido. Junte as uvas inteiras, corrija sal e pimenta.
3.        A receita é da chef Débora Piquetti, do Tofani Ristorante, em Bombinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu