Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, dezembro 21, 2012

21/12/2012 - Na simplicidade, uma ceia com amor

EDIÇÃO DE 21/12/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
roluss Stock Xchng
Um encontro que tem uma fórmula chamada simplicidade, como a noite que aconteceu há mais de 2000 anos atrás, e que celebramos nos dias 24 e 25 de dezembro. Receitas fáceis, que não dão trabalho mas agradam a todos os paladares. Nas taças um espumante ou vinho rosé, bem gelados. E uma mesa posta com capricho, com louças coloridas, guardanapos em cores chamativas, velas acesas, potes de cravo e canela em pau, especiarias perfumando o ambiente para você vai receber pessoas especiais. Afinal, é Natal. Muito amor, saúde, paz e a alegria é o que desejo a vocês, queridos leitores. Ho, ho, ho!

Divulgação
Enjoy
Chef Joyce Francisco recém chegou de temporada de reciclagem no Institut Paul Bocuse, na França, trazendo novidades para o cardápio do Joyjoy Bistrot, em São José. Ampliando seus domínios gastronômicos, a arrojada Joyce inaugura, hoje, o novíssimo Enjoy Cuisine Du Soleil, em Jurerê Internacional.







Divulgação
Gastronômade em SC
Saiu a agenda oficial do Gastronômade 2013. Em SC o evento acontecerá no dia 16/3, na Ponta da Piteira (Ibiraquera), sob a batuta do sempre arrojado Chef André Vasconcelos, em pratos harmonizados com os vinhos e espumantes da Casa Pisani (Monte Carlo/SC). O Gastronômade é um evento que reúne o melhor da gastronomia com paisagens espetaculares,  buscando reconectar as pessoas com a terra e com as origens de seus alimentos. Consulte o site para outras datas e Estados: www.gastronomadebrasil.com  

Adriel Douglas
Shot charmoso
Uma entradinha diferente e com as cores do Natal é a proposta da Chef Elyana Louro, da Miss Festas, para a sua ceia: “Shot de Tomate”. Bata no liquidificador um quilo de tomates sem pele e sem sementes com 100ml de vodka. Sirva em copinhos de shot, finalizando com uma pitada de flor de sal, a mussarela presa por um espetinho e, por último, uma colheradinha de pesto de manjericão.










Tyson/Ormond Images
Recheio para ave natalina
(para 8 pessoas)
½ xícara (chá) de bacon picado em cubinhos de 1cm
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande cortada em tirinhas
1 cenoura ralada no ralo grosso
1 xícara (chá) de peito de peru defumado picado em cubinhos de 1cm
½ xícara (chá) de damascos secos cortados em tirinhas
½ xícara (chá) de nozes picadas (ou amendoim torrado sem casca)
½ xícara (chá) de salsão picado
2 colheres (sopa) de sálvia picada
Sal e pimenta do reino a gosto
6 fatias de pão de forma sem casca

1. Passe pela processadora as fatias de pão de forma até virarem uma farinha grossa e reserve. 
2. Em uma panela derreta a manteiga e frite o bacon em fogo médio até que fique crocante. Retire o bacon e reserve. Na gordura do bacon, refogue a cebola e a cenoura, até que comecem a ficar douradas. Junte o peito de peru defumado, refogue rapidamente e desligue. Acrescente os damascos, nozes, sálvia, o pão processado ou ralado, salsão, sal e pimenta do reino. Misture tudo e reserve.
3. Recheie a ave e leve-a para assar conforme as instruções da embalagem.
4. O que não couber na ave, coloque sobre uma folha de papel alumínio untada com manteiga. Aperte-o, fazendo um rolo, e feche as bordas como se fosse uma bala grande. Faça alguns furos com a faca sobre o papel alumínio. Leve ao forno, junto com a ave, durante somente uma hora, regando a cada 30 minutos o pacotinho de papel alumínio com o molho que se formou ao fundo da assadeira da própria ave.
5. Fonte WWW.tyson.com.br 

Jordan Franzen
Receita Salada da Córsega Natalina
(para 2 pessoas)
Folhas coloridas e com uma textura bonita
½ vidro de palmito
50g de presunto serrano
30g de castanha de caju
30g de parmesão ralado
6 morangos
Azeite de oliva

1. Disponha as folhas centralmente no prato, em seguida coloque os palmitos cortados na diagonal em pé, espalhe o presunto a castanha de caju e o parmesão ralado sobre as folhas e decore com os morangos cortados ao meio. 
2. Receita do Chef Jordan Franzen, Risotteria Suprema, eleito Restaurante Revelação na última edição de Veja SC Comer e Beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu