Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, novembro 30, 2012

30/11/2012 - Fins de tarde mais doces: bolos de liquidificador

EDIÇÃO DE 30/11/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Não levam mais do que 10 minutos para fazer, excetuando, é claro, o tempo de forno. Ou seja: com quase nenhum trabalho e nada de bagunça na cozinha, você faz bolos saborosos e diferentes. São receitinhas ótimas para agora, com a chegada das férias das crianças, ou para você fazer um agrado ao pessoal do escritório, na hora do cafezinho. Bora fazer bolo?

Comer | Beber | Aprender
divulgação
·       Gastronômade Brasil 2013 com vinhos de SC - Um restaurante sem paredes. Esse é o conceito do Gastronômade, realizado ao ar livre e em meio a paisagens exuberantes. O projeto, que já é sucesso nos EUA e na Europa, onde se chama Outstanding in the Field, reúne sempre um Chef e vinho local. Em 2013 a etapa SC será feita na praia do Rosa, na Ponta da Piteira. A Vinícola Pericó patrocinará a etapa RJ, e a Casa Pisani, SC e PR. Sem dúvida, uma experiência diferente e marcante!
·         Formação de Sommelier pela AIS  - Essen Vinhos e Enoteca Decanter estão promovendo o 1° curso para Sommelier AIS-Associazione Italiana Sommeliers em Santa Catarina , em conjunto com o ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners).  São três níveis ministrados pelos italianos Lorenzo Giuliani e Gian Carlo Lercara. O primeiro nível já aconteceu. O segundo será em 18 a 22/02, em Florianópolis, e o terceiro, de 01 a 05/04/2013, no Castelo de Costigliole d' Asti (Piemonte). Informações 3223-1500.

WWW.talk-a-vino.com

 ·         Le Beaujolais Nouveaux est arrivée! - Todos os anos, uma logística gigante é ativada para a entrega mundialmente simultânea do cobiçado Beaujolais Nouveau, na terceira quinta-feira do mês de novembro, para ser comemorado como manda a tradição. O vinho é produzido na região da Borgogna e elaborado com a uva Gamay.  O Emporium Bocaiuva recebeu o Beaujolais Nouveau 2012 de Joseph Drouhin. Um vinho bastante leve e fresco, que deve ser degustado jovem e, mesmo estando às portas do verão, é uma ótima opção para acompanhar frios.
·         Angeloni traz lançamentos na linha Eletro - Termina nesse final de semana a 11ª Feira de Eletro Angeloni, no Supercenter de Capoeiras.  Além de poderem ser conferidos os principais lançamentos e grandes ofertas de eletroeletrônicos e produtos das linhas branca e marrom, a Feira conta com o Espaço Gourmet, onde estão sendo ministrados vários cursos com diferentes temas.

thea0211 Stock Xchng
Bolo de maçã
1 ½  xícaras(chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 pitada de noz moscada e sal
1 xícara (chá) de leite
3 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de óleo de milho ou canola
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
2 maçãs vermelhas grandes, picadas em cubinhos de 1cm

½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

1.        No liquidificador, bata primeiro o leite, óleo, açúcar, noz moscada, canela, ovos.
2.        Com o liquidificador ligado, acrescente, com cuidado, a farinha de trigo, batendo a massa até ficar homogênea. Então junte o fermento em pó.
3.        Unte uma assadeira média com manteiga e enfarinhe. Coloque metade da massa. Espalhe as maçãs picadas e cubra com o restante da massa.
4.        Leve para assar em forno médio (200oC) pré-aquecido até que fique dourado.
5.        Retire do forno, deixe esfriar e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Bamsemums Stock Xchng
Bolinhos de milho, coco e leite condensado -> Sem farinha de trigo!
3 ovos inteiros
1 lata de milho verde em conserva, escorrida
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
100g de coco ralado grosso
1 colher (sopa) de fermento em pó

1.        Bata no liquificador os ovos, milho, leite condensado e a manteiga.
2.        Transfira a massa para uma tigela e então misture o coco ralado e o fermento em pó.
3.        Unte forminhas de muffin (ou de empada, grandes) com manteiga e enfarinhe. Despeje ali a massa e leve ao forno médio pré-aquecido (200oC) até que fiquem douradinhos.

bludemon Stock Xchng
Bolo de chocolate molhadinho
1 xícara (chá) de leite integral
4 colheres (sopa) de manteiga 
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó (do Padre)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

1.        Aqueça o leite com a manteiga, até que ela derreta. No liquidificador bata o leite morno com a manteiga, os ovos, açúcar, farinha de trigo e chocolate em pó, até obter uma massa fofa. Então junte o fermento e bata mais um pouco, até misturar.
2.    Coloque em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido por 45 minutos, ou até que, enfiando um palitinho, esse saia seco.
3.    Se desejar, faça uma calda com 1 xícara (chá) de leite, ½ xícara (chá) de açúcar, ½ xícara (chá) de chocolate em pó e 2 colheres (sopa) de manteiga. Leve ao fogo baixo, em uma panela, mexendo até engrossar.

2 comentários:

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu