Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, novembro 16, 2012

16/11/2012 - Feriadão delicioso: usando a grelha


EDIÇÃO DE 16/11/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Há quem prefira fazer churrasco usando a grelha ao invés do espeto. É o meu caso. Há diversas vantagens, entre elas a mais importante: a carne não é perfurada pelo espeto, perdendo seus sucos. Também o porcionamento é mais fácil, é individual, facilitando atender os diversos gostos: bem passado, mal passado, ao ponto, mas sempre suculento. Também para legumes e queijos a grelha é ótima. Aproveite o feriadão e vamos grelhar!


Divulgação
Encontro com o Mestre
A Chef Joyce Francisco está na França desde outubro, participando de um curso Lá ela reencontrou o grande mestre Bocuse, eleito em 2011 o “Chef do Século” pela prestigiosa escola Americana Culinary Institute of America. Joyce, sempre na vanguarda da gastronomia, retorna em dezembro trazendo novidades para o seu Bistrot JoyJoy.


Tramontina
Qual escolher?
Há grelhas de todos os tipos: de alumínio, revestidas com anti-aderente, de fechar, com ou sem canaleta, com ou sem reservatório de gordura. Prefiras as de inox, de boa marca. Esquentam mais, duram mais, valendo, no final das contas, o investimento.









thornsa Stock Xchng
Legumes, polenta, queijo ...
Serve para berinjela, abobrinha italiana, polenta. Corte fatias de um cm de espessura, unte cada fatia com azeite de oliva e leve à grelha quente, virando quando estiver ficando dourado. Pode fazer a mesma coisa com o queijo provolone, mas é preciso tirá-lo antes que derreta. Polvilhar com orégano é sempre uma boa ideia. Já no prato, regue novamente com azeite de oliva.

Filés
A carne, para ficar suculenta na grelha, não pode ser muito fina, sem muito grossa. A espessura boa para ela é entre dois e três dedos. Também deve ter um pouco de gordura, para não  ressecar.

SheCat Stock Xchng
Espetinhos
Aqui vale tudo, cuidado apenas para colocar em espetinhos de madeira ou inox pedaços de carne, linguiça e legumes que levem o mesmo tempo para ficarem prontos. Pedaços de carne bovina ou de cordeiro, temperadas com sal e pimenta, fica, deliciosos intercalados com cogumelos, abobrinha italiana e fatias de limão siciliano. Também podem entrar na brincadeira a cebola, tomate, berinjela e até a cenoura.

vjeran2001 Stock Xchng
Douradinho e saboroso
Coxinhas e asas de frango, assim como bistequinhas suínas, ficam deliciosas com esse tempero.
1 kg de frango em pedaços
½ xícara (chá) de suco de limão e suas raspas
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
6 dentes de alho bem amassados
1 colher (sopa) rasa de sal
pimenta do reino e ervas (tomilho, manjericão, alecrim ou sálvia) a gosto

1. Misture todos os ingredientes.
2. Deixe o frango marinar por duas horas e leve-o à grelha, em na parte de cima da churrasqueira, virando quando começar a dourar.

henkelz Stock Xchng
Costelinhas suínas agridoces
1 kg de costelinha de porco
4 colheres (sopa) de molho de soja 
6 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (chá) de mostarda 
5 colheres (sopa) de mel ou Karo
2 colher (sopa) de vinagre 
Sal e pimenta a gosto

1. Tempere as costelinhas com sal e pimenta e deixe tomar gosto por duas horas. 
2. Misture todos os outros ingredientes e pincele as costelinhas.
3. Leve-as à grelha na parte alta da churrasqueira. Repita o processo de pincelar as costelinhas com o molho várias vezes. Depois de 40 minutos, desça a grelha para a parte média da churrasqueira e termine de assar até dourar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu