Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 12, 2012

12/10/2012 - Receitas que encantam crianças e adultos


EDIÇÃO DE 12/10/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Programa bom para o feriadão:  levar a meninada para a cozinha. Assim, quando chegar o domingo, estarão prontas muitas delícias para o dia das crianças. Nas receitas da coluna de hoje você deve contar com as mini-mãos para ajudar, em especial na hora de decorar os cupcakes com a pasta americana.

Bentozen.wordpress
Para despertar o apetite
Bentô ou obentô é uma espécie de “marmita” que os japoneses preparam para seus filhos, preparada com um cuidado artístico irretocável. A ideia é despertar o apetite. Além de lindo, o obentô é uma refeição equilibrada e procura seguir a fórmula de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato).

Cutefoodforkids.com
Criativo e fofo
Sabe aquele queijinho fundido em forma de triângulo? Com a ajuda de duas rodelinhas de salsicha e um grão de café ele fica bem mais apetitoso, assim como os ovos cozidos decorados com cenoura! Fotos de cutefoodforkids.com

Divulgação
Brownie
200 g de manteiga
200 g de chocolate 70% de Cacau, em pedaços
200 g de açúcar mascavo
4 ovos inteiros
120gr de farinha de trigo
220gr de amêndoas, nozes ou outra castanha de sua preferência.

1.        Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria.
2.        Bata os ovos por dois minutos e adicione o açúcar. Siga batendo até atingir o ponto em que você pode desenhar com a mistura. Incorpore ao chocolate sem bater muito para não perder o ar. Incorpore a farinha e as castanhas.
3.        Coloque em forma revestida com papel manteiga ou untada com manteiga e farinha. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC de 20 a 25 minutos. Teste com um palito aos 15 minutos.
4.        Atenção: o segredo do brownie está em não secar demais. O palito deve estar levemente úmido quando estiver pronto. Retire da forma e resfrie sobre uma grade, se possível. Corte em quadrados e sirva com uma bola de sorvete se quiser se entregar aos prazeres da gula.
5.        Receita dos chefs Claudine Alles e Marcelo Oliveira, do 1 Café.

Narriman Chede
Cupcakes
1 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (225g)
3/4 de xícara (chá) de açúcar (140g)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (21g)
2 colheres (chá) de fermento em pó (89g)
 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (2g)
1 ovo
1 xícara (chá) de leite (200ml)
1/3 xícara (chá) de óleo (70ml)

12 forminhas de papel para cupcakes

1.        Pré aqueça o forno a 180oC e distribua as forminhas de papel na forma de cupcackes.
2.        Misture os ingredientes secos numa vasilha e os líquidos em outra, depois misture os dois líquidos aos secos até incorporar.
3.        Distribua 3/4 de massa nas forminhas (um pouco acima da metade) e leve ao forno por cerca de 20 minutos, até que ele esteja crescido e com a superfície firme (toque de leve com o dedo ou faça o teste do palito). Retire da forma imediatamente para que não encolha.
4.        Recheios e coberturas: assim como a massa, os recheios e coberturas para os cupcackes variam conforme sua vontade. O mais importante é saber balancear os sabores para que não fique muito enjoativo.
5.        Sugestão de cobertura: pasta americana colorida com corante alimentício em gel, nas cores e formatos que desejar.
6.       A receita e foto são da leitora Narriman Chede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu