Chegou outubro e, com ele, as festas que animadamente mantêm as origens de tantos municípios catarinenses. Em cada uma, as culturas dos imigrantes se manifestam pela música, hábitos e principalmente pela gastronomia. A predominância é a germânica!

29ª OKTOBERFEST (Blumenau) - 10 a 28/10
27ª FENARRECO (Brusque) - 10 a 21/10
26ª MAREJADA (Itajaí) - 11 a 21/10
24ª SCHÜTZENFEST (Jaraguá do Sul) - 10 a 14/10
22ª FESTA DO IMIGRANTE (Timbó) - 11 A 14/10
22ª OBERLANDFEST (Rio Negrinho) - 19 a 21/10
79ª TIROLEFEST (Treze Tílias) - 11 a 14/10
Divulgação
Harmonizando com cerveja
Eisenbahn Oktoberfest é o lançamento da cervejaria para as festas de outubro. Harmoniza como salsichas e carnes de porco defumadas ou não, como o tradicional Eisbein (joelho de porco). Também combina com queijos adocicados e macios como Brie e Camembert, e os semi-macios Gruyère, Emmental e Gouda.
Luciane Daux
Coquetel internacional
Pablo Moya, embaixador da marca francesa de vodkas super-premium, falou para jornalistas, em exclusivo workshop, sobre a história da vodka no mundo e no Brasil. A Grey Goose é feita a partir de trigo no mais alto grau de maturação (o que lhe confere o retrogosto amendoado), usando, nesse processo de destilação, a mais pura água da região de Cognac. Conhecemos as flavorizadas L’Orange (de laranja) e La Poire (de pera, essa ainda mais especial para o meu paladar). Com uvas verdes tipo Itália, pepino flambado, manjericão macerados, suco de limão, muito gelo e uma dose de La Poire, ele fez um dos coquetéis mais surpreendentes daquele final de manhã.
Afervente por 5 minutos cinco salsichas tipo bockwurst. Fatie as salsichas e coloque em uma tigela com uma cebola picada, 3 tomates picados, duas colheres (sopa) de óleo de milho, duas colheres (sopa) de vinagre de vinho branco, uma colher (sopa) de mostarda com grãos, salsinha e uma colher (sopa) de ciboulette ou cebolinha picada. Misture tudo e sirva frio com pão de trigo, ou baguete. Receita de WWW. marions-kochbuch.com
Spätzles
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
Pimenta do reino a gosto
1 pitada de noz moscada
3 ovos
1. Numa vasilha coloque a farinha de trigo, o sal, a pimenta e a noz-moscada.
2. À parte, em outra vasilha, bata levemente os ovos e misture, aos poucos, aos ingredientes secos, alternando com 1/3 xícara (chá) de água. Misture bem para obter uma massa de consistência pastosa. Transfira essa massa para um saco de confeitar (sem bico) e reserve.
3. Numa panela ferva 3 litros de água.
4. Corte a ponta do saco de confeitar para que ele fique com uma abertura de 1 cm de largura. Com a ajuda de uma tesoura de cozinha, corte pequenas porções de massa (cerca de 2 cm) diretamente na água fervente e cozinhe. Faça assim com toda a quantidade de massa.
5. Retire os spätzles da água com uma escumadeira e coloque-os diretamente na frigideira com o molho. Aqueça e sirva em seguida.
6. Receita de http://www.sadia.com.br
Apfel Kuchen (cuca de maçã)
Massa:
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento químico
5 maçãs descascadas e cortadas em gomos, sem sementes
Farofa:
½ xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1. Bata todos os ingredientes da massa, exceto o fermento, na batedeira. Quando estiverem bem misturados, acrescente o fermento químico.
3. Unte com manteiga e farinha de trigo uma forma média (20 cm X 30 cm). Despeje ali a massa.
4. Cubra a massa com a maçã, cortada ao comprido, 4 lâminas cada.
5. Para a farofa, misture bem os ingredientes com a ponta dos dedos. Coloque sobre a maçã.
6. Leve ao forno baixo por 40 minutos ou até a farofa dourar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário