Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sábado, setembro 22, 2012

21/09/2012 - É primavera!

EDIÇÃO DE 21/09/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Os povos antigos celebravam o equinócio de primavera, que acontece domingo no hemisfério sul, com rituais de celebração à vida e à fertilidade, marcando o início do tempo de generosidade e abundância da natureza adormecida pelo inverno. Uma boa época para, então, voltarmos aos momentos ao ar livre, ao contato com as coisas simples e naturais. As sugestões de hoje são receitas muito coloridas e leves, como a estação que logo inicia.

Divulgação
Picnic em vinhedos
Sim, é possível fazer em SC um programa típico da França, Itália e outros países com tradição centenária em produção de vinhos. A Vinícola Monte Agudo proporciona essa experiência em seus vinhedos, em São Joaquim, para grupos a partir de 6 pessoas e somente com reserva antecipada. Mesa farta de pães, frios, bolos, geleias caseiras, patés e todos os rótulos da vinícola, além de uma caminhada pelo vinhedo fazem parte do picnic, que custa R$ 70 por pessoa.  Mais informações WWW.monteagudo.com.br ou (49) 99851446.

Saladas @facebook
Cantina di Bernardi/Divulgação
·         Folhas de alface americana, rúcula, salsão, queijo roquefort, presunto Parma e nozes caramelizadas. À parte, molho molho pesto e vinagrete francesa (emulsão de vinagre balsâmico com mostarda) opcional. A receita é da Cantina do Bernardi e a foto fez sucesso no Facebook essa semana. “Para substituir o Parma sugiro tiras de peito de frango grelhados ao curry”, diz o Chef Alexandre di Bernardi.
Luciane Daux
·         Outro sucesso nas redes sociais. Minha saladinha de baby leafs (mini folhas de alface, rúcula, beterrada, agrião), tomates italianos, morangos, goiaba vermelha, carambola e muitas flores comestíveis. Molho muito simples, que fiz em quantidade para durar alguns dias: suco de 2 limões sicilianos, ½ xícara de chá de azeite de oliva extra virgem, sal.








JenLundsRecipes.blogspot.com
Arco-íris de frutas
Quer sobremesa mais simples, colorida e gostosa para a primavera? Espetinhos de churrasco com uvas, mirtilos, abacaxi, melão e morangos.

Toca da Cotia
Chop suey de kani
2 colheres (sopa) de azeite de oliva misturadas a 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
12 toletes de kani kama
1 abobrinha verde pequena (só a parte verde)
1 berinjela pequena (só a parte mais próxima da casca)
1 pimentão amarelo pequeno
1 cenoura
1 cebola
2 colheres (sopa) de shouy (molho de soja)

1.        Corte o kani em rodelas de 1cm de grossura.
2.        Corte os legumes em tirinhas bem finas, como se fosse espaguete.
3.        Em um frigideira grande e com pouco óleo, refogue rapidamente os legumes aos poucos, em fogo médio, de forma que continuem ainda crocantes. Regue com o shoyu.
4.        Faça o mesmo com o kani, apenas para esquentá-lo.
5.        Misture o kani aos legumes refogados e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu