Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 14, 2012

14/09/2012 - Blogs que te ajudam a cozinhar e a comer bem

EDIÇÃO DE 14/09/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
De blogueiro e cozinheiro todo mundo tem um pouco. Falo com a convicção de quem participa das duas categorias e ama fazê-lo, como todos que gostam de cozinhar, escrever e comer/beber bem. Assim surgiram os blogs de gastronomia, cheios de receitas fáceis para o dia-a-dia, dicas de restaurantes, vinhos, harmonizações, livros, viagens, tudo o que remeta ao prazer do mundo gourmet.

Bons blogs para visitar:
www.poststemperados.blogspot.com.br
www.gastrobirra.wordpress.com                           


La Mia Dolce Vita - Palitos de queijo Grana Padano
Essa é a dica do WWW.lamiadolcevita.com.br, um blog que traz informação de luxo, moda, viagens, gastronomia – especialmente confeitaria, entrevistas, tudo com o extremo bom gosto da Giulia Librizzi. Para fazer os palitos, segundo ela, “não tem receita. Uso  queijo Grana Padano de boa qualidade ralado. A quantidade vocês vão aprendendo conforme vão testando… É a olho! Mais ou menos uma pegada de quatro dedos cheia colocada sobre um palito de churrasco, em uma assadeira forrada com papel manteiga. O forno deve estar aquecido a 180oC. Quando dourarem, você tira, deixa esfriar e endurecer,  e serve”.

For fun, for food
For fun, for food é o lema blog de Daniel Becher e Everton Veber, que queriam um lugar pra compartilhar suas aventuras gastronômicas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Frequentam quaisquer lugares aonde a comida e bebida possam ser uma saborosa aventura. Fazem eles mesmos algumas incursões na cozinha e então contam tudo no WWW.comideria.com
 Comideria.com
Penne al salmone
Azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (café) de vinho branco seco
500g de Penne (massa grano duro, de preferência)
400g de creme de leite fresco
500g de filé de salmão
1 cebola pequena picada
Salsinha
Manjericão
Pimenta fresca
Sal

1.        Já cozido o peixe, você adiciona o creme de leite fresco, a salsinha e a colher de farinha de trigo, pra dar aquela “liga” no molho. Nesse momento coloque também umas folhas de manjericão (picadas ou inteiras, vai do seu gosto) e desligue a frigideira.
2.        Servir o molho sobre a massa cozida.
3.        Rendimento: 4 generosas porções; custo total aproximado: R$35.

Todas as receitas testadas
WWW.temdelicia.com é um blog de receitas fáceis e rápidas, criadas, testadas na cozinha da Julia Sizinando Rossi, perfeitas para facilitar o dia-a-dia. Todas as receitas fotografadas pela própria Ju. “Cozinhar é uma maneira direta de oferecer amor e carinho para pessoas especiais. Por isso, quando recebo alguém na minha casa faço tudo com muita dedicação. Compro flores, penso em cada item do cardápio, escolho boas bebidas e cozinho como se fosse um jantar de gala”, diz ela. A receita de hoje, das batatas, ainda são acompanhadas com a famosa maionese verde, cuja receita está aqui.

temdelicia.com 
Batatas no palito
4 batatas grandes
Um pedaço de queijo gorgonzola do tamanho da palma da mão
Meio tablete de manteiga sem sal
Palitos de dentes
Sal e pimenta do reino a gosto

1.        Lave bem as batatas e corte-as (com casca) em rodelas. Não podem ser rodelas muito finas, para não quebrarem. Espete-as em palitos de dente, deixando um pequeno espaço entre elas.
2.        Aqueça o forno e forre uma assadeira com papel alumínio. Disponha os palitos de batatas lado a lado, na assadeira
3.        No micro-ondas, leve a manteiga e o queijo gorgonzola para derreter por uns 15 segundos (não mais do que isso) e misture bem.
4.        Regue as batatas com essa mistura de manteiga + queijo, leve ao forno médio por cerca de 40 minutos, ou até que as batatas fiquem douradas. Tempere com pimenta do reino moída na hora e sal. Cuidado, pois o Gorgonzola já é salgado.

Um comentário:

  1. Olá Luciane, estava pesquisando sobre gastronomia e descobri o seu blog e achei super legal.
    Gostaria de falar sobre a 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda - Porto Belo, Itapema e Bombinhas.
    Acontece nos dias 22 à 29 de setembro e conta com a participação de diversos chefs renomados brasileiros e espanhóis, além de diversos workshops dos mais variados temas.
    O site da semana é: www.semanadegastronomia.com.br
    Obrigada!
    Zenelise

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu