Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, agosto 31, 2012

31/08/2012 - Chá das cinco: delícias para se despedir do inverno

EDIÇÃO DE 31/08/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Anya anya Stock.XCHNG

O “Five O’Clock Tea” nasceu em 1840, pelas mãos da Duquesa de Bedford.
Mas o gosto europeu pelo chá veio bem antes, e de Portugal.
Não se fazem mais casamentos como antigamente. A princesa Catarina de Bragança, filha do Rei de Portugal Dom João IV, ao casar-se com Carlos II da Inglaterra levou consigo o seguinte dote: dois milhões de cruzados, a praça de Tânger, na África, a feitoria na ilha de Bombaim, na Índia, e o gosto por chás. Mais tarde, em 1840, a Duquesa de Bedford introduziria o “Five O’Clock Tea”, servido na delicada porcelana chinesa, e acompanhado de delícias como pães, manteiga, geleias e bolinhos. E como chá com torradas é coisa para inglês ver, aproveite os últimos dias fresquinhos deste ano e dedique-se a esse prazeiroso ritual acompanhado das receitinhas de hoje.

moviegoods.com
Tea for two
Tea for two (Chá para dois) é um clássicos do cinema americano, um musical de 1950, tendo como tema a “jazz standard” de mesmo nome interpretada por Doris Day. Já ouviu? Uma delícia para os ouvidos! Procure o filme nas locadoras de vídeo, vale a pena.
http://www.youtube.com/watch?v=E6JiP3U0T9s

Workshop Chá das Cinco
A chef Kriscia Maass vai dirigir aula que envolve teoria e prática do ritual inglês no dia 28 de setembro, na Secretaria de Turismo de Porto Belo. O evento faz parte da programação da 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, de 22 a 29 de setembro, organizada pela Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, e que contará com workshops dirigidos por chefs Claude Troisgros, Heiko Grabolle, Beatriz Sotelo, Eudes Assis e outros não menos talentosos chefs locais. Durante o mês que inicia, restaurantes de Bombinhas, Itapema e Porto Belo servirão pratos especiais a base de frutos do mar e outras iguarias. As inscrições já estão abertas pelo site  www.semanadegastronomia.com.br
 
nkzs Stock.XCHNG
Sabia que ...
  • Só mesmo as misturas de água quente com folhas de Camellia Sinensis podem ser chamadas de chá. Quaisquer outras misturas com flores e folhas serão infusões.
  • A medida é essa: acrescente 1 saquinho ou 1 colher de chá a cada 200ml de água por pessoa, deixe em infusão por 3 minutos e então retire as ervas.
  • O uso de limão é um hábito russo; já tomar chá com leite é um hábito inglês.
  • Existem milhares de sabores de chá. O meu preferido é o Earl Grey, qual o seu?
Divulgação
Muffins de Chocolate Branco
Chef Kriscia Maass
375 g de farinha com fermento
125 g de açúcar
200 g de chocolate branco picado
2 ovos
375 ml de leite
2 cc de raspas de casca de limão
160 g de manteiga derretida
45 g de amêndoas laminadas
1. Pré-aqueça o forno a 210°C. Unte forminhas para 12 muffins.
2. Numa tigela, peneire a farinha e o açúcar. Junte o chocolate picado e faça uma cova no centro.
3. Em outro recipiente, bata os ovos com o leite e as raspas de limão. Coloque esta mistura na cova que fez nos ingredientes secos. Junte a manteiga derretida e mexa até os ingredientes estarem combinados.
4. Encha as forminhas até cerca de ¾ com a massa. Espalhe por cima as amêndoas laminadas.
5. Asse por 25 minutos. Espere 5 minutos antes de desenformar.

Nestlé
Beliscão
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga
Recheio:
180 g de goiabada cortada em retângulos finos
1/2  xícara (chá) de açúcar
1. Misture o creme de leite, o açúcar, a farinha de trigo e a manteiga. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.
2. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, cortando-a em círculos com o auxílio da borda de um copo pequeno ou cortador. Coloque um pedacinho de goiabada no centro e dobre a massa, unindo duas pontas opostas com um beliscão. Arrume-os em fôrma untada e leve ao forno preaquecido (200°C) por cerca de 30 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados. Retire do forno e polvilhe com o açúcar.
3. Fonte: Nestlé.

2 comentários:

  1. Olá Luciane!
    Sem querer vim parar aquí e stou gostando muito do seu blog. Parabéns pelas postagens! Gostaria de voltar mais vezes. Peço licença para aderir o blog, posso? Me visita também será um prazer. Até a próxima, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nina, muito bem-vinda! Qual o endereço do teu blog? Beijos

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu