Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, agosto 17, 2012

17/08/2012 - Salmão: saúde e beleza à mesa


EDIÇÃO DE 17/08/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Ele já esteve bem longe da cozinha dos brasileiros, por causa do custo e pela falta de hábito. Agora, está mais acessível e é possível fazer preparações com o salmão sem apertar o bolso, pois além de trazer muito sabor, o seu consumo propicia imensos benefícios à nossa saúde. Além disso, é versátil para ser preparado no forno, brasa, frigideira e até cru, como indicam os japoneses, uma forma que agrada e muito aos brasileiros!

Além de ser uma ótima fonte de proteínas completas, como os peixes de modo geral, o salmão faz parte do grupo de peixes ricos em ômega 3, uma gordura chamada essencial, já que é necessária para várias funções orgânicas, mas não é produzida pelo próprio corpo, precisando ser adquirida por meio dos alimentos. Estudos mostram que as populações que consomem grandes quantidades de peixes ricos em ômega 3, como os esquimós (foto), têm uma prevalência muito pequena de doenças cardiovasculares. A inclusão de fontes de ômega 3 na alimentação substituindo parte das gorduras saturadas (...) contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e de triglicérides no sangue. Estudos também apontam que o ômega 3 melhora a flexibilidade das artérias e tem efeito anti-inflamatório. Uma porção de 100 g de salmão oferece mais do que 100% das recomendações diárias de selênio. Este mineral tem uma importante ação antioxidante, que contribui para a prevenção de certas doenças crônicas. O salmão também é rico em fósforo, que tem um papel fundamental na saúde dos ossos e dos dentes e auxilia a regeneração dos tecidos.(...) Fonte: WWW.nestle.com.br

Taiko
Exótica e exclusiva
Special Dyo é como se chama essa entrada exótica e deliciosa (eu provei) de salmão, criação do Chef Eiji Ueno com exclusividade para o novo cardápio do Taiko. Conseguimos a receita e – acredite – não é tão difícil como parece. Para fazê-la você precisa de 90gr de shari (arroz temperado para sushi), 135gr de salmão fresco, 45gr de cream cheese, 5gr de ovas capelini, 30ml de Curaçao Blue e 9 rodelas de pepino japonês. Faça 9 “dangos” (bolinhas de arroz) de 10gr cada, sem pressioná-las demasiadamente. Corte finas tiras de salmão no sentido do comprimento e enrole-as nos dangos formando uns “copinhos”. Coloque cream cheese sobre esses copinhos e a ova sobre o cream cheese. Disponha os sushis sobre as rodelas de pepino e regue o Curaçao Blue no prato, sem deixar entrar em contato com o sushi. Coloque fogo na bebida e sirva ainda em chamas.

Luciane Daux
Salmão ao forno
1 filé de salmão de 2kg (ou outro peixe de carne firme) com pele
Raspas e suco de 2 limões sicilianos
1 copo de vinho branco seco
1 colher (chá) de pimenta branca moída
1 colher (sopa) de sal ou mais, a gosto
1 xícara (chá) de folhas de manjericão
1 xícara (chá) de folhas de endro/dill
½ xícara (chá) de azeite de oliva
Papel alumínio

1.        Abra uma folha bem grande de papel alumínio sobre uma assadeira grande, de 50x35cm ou mais.
2.        Sobre esta folha coloque todos os ingredientes do tempero, misture e deixe ali o salmão, com a pele voltada para cima.
3.        Deixe marinar por no mínimo 4 horas.
4.        Vire o peixe com o lado da pele para baixo. Coloque outra folha de papel alumínio sobre a primeira, junte as pontas das duas folhas e feche, formando um grande pacote.
5.        Leve ao forno alto e pré-aquecido por 40 minutos. Sirva com batatas cozidas e arroz branco.

 Copacol
Salmão na brasa
2 Kg de filé de salmão 
Sal grosso 
1 cebola pequena picada 
2 tomates sem sementes picado 
½ lata de milho verde 
1 xícara (chá) de palmito picadinho 
5 colheres (sopa) de alcaparras 
5 colheres (sopa) de azeitonas sem caroço fatiadas 
5 colheres (sopa) de cebolinha picada 
2 colheres (sopa) de gengibre ralado 
2 xícaras (chá) de maionese 
2 colheres (sopa) de mostarda 
3 colheres (sopa) de shoyu 
1 dose de whisky

1.        Coloque sobre uma grelha dupla (para peixe) uma folha de papel alumínio e sobre ela o salmão, espalhe o sal grosso sobre o peixe, feche a grelha e coloque para assar em um braseiro por 20 minutos, virando a grelha de vez em quando para assar igualmente dos dois lados. 
2.        Prepare o creme em uma tigela: coloque a maionese, a mostarda, shoyu e a dose de whisky. Misture bem e reserve. 
3.        Prepare a salada em uma tigela: coloque a cebola, o tomate, o milho verde, o palmito, a alcaparra, azeitonas, a cebolinha e o gengibre ralado. Misture bem e reserve. 
4.        Quando o peixe estiver assado, abra a grelha, retire o excesso de sal e os espinhos do peixe com a ajuda de um garfo.
5.        Espalhe sobre o peixe 1/3 do creme de maionese e leve novamente a grelha no braseiro por 10 minutos, agora sem virá-la.
6.        Misture o restante do creme de maionese com a salada e coloque tudo sobre o peixe. Coloque novamente a grelha no braseiro sem virá-la por 15 minutos ou até que a cobertura comece a borbulhar.
7.        Retire o peixe da grelha e coloque-o em uma travessa. Sirva acompanhado de arroz branco.
8.        Fonte: WWW.copacol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu