Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sábado, maio 05, 2012

04/05/2012 - Frutas vermelhas: saúde e sabor

EDIÇÃO DE 04/11/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux
Wallpapers.pixxp.com
Morangos, amoras, framboesas, mirtilos, groselhas, além de ser lindos e saborosos, são cheios de vitamina C e têm ação antioxidante. Além disso, têm poucas calorias e muitas fibras. Na cozinha, são ótimas no preparo de geleias, coberturas doces, recheios, e também ficam bem em molhos de assados. Vamos experimentar?

Geleia fácil
A receita é da leitora Alida Rojas Ferraz. Ela pesa a(s) fruta(s) vermelha(s) escolhida(s) e junta a metade desse peso em açúcar. Leva para ferver e quando começa a engrossar a calda, coloca um pouquinho em um pires que estava previamente no freezer. Ao final de um minuto, essa calda colocada no pires gelado deve estar em ponto de geleia. Então ela divide o doce em frascos esterilizados e tampa imediatamente!

Apae
Gastronomia e solidariedade
Nestes sábado e domingo acontece a 25ª Feira da Esperança, no Centrosul. Além de shows nacionais e o DutyFree, neste ano a área gastronômica vai surpreender. Massas e molhos, entrevero, paçoca de pinhão, sopas, panquecas, pastéis, sanduiches entre os salgados, e tortas e doces no Café Esperança são algumas das opções. Além disso, da padaria da APAE, montada no local, sairão fornadas de bolos, pães, cucas e bolachas. A APAE de Florianópolis atende 445 pessoas com deficiência intelectual. A Feira da Esperança é a sua principal fonte de renda. Prestigie!

Divulgação
Outback: inauguração
São mais de 800 unidades nos EUA, 120 em outros 22 países, das quais 35 só no Brasil. Casual dining mundialmente consagrado, é especializada em carne bovina, além de outros pratos inspirados no tema australiano. A mais nova Outback Steak House inaugura em Florianópolis e reúne convidados Vips neste domingo para saborear o melhor das carnes. A casa abre ao público a partir de 3ª feira, dia 08 de maio, no piso térreo do Beiramar Shopping.

Novidades para o Happy Hour
Enoteca Decanter acaba de lançar novo cardápio com pratos preparados pela chef Maria Beatriz Garcia da Silva. Sendo uma loja diferenciada, une a enologia à gastronomia reunindo mais de 1200 rótulos exclusivos, de 20 países diferentes; wine bar com café gourmet e espaço cultural enogastronômico. O funcionamento é de quarta a sexta-feira, das 15h às 21h. Rua Hermann Blumenau, 207, no centro de Florianópolis.

Frutas vermelhas quentes com crumble
Farofa (cumble):
¾ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¼ xícara (chá) açúcar branco
100g de manteiga gelada (meio pacote)

Recheio:
500g de frutas vermelhas frescas ou congeladas (morangos, mirtilos, amoras, framboesas, groselhas)
½ xícara (chá) de açúcar branco
1 colher (sopa) de amido de milho

1.        Misture com a ponta dos dedos os ingredientes da farofa.
2.        Misture em uma tigela todos os ingredientes do recheio e distribua em seis ramequins (tigelinhas de porcelana individuais, que possam ir ao forno). Divida o recheio entre seis tigelinhas e cubra com a farofa.
3.        Leve ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos, ou até a farofa dourar. Sirva quente!

Chez Nous Chez Vous/Madame Bistrot
Clafoutis
8 ovos inteiros
200 gramas de açúcar cristal
200 ml de creme de leite fresco
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de cachaça
Amoras silvestres em quantidade suficiente para forrar o fundo da forma que você for usar

1.        Junte os ovos e o açúcar e mexa bem e rapidamente com a ajuda de um fouet (ou garfo). Quando o açúcar tiver sido completamente incorporado, acrescente o creme de leite e mexa novamente.
Coloque então a farinha de trigo e misture bem. Por fim, acrescente a baunilha e a cachaça.
2.        Use uma travessa que possa ir ao forno. Coloque toda a amora no fundo da travessa, espalhe a mistura por cima e leve ao forno baixo, a 200°C aproximadamente, por cerca de uma hora. Para saber se já está bom, espete um garfo bem no centro da sobremesa. Se ele sair limpo, já está pronta.
3.        Receita de Chez Nous Chez Vous.
4.        Nota minha: as amoras silvestres podem ser substituídas por quaisquer frutas vermelhas ou um conjunto delas.

Um comentário:

  1. Ai amiga, babei nessa receita!!
    Hummmmmm deu agua na boca!

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu