Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, março 02, 2012

02/03/2012 - Entradas, petiscos, tentações!

EDIÇÃO DE 02/03/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Já pensou fazer em casa – e com facilidade – entradas de restaurante? E aquele petisco delicioso do barzinho preferido? Acompanhe as receitas de hoje e veja quanto charme podem ter seus jantares, mesmo os do dia-a-dia.
Luciane Daux
Às colheradas
• Final de semana passado chovia na nossa cidade. Bateu aquela vontade de comer um doce e, sorrateiramente, segui a (excelente) indicação de um amigo: Casa de Chá Mayra Pauli, no bairro Santa Mônica. Adorei louças, decoração, atendimento e, principalmente, o cheesecake com frutas vermelhas e o chá “mil e uma noites” (foto), o capricho e cuidado evidenciado em tudo. Fica na Rua Cel. Maurício Spalding de Souza, 1020.
• Foi lançada nesta semana, em Blumenau, a 2ª SC Gourmet, que acontecerá naquela cidade de 18 a 21 de julho, na Vila Germânica. Estive na edição do ano passado e gostei muito da mostra, que traz o melhor da delikatessen, queijos, vinhos e gastronomia brasileiros. Programe-se!
• A temporada 2012 do Wine Bar da Enoteca Decanter iniciou ontem, dia 1º de março. Retornam, assim, as oportunidades de degustar vinhos especiais em taça, harmonizados com queijos, petiscos e pães. Sugestão: peça à Regina para te indicar um chardonnay, e peça uma taça, gelado na medida certa. Logo começamos a nos despedir do verão, para dar boas vindas aos vinhos tintos.

Marco Zero
500 entradas & petiscos
Susannah Blake, Editora Marco Zero, 2010. 288 páginas. R$ 44,90 na WWW.siciliano.com.br. Receitas de entradinhas, antepastos, patês e molhos, além de pratos orientais e de outras partes do mundo e saladas fantásticas. Com alguma das 500 opções você há de se identificar!
RMCOM
Bolinhos de bacalhau
Os ingredientes: um quilo de bacalhau dessalgado, meio quilo de batatas amassadas, um maço de salsinha picada, oito gemas de ovo e 100ml de azeite de oliva. Dessalgue o bacalhau de véspera. Cozinhe- o em fogo baixo, sem deixar ferver. Desfie e misture com os demais ingredientes. Molde os bolinhos e frite a 180°C. A receita é da chef Isabel Hagemann, do Boteco Zé Mané , em Coqueiros.

Ponto de Vista
Ostra Californiana
2 ostras in natura
2 colheres (café) de leite condensado
2 lâminas de manga sem casca
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1. Fatie a manga finamente e de tamanho um pouco menor que o formato da ostra.
2. Em uma panela, cozinhe as ostras rapidamente no vapor. Retire-as da panela, abra-as e coloque em cada ostra uma colher (café) de leite condensado, uma lâmina de manga e uma colher (sopa) de queijo parmesão ralado.
3. Levar para gratinar até dourar.
4. A receita, exclusiva para a Cozinha de Estar, é da chef Isabela Zanette, do Ponto de Vista Bar e Restaurante, na Praia Mole.
Luciane Daux
Figos com brie gratinados e presunto cru
Do meu caderno de receitas
6 figos roxos
60g queijo brie
60g presunto cru fatiado
30g nozes
1. Lave e corte cada figo em cruz, sem levar a faca até o final, deixando as partes unidas embaixo.
2. No meio de cada figo coloque uma noz e 1/6 do queijo.
3. Aqueça o forno na temperatura máxima. Coloque a grade o mais para cima possível e leve os figos para gratinar (até o queijo começar a derreter).
4. Quando tirar do forno coloque uma tirinha de presunto cru por cima e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu