Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

03/02/2011 - Churrasco vegetariano, sim, senhor!

EDIÇÃO DE 03/02/2012 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux
Ao invés de espetos, grelhas para churrasqueira, elétricas ou na boca do fogão acomodam bem legumes e queijos, que ganharão o tostadinho e sabor desejados num churrasco. E se a sua preferência recai mesmo sobre as carnes, as sugestões de hoje serão excelentes companhias.

Ano da Itália na Decanter
A Decanter Vinhos elegeu a Itália para ser homenageada em todas as ações de 2012. Iniciando esse trabalho, a tradicional Convenção Nacional de Vendas da importadora, que acontecerá em Blumenau de 08 a 10/2, será prestigiada pela presença de renomados chefs italianos. Palestras e degustações também terão o país da bota como tema central, além do debate sobre o planejamento estratégico para o ano que inicia.

Divulgação Lenha & Oliva
Sabores surpreendentes
Bem que eu tentei descobrir, mas receita de família não é revelada nem sob tortura. Polenta speciale (foto), recheada com queijo de cabra da Holanda é a entrada mais pedida no Lenha & Oliva Forneria, no Córrego Grande. As pizzas da casa são deliciosas (em especial a de abobrinha) e o ambiente muito agradável. Carta de vinhos com boas opções, destaque para o DV Catena Malbec.

Espetinhos de legumes
Coloque espetinhos de madeira de molho em água por uma hora. Corte cenouras, cebolas, batatas, cogumelos, berinjelas e tomates e pedaços do mesmo tamanho. Monte os espetinhos com os legumes, unte com azeite de oliva ou manteiga, salpique sal e alecrim (opcional), e leve à grelha até que fiquem macios.

jacobskitchen.worpress.com
Sobremesa de verão
Aproveitando que os pêssegos nacionais estão lindos e muito doces, faça uma sobremesa simples mas elegante. Lave bem os pêssegos, corte ao meio e gire as partes para soltar o caroço. Remova-o. Passe a parte da polpa de cada metade do pêssego no açúcar e coloque na grelha até caramelar. Está pronto, sirva sozinho ou com sorvete!

Jaden Hair Steamy Kitchen
Milhos com manteiga
À moda Americana, a receita é da chef americana Jaden Hair e é perfeita para os churrascos das férias.
6 espigas de milho com palha
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de salsinha picada
½ colher (chá) de wasabi (pasta de raiz forte)

1. Lave bem seis espigas de milho mantendo as palhas. Coloque-os de molho em água por 20 minutos.
2. Leve os milhos com a palha para a grelha da churrasqueira por 50 minutos no calor forte, altura média, virando-os de vez em quando.
3. À parte, amasse manteiga com raspa de limão, salsinha e o wasabi. Tire a palha do milho e coloque a manteiga temperada para derreter por cima e sirva.

Bassi
Palmito pupunha in natura*
1 tora de palmito pupunha in natura
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal a gosto
Papel alumínio para embrulhar

1. Envolva a tora de palmito pupunha em papel alumínio, cobrindo-a toda.
2. Faça o fogo na churrasqueira. Coloque o palmito na parte mais alta, uns 40 a 50 cm acima do fogo. Deixe assando por 2 horas.
3. Retire o palmito da churrasqueira, corte-o ao meio no sentido longitudinal, retire a polpa macia que fica no centro dele.
4. Tempere a polpa com a manteiga, suco de limão e sal a gosto e sirva.
5. As dicas são de Marcos Bassi.
6. * À venda em lojas gourmet e supermercados mais especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu