Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, outubro 14, 2011

14/10/2011 - Cozinhando com sucos

EDIÇÃO DE 14/10/2011 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,

por Luciane Daux

O uso de suco de frutas para cozinhar já é antigo. Tanto o abacaxi quanto o mamão têm enzimas que amaciam as carnes, além de emprestar-lhes sabor, por exemplo. E convenhamos, tudo fica mais gostoso e colorido: molhos com frutas vermelhas ou de maracujá enchem os olhos e despertam ainda mais o apetite. Na boca, uma surpresa levemente agridoce. Se você nunca usou, coragem, experimente! Tenho certeza que as receitas vão agradar e fazer bonito à mesa.

TheNutritionPost
Imperatriz Gourmet
Gourmets e gourmands da grande Florianópolis vão matar a curiosidade - e o desejo - de sabores diferentes. Abriu nesta semana a loja Imperatriz Gourmet, no piso térreo do Shopping Beiramar. No mix, produtos e serviços diferenciados com toques de inovação e praticidade, sem deixar de oferecer o básico do dia-a-dia aos clientes. São muitas novidades. Entre elas grande seleção de temperos e especiarias, cafés, delicadezas da doçaria francesa, aceto (vinagre) balsâmico envelhecido 30 anos, linha própria de pratos congelados - sem adição de conservantes e feitos à moda caseira - e a grande variedade de pães e sucos frescos.

Festas de outubro - Marejada
Uma das festas tradicionais deste mês em Santa Catarina é a Marejada, em Itajaí. O tema é a cultura portuguesa, mais especialmente a açoriana, base da colonização daquele município. Um dos pratos servidos é a Muvuca de Frutos do Mar, feita com peixe, marisco, camarão, polvo, lula, molho shoyo e tempero completo, sob responsabilidade do Lions Clube de Itajaí. Consulte o calendário das festa em WWW.santur.sc.gov.br

Divulgação
Objeto de desejo
Philippe Starck, o designer francês que assina ousados projetos de hotéis, cadeiras, motocicletas e até mesmo escovas de dentes criou, em 1990, um premiado espremedor de laranjas em inox, best seller até hoje. Tanto bom gosto e praticidade tiveram um desdobramento que adorei: a versão mini, muito chic, que vai à mesa e espreme limão. Na Roka Ideias e Objetos.

Eh!Morumbi
Molho para grelhados
Manga - Junte 2 xícaras (chá) de suco de manda, 2 colheres (sopa) rasas de açúcar, 200ml de creme de leite e sal a gosto e leve para ferver. Se desejar, acrescente lâminas de gengibre. Sirva quente sobre camarões, salmão ou frango grelhados.
De laranja - Leve para ferver uma xícara (chá) de suco de laranja com três colheres (sopa) de molho de soja até que evapore a metade do líquido. Desligue e junte duas colheres (sopa) de manteiga, batendo bem. Sirva imediatamente sobre peixes grelhados.

Bombay
Coxinhas da asa “spicy”
1 kg de coxinhas da asa de frango
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de molho de soja
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) suco de abacaxi
½ colher (chá) alho picado
1 colher (chá) de gengibre
½ colher (chá) pimenta dedo-de-moça picada
Sal a gosto

1. Misture todos os ingredientes e leve à geladeira para marinar por4 horas.
2. Asse em forno médio, pré-aquecido, por uma hora ou até dourar.

Hellmann’s
Lombo suíno ao molho de morangos
1 kg de lombo de porco
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de molho de maionese pronto
5 fatias médias de abacaxi sem casca
Molho:
8 morangos grandes fatiados
1 fatia média de abacaxi picado
5 colheres (sopa) de água
½ pimenta pequena dedo-de-moça sem semente
½ xícara (chá) de molho de maionese pronto

1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC).
2. Unte uma assadeira retangular média (33 x 23 cm). Reserve.
3. Tempere a carne com o sal, pimenta e suco de limão. Besunte com a maionese, coloque em assadeira untada e cubra com papel alumínio.
4. Leve ao forno médio pré-aquecido por 50 minutos. Retire o papel e deixe por mais 10 minutos ou até dourar. Reserve.
5. Em uma panela média, coloque os morangos, o abacaxi, a água e a pimenta. Cozinhe em fogo médio por 5 minutos ou até obter uma mistura cremosa. Retire do fogo, deixe amornar e liquidifique. Misture a maionese e use sobre a carne.
6. Fonte: Maionese Hellmann’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu