Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, setembro 30, 2011

30/09/2011 - Forno de microondas: um moderno senhor de 66 anos

EDIÇÃO DE 30/09/2011 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux

O microondas foi inventado por acaso por Percy Spencer, um técnico da empresa americana Raytheon, enquanto trabalhava no desenvolvimento de radares. O primeiro alimento cozido deliberadamente ali foi a pipoca, num processo patenteado em 8 de outubro de 1945. Em 1947 foi construído o primeiro forno de micro-ondas comercial (foto), o Radarange. Tinha 1,70 m de altura e pesava 340 kg. Confesso que sou uma daquelas (muitas) pessoas que, na maior parte do tempo, só se utiliza do microondas para aquecer a comida. Mas reconheço: é uma das maiores invenções que se tem notícia na cozinha desde que o homem conseguiu produzir fogo. É prático, ligeiro, seguro, evita sujar louças e panelas e ainda ajuda – e muito – a fazer refeições leves, com pouca ou nenhuma gordura.

Croissonho
Croissants artesanais
Com mais de 50 opções em croissant, a Rede Croissonho abriu lojas em Florianópolis e São José, respectivamente na Av Osmar Cunha e Rua Koesa. Produzidos de forma artesanal, os famosos pães franceses vêm acompanhados por recheios salgados ou doces, à escolha do cliente.

Dica de cozimento
As microondas são atraídas pela quantidade de umidade, açúcar ou gordura contidas nos alimentos. Assim sendo, alimentos com maior teor de umidade cozinham mais rapidamente do que os secos. Adicione um mínimo de água necessária para umedecer os alimentos, pois o excesso retardará o cozimento. Fure batatas, berinjelas, gemas de ovos e demais alimentos que tiverem peles ou membranas protetoras com palito, para permitir a saída dos vapores. (Dica de WWW.livrodereceita.com)

Crocante e sequinho
Forre um prato refratário com papel toalha. Coloque ali tiras de bacon, sem sobrepô-las, e cubra com outra camada de papel toalha. Ligue o microondas na potência máxima por dois minutos, aumentando, depois, 30 segundos por vez, até que o bacon fique pronto.

Microwave Recipes Cookbook
Peixe com cogumelos ao molho de soja
1 xícara (chá) de cogumelos picados (ou berinjela ou abobrinha)
1 tomate em rodelas
4 rodelas de limão siciliano
2 colheres (sopa) salsinha picada
4 colheres (sopa) de molho de soja
4 filés de peixe (linguado, pescada, congrio ou outro de carne firme)
2 xícaras (chá) vagem cozida no vapor
Sal a gosto

1. Misture os cogumelos com a salsinha e o molho de soja.
2. Coloque os filés de peixe em um recipiente de vidro temperado. Salgue.
3. Coloque uma rodela de tomate sobre cada filé e por cima os cogumelos picados.
4. Leve ao microondas por 4 a 6 minutos (dependendo da espessura do peixe) e sirva com o limão, acompanhado de legumes da sua preferência.

Macarronada Italiana
Legumes primavera
Chef Ézio Librizzi
4 berinjelas
1 pimentão vermelho e 1 amarelo
1 abobrinha
1 maço de brócolis cozido a parte com água e sal
2 folhas de louro
5 dentes de alho fatiados
100 ml azeite
3 cravos da Índia
Alecrim, manjericão, sálvia, orégano fresco, pimenta do reino, sal, azeite extra virgem temperado a gosto

1. Corte as extremidades das berinjelas, perfure-as com palito ou faca, salgue e coloque-as em pé por meia hora para escorrer parte do líquido e tirar parte do gosto amargo. Pique em cubos, retirando um pouco das sementes.
2. Retire as sementes e a pele dos pimentões e pique em tirinhas. Pique a abobrinha e os brócolis cozidos. Coloque todos os ingredientes e temperos em um recipiente de vidro, misture e leve ao forno microondas por cerca de 15 minutos, dependendo de cada forno.
3. Sirva como antipasto ou acompanhamento. “Depois de pronto, pode ser servido para acompanhar tanto um churrasco, quanto um belo tagliarini”, comenta o Chef Librizzi, proprietário da Macarronada Italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu