Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, agosto 26, 2011

26/08/2011 - Tudo à parmegiana!

EDIÇÃO DE 26/08/2011 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por Luciane Daux

A receita original é feita com berinjela, a parmigiana di melanzane, como dizem os italianos da região da Campania e Sicilia (Itália), de onde provavelmente o prato veio. A origem do nome é controversa, mas muitos dizem que vem do queijo parmesão, usado na receita. A parmegiana de carne já faz parte do cardápio do nosso dia-a-dia. Experimente outros sabores e modos de fazer, como a original - de berinjela, de abobrinha, ou mesmo a versão light, de frango.

Jantar com Chef Bassoleil hoje, em Florianópolis
O chef francês Emmanuel Bassoleil fará hoje jantar harmonizado na Vino! – loja de vinhos e bistrô. A partir das 21h, os participantes vão degustar pratos como lombo de bacalhau assado em cassoulet com rótulos previamente selecionados para a perfeita harmonização. “Esse jantar elaborado por Bassoleil reflete bem o conceito da loja: oferecer a nossos clientes uma experiência gastronômica inesquecível, com rótulos especialmente harmonizados”, esclarece Mônica Rabelo, proprietária da Vino!. O jantar custa R$ 180 por pessoa e estão no cardápio duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. Mais informações: 3333-1023. Pesquise pela tag Bassoleil no WWW.ndonline.com.br, e acesse a receita de bacalhau do chef . Releia entrevista exclusiva concedida ao ND em janeiro.

Shineart
A cura pelo vinho
Inaugurando o Ciclo 2011 de Palestras e Debates da Clínica Prevencórdis, na última 2ª feira o cardiologista Dr Mario Bressan falou sobre “A cura pelo vinho”. Após a palestra, a sommelier Regina Essenburg, da Decanter e Essen Vinhos, falou sobre vinhos franceses, e conduziu uma degustação de dois rótulos da região do Languedoc. “A questão não é mais se o vinho faz bem, e sim o porquê e como ele ajuda a reduzir o risco de ficarmos doentes.”, disse o Dr Bressan, que é também enófilo.

Casa Valduga
Joia do Vale dos Vinhedos
Em homenagem à matriarca da famiglia, a Casa Valduga lançou o Maria Valduga Brut Vintage 2006, espumante elaborado pelo método champenoise, segundo a tradição da região de Champagne, na França. Elaborado com 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, é muito elegante, com perlage fino e persistente. Ao nariz é frutado. Saltam os aromas de frutas em calda e uma surpresa: brioches amanteigados e pão delicadamente tostados. Bem francês, mas 100% brasileiro. Um luxo!

Bifes à parmegiana
Para fazer a parmegiana de carne, use bifes finos de alcatra, temperados. Passe-os pela farinha de trigo, ovo batido, farinha de rosca e frite-os em óleo abundante. Monte em um refratário: o bife à milanesa, molho de tomate, queijo mussarela e queijo parmesão, da mesma forma como na receita de berinjela. Leve ao forno para derreter e sirva.

Pioneer Woman
Parmegiana light de frango com castanha do Pará
2 filés (120 g cada) de peito de frango
1 colher (chá) de azeite (para pincelar)
4 castanhas-do-pará trituradas (ou 2 colheres/sopa de farinha de rosca de pão integral)
1 colher (sopa) de queijo parmesão light ralado
Suco de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 fatias de mussarela light
1 xícara (chá) de molho de tomate fresco
1 colher (chá) de orégano

1. Tempere os filés com o limão, o sal e a pimenta.
2. Pincele o azeite e polvilhe a castanha-do-pará (ou a farinha de rosca).
3. Forre uma assadeira com papel-alumínio e coloque os filés. Leve ao forno, pré-aquecido a 180oC, por 20 minutos ou até dourar.
4. Retire do forno, cubra com a mussarela e regue com o molho de tomate. Polvilhe o orégano e o parmesão.
5. Volte ao forno por 10 minutos ou até gratinar. Sirva com salada.
6. Receita de http://eatclick.wordpress.com

Donna Moderna
Parmegiana de berinjela
1 dente de alho amassado
1 cebola picada
2 berinjelas médias
250g de queijo mussarela em fatias
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
40 g de queijo parmesão ralado
400g de tomate sem pele e sem sementes, picado
Folhas de manjericão a gosto
Pitada de açúcar
Sal a gosto

1. Murche a cebola e o alho em fogo baixo, no azeite de oliva. Acrescente o tomate e deixe cozinhar em fogo baixo até obter um molho espesso. Acerte a acidez com o açúcar e acrescente o sal.
2. Corte a berinjela em fatias de ½ cm de espessura e salgue-as levemente. Se criar alguma água, seque com papel toalha.
3. Em uma frigideira anti-aderente, acrescente pouco azeite de oliva e grelhe as fatias de berinjela, aos poucos.
4. Faça a montagem colocando em uma forma camadas: berinjela, molho de tomate, queijo mussarela e o queijo parmesão ralado.
5. Leve ao forno até dourar e sirva.
6. Na Grécia, se acrescentarmos presunto fatiado ou carne moída às camadas, teremos a moussaka.
7. Ah! Essa receita fica maravilhosa substituindo a berinjela por abobrinha italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu