Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sábado, agosto 27, 2011

26/08/2011 - Jantar harmonizado com Emmanuel Bassoleil na Vino!: espetáculo de prazeres

Chef Emmanuel Bassoleil esteve em Florianópolis nessa sexta-feira, 26/8, fazendo jantar harmonizado na Vino!. Os proprietários Mônica e Elcio receberam um restrito grupo - formado por pessoas que conhecem e apreciam o mundo da enogastronomia - para esse encontro, que contou com a presença de Raphael Zanette, diretor da Vino!, de Curitiba.

Enquanto esperávamos a chegada de todos foi servido o Zardetto Prosecco Extra Dry. O Chef, sempre simpático e charmoso, circulava pela sala, conversando descontraidamente com todos. A noite de ontem foi um espetáculo de prazeres, em todos os sentidos. Veja por quê:

O serviço começou com um creme de milho aromatizado com baunilha. Uma brincadeira do Chef, servido junto com pipoca salgada. Se pipoca de cinema já é gostosa, imagina quando é o Bassoleil quem faz!



Luciane Daux
Na sequência, salada de legumes verdes e frutas secas com atum e foie gras ao molho teriyaki.  Para mim foi o melhor prato da noite. O atum no ponto perfeito e sobre ele uma bela fatia de foie gras. As frutas secas fizeram o contraponto, assim como o molho teriyaki. Quando o esperado seria um Sauternes, a harmonização foi arrojada: um aromático Viña Chocalan Malvilla Riesling 2009. Com toda aquela fruta que o riesling tem, fechou perfeitinho com a entrada.

Luciane Daux
O primeiro prato quente foi o lombo de bacalhau assado em "cassoulet" (veja a receita). Muitos "ohs"  na sala, nesse momento. Maravilhoso! É uma dessas alquimias que só assina quem tem a mão para a coisa, e é o caso. Ficou perfeito, o feijão cozido no ponto correto e o lombo de bacalhau macio e dourado. O vinho foi um Ken Forrester Petit Pinotage 2008, de sabor intenso e taninos macios, casou muito bem com os ingredientes.


Luciane Daux
Em seguida veio o risotto "Malbec" com rúcula, queijo coalho e linguiça de pato (feito com miúdos confitados, uma supresa os sabores). Receita simples e ao mesmo tempo sofisticada. Um toque picante e a harmonização com o Sentido de Neo fechou 100%.





LucianeDaux
O gran finale foi a opera de amêndoa, café e chocolate com sagu ao leite de coco e os petits fours e trufas (que não resistiram à nossa gula, por isso não tenho foto). Dispensa comentários além  de: divinos.

Élcio Gleizer, sócio da Vino! de Florianópolis, comenta os vinhos da noite:

Zardetto Prosecco Extra Dry - Veneto, Itália. Uva: Prosecco. Excelentes aromas de abacaxi, maçã e banana. Sabor deliciosamente fresco.

Viña Chocalan Malvilla Riesling 2009 - Valle de San Antonio – Chile. Uva: Riesling. Características: Aromático e agradável. Tem paladar complexo e leve. Curiosidades: Medalha de Prata no World Wine Awards de 2010


Ken Forrester Petit Pinotage 2008 - Western Cape – África do Sul. Uva: Pinotage. Características: A uva ícone da África do Sul cultivada em vinhedos orgânicos, origina um vinho de excelente preço x qualidade. Vinho de cor rubi intenso, brilhante e convidativo. Apresenta aromas de frutas muito maduras como cerejas e ameixas. Bom corpo, equilibrado e com taninos macios. Envelhecimento em tanques de aço inox. Ideal com massas com molhos de tomate, pizza, carnes assadas.


Sentido de Neo - Rioja, Espanha. Uva: Tempranillo. Vinho com aromas frutados e florais, notas lácteas e ligeiras especiarias. Saboroso e estruturado, vivo!

Agradecimento:
Vino!

Rua Barão do Batovi, 590 - Florianópolis/SC
48 3333-1023

Um comentário:

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu