Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, abril 29, 2011

29/04/2011 - Festival Brasil Sabor 2011

EDIÇÃO DE 22/04/2011 DO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por LUCIANE DAUX


Começou ontem e vai até 29 de maio, em 1400 restaurantes brasileiros, o maior festival gastronômico do planeta, realizado pela Abrasel. Na sua 6a edição, o objetivo é valorizar a “comida do lugar”. Em Santa Catarina, 59 restaurantes de sete cidades garantiram presença no Festival, Florianópolis entre elas. Os estabelecimentos participantes colocam no cardápio um prato especial com preço acessível. Além disso, esses terão um desconto de 50% em dias e horários definidos pelos estabelecimentos (verifique no Guia de restaurantes do Brasil Sabor, disponível nos restaurantes participantes ou no site da Abrasel).

Aprenda - ao vivo - a preparar os pratos
O espaço montado para os chefs prepararem os pratos inscritos no Festival, ao vivo, perante o público, será realizado, neste ano, no Beiramar Shopping. A Arena Gastronômica funcionará entre os dias 11 e 26 de maio, no vão central do Shopping.

Livro Segredos dos Chefs e Guia Brasil Sabor
Na sua versão 2011, o livro Segredos dos Chefs, que registra fotos e receitas dos pratos elaborados para o Brasil Sabor, estará à venda durante todo o Festival em livrarias do Estado e nos estabelecimentos participantes. O Guia Brasil Sabor, com informações sobre os restaurantes inscritos, além de foto e valor do prato e os dias e horários da promoção 50% de desconto, também estará à disposição do público. (foto divulgação)

Sergio Vignes
Difícil dizer qual o mais gostoso ...
... prato inscrito no festival. Na 3ª feira passada, a Abrasel SC fez o lançamento oficial do evento, e pude degustar algumas das receitas desta edição. Tenho certeza que todos estavam muito gostosos, mas provei somente alguns e posso recomendar: Truta dengosa (Casa do Chico), Arroz de frutos do mar (Ostradamus), Arroz de pato (Buffet Styllus), e Medalhas de Mignon ao Molho Kochkäse (Z Perri). Esse último (foto), surpreendente pelo sabor e a criatividade do Chef Rica Cubas e equipe. Consulte a lista completa no site www.brasilsabor.com.br/festival e veja duas receitas na coluna de hoje.

Cidade Gastronomia da Unesco
Aproveitando o lançamento do Brasil Sabor 2011, a diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, apresentou o projeto “Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia”, uma iniciativa daquela Associação com FAPESC, ABRASEL/SC, SEBRAE/SC e SANTUR, entre outras entidades. O projeto visa integrar a capital catarinense à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, como Cidade Gastronomia, incrementando o turismo qualificado, incentivo à formação especializada, produção de novos artefatos de suporte e agregação de valor à gastronomia local, gerando novas possibilidades de negócios com intercâmbios nos diversos segmentos e contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da cidade.

SERVIÇO
O que: Festival Brasil Sabor
Quando: De 28 de abril a 29 de maio
Onde: Em todo o território nacional
Mais informações: www.brasilsabor.com.br/festival

Sergio Vignes
Truta dengosa – R$ 62,50 para duas pessoas
Casa do Chico
800 g de filé de truta
100 g de molho crosta de pimenta-limão
100 g de palmito
50 g de manteiga
50 g de brócolis chinês
50 ml de creme de leite
150 g de arroz
30 g de alho
100 ml de azeite de oliva
1 limão
1 pimenta dedo de moça
sal e pimenta branca a gosto

1. Molho Crosta: Numa travessa, misture o limão, a pimenta dedo de moça cortada em cubos pequenos, o alho picado, azeite de oliva, sal e reserve.
2. Limpe as trutas, enxague-as sob água corrente e seque-as com papel toalha. Tempere os filés com sal e pimenta e reserve.
3. Coloque os filés para grelhar cerca de 10 minutos de cada lado. Ao virar, acrescente o molho de pimenta e limão e termine de grelhar.
4. Numa frigideira, aqueça bem a manteiga, acrescente os palmitos e salteie-os até dourarem.
5. Para o arroz de brócolis, junte o arroz e brócolis já cozidos em uma frigideira, acrescente manteiga, o creme de leite e refogue. Sirva quente com a truta rodeada pelos palmitos.

Sergio Vignes
Pork Ribs e Jacket Potato – R$ 41,90 para duas pessoas
Didge Steakhouse Pub
900 g de costelinha de porco
150 g de cebola média
2 folhas de louro
5 dentes de alho
200 ml de vinho branco
200 ml de água
½ maço de salsinha
½ maço de manjericão
sal a gosto pimenta do reino a gosto
2 limões
200 g de molho barbecue

1. Tempere a costelinha com sal, pimenta do reino, suco de limão e reserve. Marinada: bata todos os demais ingredientes no liquidificador, exceto o molho barbecue
2. Coloque a costelinha numa travessa refratária, cubra com a marinada, feche com filme plástico e leve à refrigeração por no mínimo 24 horas.
3. No outro dia, pré-aqueça o forno a 180 °C por 10 minutos. Enquanto isso, monte uma forma com uma grelha dentro, coloque 1 copo de água no fundo da forma e posicione a costelinha sobre a grelha. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno baixo com a porta semi-aberta (colocar uma colher na porta do forno para não fechar totalmente) e asse por 3 a 4 horas ou até a carne soltar do osso.
4. Sirva com o molho barbecue e a batata Jacket Potato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu