Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, março 18, 2011

Degustação de vinhos do Alentejo no Emporium, neste sábado

Com texto de Cida Bortoluzzi

Hoje em dia os vinhos são bem mais apreciados na primavera/verão, do que no passado. Os estudos, experimentos e tecnologias possibilitaram o surgimento de novas e modernas versões de exemplares para serem degustados nas estações mais quentes do ano, mudando assim, os hábitos de consumo. Mas, é claro, que no outono/inverno os vinhos são as vedetes dos apreciadores desta bebida que inclusive faz bem à saúde.

Em contagem regressiva para a temporada de verão, que encerra nos próximos dias, na segunda-feira/ 21 de março, a delicatessen do Emporium Bocaiúva tem o prazer de receber a visita do premiado e renomado enólogo português, Eng. Paulo Laureano.

O proprietário da conceituada Vinícola Paulo Laureano Vinus, que está de passagem pelo Brasil, marca presença na loja do Emporium neste sábado, dia 19, das 11:30h às 13h, para receber os apreciadores de vinhos que desejem experimentar e conhecer um pouco mais sobre os rótulos que ele produz em terras portuguesas e que temos a satisfação de comercializar em nosso bar e delicatessen.

Sobre o Alentejo
Os alentejanos têm espaço para viver e são felizes na sua terra. Estes fatores contribuem para que a emigração seja muito pequena, o que explica porque o Alentejo é pouco conhecido no exterior. Portugal foi conquistado do Norte para o Sul. Quando os conquistadores ultrapassaram o maior rio português, o Tejo, que deságua em Lisboa, disseram “Além do Tejo” e assim se originou a palavra Alentejo. O Alentejo é a região mais pobre economicamente de Portugal. Representa 30% da área, mas tem apenas 5% da população do país. As atividades básicas são a agricultura e o turismo.

O Alentejo é o maior produtor mundial de cortiça, matéria-prima da melhor vedação das garrafas de vinho: a rolha. O sobreiro, a árvore que produz a cortiça, é uma metáfora do “tempo” e da “tradição” alentejanos: lentamente, por nove anos, a cortiça envolve o seu tronco até ser extraída. Assim é no Alentejo: tudo se faz sem pressa. Uma grande virtude quando se trata de produzir bons vinhos!

A capital, Évora, é Patrimônio Histórico da Humanidade, tombada pela UNESCO. Do Alentejo vêm os tapetes de Arraiolos e os belos mármores de Estremoz.

Fonte:www.alentejana.com.br

Paulo Laureano
Nasceu em Alter do Chão, no Alentejo, e formou-se em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora. Fez pós graduação em Enologia e vários cursos em Portugal, Espanha e Austrália. Foi professor da Universidade de Évora no período de 1993 a 2003.

Atualmente desempenha as funções de Enólogo ou consultor em Enologia em 12 produtores engarrafadores de vinhos portugueses. Entre estes produtores podemos destacar a Paulo Laureano Vinus e Herdade do Mouchão. Com esta visão muito particular da consultoria técnica de vinhos, Paulo Laureano é hoje um dos vultos incontornáveis da enologia portuguesa. Rigoroso e metódico no trabalho, a cada ano vem adicionando ao seu

currículo novos vinhos de alta qualidade, contribuindo de forma consistente para a riqueza enológica portuguesa. Como reconhecimento à sua brilhante carreira como enólogo, o Eng. Paulo Laureano ganhou o prêmio de “Enólogo do Ano”, em 2004, da Revista de Vinhos portuguesa. Além de ser considerado um dos mais conceituados enólogos de Portugal, o Eng. Paulo Laureano tem um ótima didática e gosta de responder todas as questões dos enófilos que assistem às suas palestras. Por isso aproveite e esclareça todas as suas dúvidas sobre as castas e os bons vinhos do Alentejo.

A Vinícola
Enólogo: Eng. Paulo Laureano /Região: Alentejo/Sub-região: Vidigueira

A Paulo Laureano Vinus é um projeto familiar que teve início em 1999, com uma pequena vinha junto a Évora (Vinea Maria’s) e que ganha maior impacto a partir de 2006, com a aquisição de 75 hectares de vinhedos na emblemática região alentejana da Vidigueira, num “terroir” muito especial, capaz de dar uma maior identidade e personalidade aos vinhos. Neste local foi instalada a sede e a produção integral dos seus exemplares. O sucesso da marca estruturada nos vinhos Paulo Laureano Clássico, Paulo Laureano Premium e Paulo Laureano Reserve, levou a ampliação da área dos vinhedos. O encepamento privilegia exclusivamente as castas portuguesas, com destaque para as uvas brancas Arinto, Roupeiro e Antão Vaz, esta última um verdadeiro “ex-libris” desta região e para as tintas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Tinta Grossa, uma verdadeira raridade do patrimônio vitícola alentejano.

Os vinhos mais jovens e irreverentes, de prazeiroso e fácil consumo, desenham a linha Paulo Laureano Clássico. Uma maior complexidade e profundidade associada a fermentação ou estágio dos vinhos em barricas de carvalho francês, surge na linha Paulo Laureano Premium.

Vinhos mais desafiantes, para momentos mais especiais e gastronomia mais requintada. Aos vinhos Paulo Laureano Reserve está associada uma procura e seleção de uvas mais concentradas, em vinhas velhas e com pequenas produções, capazes de desenharem vinhos únicos para os mais exigentes consumidores. Longos estágios em barricas de carvalho francês de algumas das melhores tanoarias mundiais, realçam a riqueza e elegância destes vinhos.

Além das linhas acima citadas, a vinícola produz sempre que possível, alguns vinhos com edições muito limitadas, na maioria das vezes com menos de 3.000 garrafas. Como exemplo, da categoria ultra premium podemos citar o Paulo Laureano Alicante Bouschet, Paulo Laureano/Laura Regueiro, Paulo Laureano Alicante Bouschet, Paulo Laureano Selectio Tinta Grossa, Dolium Reserva Tinto By Paulo Laureano e Paulo Laureano Reserve Vinea Julieta Talhão 24.

Como reconhecimento à sua brilhante carreira como enólogo, o Eng. Paulo Laureano ganhou o prêmio “Enólogo do Ano”, em 2004, da Revista de Vinhos, ao qual tem adicionado sucessivas distinções ao longo dos últimos anos.

Emporium Bocaiúva
Rua Bocaiúva, 1901- Centro- Florianópolis/SC.
Fone: (48) 3224-1670
Site: www.emporiumbocaiuva.com.br
e-mail: gerencia@emporiumbocaiuva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu