Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

04/02/2011 - Bem gelado: sorvete para espantar o calor

EDIÇÃO DE 04/02/2011 DO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,

por LUCIANE DAUX

Acervo pessoal Beto Cintra/Divulgação
Ai, que calor! Vontade do sorvete de butiá lá da Cocota, senhora absoluta do famoso bombom de sorvete Chic Chic, precursor do Eskibon. Tudo era delicioso: a banana split, os milkshakes do “seu” Didi, você se lembra? Encostado naquela mureta, todo mundo paquerou, um dia. Nossos pais, nós. A sorveteria não existe mais, e as receitas são inviolável segredo da família. Ali no lugar, na Rua Bocaiuva, há um prédio com o sobrenome da família: Garofallis. Na memória da nossa Florianópolis, a lembrança daqueles tempos e sabores sempre existirá. Tudo isso para dizer que hoje é dia de sorvete na nossa cozinha, com receitinhas para você fazer em casa!

Cozinha de Estar visita Pão e Vinho neste sábado
No programa Pão e Vinho deste sábado, serei a convidada de João Lombardo. Vamos “falar” do Piemonte (região noroeste da Itália) a quatro mãos. Recentemente estivemos por lá, no ICIF – Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros, João estudando enologia e eu, gastronomia. Faremos cinco receitas, todas harmonizadas pelo competente anfitrião, que é sommelier. Neste sábado, às 20h30m, na Record News. Domingo às 10h30 e 20h30 no Canal 20.

Bassetti/Divulgação
Rótulos catarinenses
Cresceu para 17 o número de vinícolas de altitude com vinhos no mercado nacional. A Villaggio Bassetti, vinícola boutique que começou a formar vinhedos em 2005, lança no mercado quatro rótulos: os Villaggio Bassetti Sauvignon Blanc 2009 e Rosé 2009 (foto), o Merlot/Cabernet Montepioli 2009 e o premium Cabernet Sauvignon Primiero 2008. Com isso, o número de rótulos de vinhos de altitude já chega a quase 150. Um grande avanço para a moderna vitivinicultura de Santa Catarina.

Calda de chocolate
Coloque num refratário pequeno um tablete de chocolate meio amargo, duas colheres (sopa) de manteiga e seis colheres de água. Leve o refratário ao banho-maria e misture os ingredientes até obter uma calda homogênea. Use quente.

Calda de frutas vermelhas
Pique uma xícara e meia (chá) de morangos e frutas vermelhas (amoras, framboesas, mirtilos) e leve ao fogo com uma colher (sopa) de açúcar, até que esse tenha dissolvido. Use sobre sorvetes ou tortas.

La Mole/Divulgação
Sorvete de caqui
Use essa receita como base para sorvetes de outras frutas, substituindo o caqui por morangos ou mamão, por exemplo.
1 lata de leite condensado
6 caquis moles
1 lata de creme de leite
a mesma medida (da lata) de leite integral
caqui picado para decorar

1. No liquidificador, bata os caquis com o leite condensado, o creme de leite e o leite.
2. Despeje em um recipiente e leve ao freezer por cerca de 2 horas. Retire e bata novamente no liquidificador (quanto mais o sorvete for batido no liquidificador após congelado, menores serão os cristais de gelo e o resultado será um sorvete ainda mais cremoso). Leve ao freezer até endurecer.
3. Sirva com pedaços de caqui.
4. Fonte: WWW.nestle.net.br

Hunger Hunger/Divulgaçao
Com calda de caramelo
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
1 lata de creme de leite
3 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar
3 unidades de clara de ovo

Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de água

1. Faça uma calda escura com o açúcar e a água. Espalhe a calda nas paredes de uma forma de pudim grande ou forminhas individuais de petit gateau (foto). Reserve.
2. Leve ao fogo o leite condensado com o leite e as gemas, mexendo sem parar. Quando ferver e engrossar levemente, desligue. Reserve e deixe esfriar e junte o creme de leite.
3. Bata as claras em neve com o açúcar e acrescente ao creme já frio.
4. Coloque o creme na forma caramelizada e leve ao freezer ou congelador por 12 horas.
5. Para desenformar, passe rapidamente o fundo da forma na boca do fogão e vire sobre uma travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu