Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

domingo, novembro 28, 2010

26/11/2010 - Mais cores!

EDIÇÃO DE 26/11/2010 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA,
por LUCIANE DAUX


Quanto mais colorido o prato, melhor - é o que dizem os nutricionistas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que pelos menos cinco porções de frutas, legumes e verduras sejam consumidas diariamente. Procure mesclar vermelho, laranja, roxo, verde e branco, pois cada cor significa funções diferente do alimento. Para animar a criançada, faça gelatina de frutas e peça ajuda à petizada na hora de cortá-la. Afinal, um prato colorido é sempre mais apetitoso!



Soda italiana (foto Diskando)
Água com gás com sabor e aroma de frutas. Essa é a soda italiana, que vem conquistando cada vez mais apreciadores. Opção mais saborosa e menos calórica que os refrigerantes, tem em média 70 calorias. Lembra aquele nosso antigo “capilé”? Pois é, só que mais elegante.

Arroz colorido todos os dias
Para variar, basta trocar de legume. Num dia, liquidifique uma beterraba crua e misture na água de cozimento do arroz. No outro, você faz a mesma coisa com a cenoura, ou com folhas de espinafre, e assim vai variando e acrescentando nutrientes e cor à mesa da família!

Tartar colorido de legumes (foto WWW.veggiebelly.com)
½ repolho roxo ralado
500g de cenoura cozida em cubinhos
½ pé de couve-flor cozida e picada
600g de tomates sem sementes em cubinhos
100g de cebolinha verde picada
½ xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto

1. Refogue separadamente a cenoura, couve-flor e o repolho roxo em azeite de oliva, até que fiquem bem macios. Use sal e pimenta e deixe esfriarem.
2. Misture os cubinhos de tomate com a cebolinha verde picada.
3. Use um aro ou monte em camadas os legumes colocando: uma camada de repolho, outra de tomate, uma de couve-flor, outra de tomate, e finalize com as cenouras em cubinhos.
4. Bata o suco de limão com o azeite de oliva, junte sal e pimenta do reino e sirva sobre o tartar de legumes e uma salada verde.

Mosaico de gelatina (foto divulgação)
1 caixa de gelatina sabor limão
1 caixa de gelatina sabor morango
1 caixa de gelatina sabor abacaxi
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina sem sabor incolor
1/2 xícara (chá) de água fria

1. De véspera, prepare as gelatinas, separadamente, conforme as instruções de embalagem. No dia seguinte, corte em cubos.
2. À parte, dissolva a gelatina sem sabor na água fria. Leve ao microondas por 15 segundos ou até desmanchar, e bata no liquidificador com o creme de leite e o leite condensado.
3. Coloque os cubos de gelatinas coloridos em uma forma funda untada e molhada. Despeje por cima o creme de leite condensado.
4. Leve para a geladeira por 6 horas, no mínimo, e desenforme.
5. Mais nutritiva: substitua as gelatinas por sucos naturais, acrescentando 1 sachê de 12g de gelatina a cada 500ml de suco.
6. Você pode também diminuir bem as calorias, trocando as gelatinas por diet e o creme de leite e leite condensado por light.

Um comentário:

  1. Olá,
    Adorei o blog, acabei de conhecer.. muito bom,
    Amei a ideia do tartar colorido! :D
    Parabéns pelo blog!
    =*

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu