22/10/2010 - Do outro lado do Brasil!
EDIÇÃO DE 22/10/2010 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por LUCIANE DAUX
(foto Esdras Nobre)
(foto Esdras Nobre)

Fazendo carne de sol em casa
Apesar do nome, essa carne não precisa ir ao Sol. Para preparar a verdadeira carne de sol potiguar em casa, escolha a carne de sua preferência. Sugiro coxão mole ou alcatra. Corte em pedaços de aproximadamente 1 kg (quanto mais magra a carne e mais alto o seu corte, melhor). Passe sal fino de cozinha em toda a sua volta e coloque na geladeira em um recipiente aberto. Três vezes ao dia, por três dias, vire a carne e escoe o líquido. Pronto, agora é só aplicar na receita que você escolher, sem necessidade de reidratar ou dessalgar.
A diferença reside basicamente na técnica de preparo. Todas são feitas com carne bovina, sendo que a carne de sol, depois de cortada, é ligeiramente salgada e deixada em locais cobertos e bem ventilados. A secagem é rápida, formando uma espécie de casca protetora que conserva a parte de dentro da carne úmida e macia. Já a carne seca é esfregada com mais sal e empilhada em lugares secos. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação. O charque, típico da região Sul do Brasil, é preparado de modo similar ao da carne seca. O diferencial está na maior quantidade de sal e de exposição ao sol ao qual o charque é submetido, o que lhe garante uma maior durabilidade. (fonte: SIC – Serviço de Informação da Carne)
Forró para todos (reprodução Werner)
Segundo diz o povo potiguar, a nomenclatura “Forró” (música e ritmo popular locais) vem do hábito dos americanos, que durante sua estada na cidade, chamavam os bailes abertos ao público com o nome de “for all” (para todos). De “for all” para “forró”, foi literalmente um passo. Embora tenha sido divulgado por um pernambucano, Luiz Gonzaga, o ritmo domina todo o nordeste brasileiro.
1 kg de carne de sol
2 cebolas em rodelas finas
6 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou a tradicional)
300ml de nata
200ml de leite
1. Corte a carne de sol e pedaços menores e leve para cozinhar com um pouco de água na panela de pressão, por 40 minutos. Deixe esfriar e desfie. Reserve.
2. Aqueça a manteiga e junte as cebolas e a carne desfiada. Refogue em fogo baixo até a cebola murchar bem.
3. Junte o leite e espere ferver, então acrescente a nata.
4. Acerte o sal e sirva com arroz, pão ou tapioca.
Camarão ao gergelim (foto Camarão Potiguar)
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 gema
1 clara
100 ml de leite
1 colher (sopa) de azeite d eoliva
1 colher (sobremesa) de sementes de gergelim
Sal a gosto
Óleo de soja para fritar
1. Dissolva a farinha com o leite, o azeite de oliva, as sementes de gergelim, sal e a gema. Deixe a massa descansar na geladeira por uma hora.
2. Depois desse tempo, bata a clara em neve e incorpore-a à massa.
3. Aqueça o óleo de soja.
4. Seque os camarões em papel toalha e passe-os um a um na massa.
5. Leve para fritar no óleo quente. Quando dourarem, retire e escorra.
6. Sirva comum risoto de ervas frescas e legumes.
7. Rendimento: 4 porções .
Comentários
Postar um comentário