Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, novembro 05, 2010

05/11/2010 - Doces bárbaros

EDIÇÃO DE 05/11/2010 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA
Por LUCIANE DAUX
(foto Apartment Therapy)
Gelado, de colher, de mesa, ainda quente na panela, não há quem resista a um doce. Falando há pouco com amigas sobre o tema da coluna de hoje, exclamações das mais variadas permearam a conversa, cada uma - e todas ao mesmo tempo - dando uma receita diferente (uma delas é a Gelado Branco). As conclusões foram extraordinárias. Primeira e mais importante: não há mal humor que dure na presença de um bom doce. Assim sendo, as duas receitas de hoje são facílimas de fazer. Use-as com moderação – como o açúcar deve ser usado - e mantenha o bom humor!






Doces X TPM (foto divulgação)
“Na TPM, as mulheres sofrem alterações hormonais muito fortes. Uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do prazer”, explica o médico endocrinologista e homeopata, Jupiter Villoz Silveira. Angústia e grande ansiedade são sintomas da falta dessa substância no organismo. “Uma das coisas que ajuda a elevar as taxas deste hormônio é o doce. Por isso, comer chocolate traz alívio imediato.” Mas não se engane, pois esse alívio dura pouco.. “Cerca de 40 minutos após o consumo do doce, a serotonina começa a cair drasticamente, fazendo a pessoa sentir vontade de ingerir mais açúcar e em maior quantidade”, observa o médico. Portanto, a solução pode estar em buscar outras atividades que relaxem e promovam a produção desse hormônio, como a prática de exercícios, e não no consumo excessivo de açúcar.

História da música (foto Philips)
Após fazerem juntos o show "Doces Bárbaros",Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia formaram o quarteto baiano mais famoso da história da MPB. A estréia foi no dia 24 de junho de 1976, no Anhembi (SP). Em turnê, o grupo veio ser apresentar em Florianópolis no dia 7 de julho daquele ano, quando Gilberto Gil e o baterista Chiquinho Azevedo foram presos na nossa cidade, por porte de maconha. O show voltou a ser apresentado no Canecão (RJ), onde permaneceu em cartaz durante dois meses, batendo o recorde de bilheteria da época. O LP que leva o nome do grupo, gravado em 1976, ainda hoje é considerado uma obra-prima da música brasileira.
Borbulhante (foto Domno)
Que bebida vai bem com doces? Uma delas é o espumante. O .Nero Extra Brut, da Domno, recebeu o prêmio Ouro na 1ª Avaliação de Espumantes no Mercado Brasileiro, promovida pela Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis, SC. O espumante é produzido no Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha e é um corte de 60% de Chardonnay, 30% de Pinot Noir, 10% de Riesling e apresneta excelente relação custo-benefício.

Ambrosia de laranja (foto divulgação)
1 litro de leite.
8 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de suco de laranja

1. Bata os ingredientes no liquidificador, exceto os cravos da Índia.
2. Numa panela, leve tudo para ferver, acrescentando os cravos.
3. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 1h30m, mexendo de vez em quando.
4. Sirva gelado.

Gelado Branco (foto divulgação)
1 pacote de gelatina sem sabor (seis folhas)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (pode ser com soro)
4 claras em neve
1 coco fresco ralado (ou meio pacote de coco hidratado, congelado e ralado)
1 copo de água

1. Hidrate a gelatina conforme recomendação da embalagem. Esprema, junte um copo de água e leve ao fogo baixo até desmanchar, sem ferver. Reserve
2. Bata no liquidificador o leite condensado com o creme de leite e a gelatina desmanchada. Reserve.
3. Bata a claras em neve. Vá misturando às claras, aos poucos, o creme batido e o coco ralado.
4. Coloque numa taça grande e bonita e leve à geladeira para endurecer por 8 horas antes de servir.
5. Essa receita é da leitora Angelita Emília Koerich, ela também uma louca por doces. Ela sugere que se sirva esse doce com Baba de Moça, feita a base de gemas e açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu