Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, agosto 13, 2010

13/08/2010 - Receitas para uma sexta feira 13 (e de agosto!)

EDIÇÃO DE 13/08/2010 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por LUCIANE DAUX

 (foto sounatural.com)
“Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay” (eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem). Há séculos as pessoas temem a sexta-feira, 13. Se for em agosto, pior ainda! Bem, é hoje. Melhor desviar dos gatos pretos, fazer figa, bater na madeira. Pode ser superstição, mas na dúvida, escolhi para hoje receitas com alho, pois além de – dizem – combater o mau olhado e os vampiros, é um dos ingredientes mais versáteis da culinária. Presença forte na cozinha mediterrânea e provençal, também tem comprovada eficiência fitoterápica. E para descascá-lo, uma dica excelente: separe os dentes de alho e leve ao microondas por 15 segundos. A pele soltará facilmente. Ah! E na dúvida, hoje é melhor sair de casa carregando pelo menos um dentinho dele na bolsa, não é?

Você sabia?
A utilização do alho como fitoterápico ou como alimento funcional remonta à antiguidade. Há indícios de seu uso no Antigo Egito, na Grécia (onde era conhecido como “rosa de mau cheiro”) e na Babilônia, há mais de 5 mil anos. Documentos chineses de 3 mil anos, anotados por Marco Polo, falam do uso medicamentoso do alho para desintoxicação. Foi Hipócrates o primeiro a descrever com detalhes o uso terapêutico do alho, como diurético e laxante. Plínio e Galeno, médicos romanos, também o utilizavam para o tratamento de infecções intestinais, problemas digestivos, pressão alta, senilidade e impotência. (Fonte:Prof Luiz Azar - Unirio)

Alho assado (foto Tia Nguyen)
Muito versátil, o alho assado serve como tempero (para fazer o hommus, por exemplo), ou como pasta, sobre uma torradinha. Quando feito dessa forma, o sabor muda completamente, tornando-se suave e adocicado. Experimente! Tire a pele externa da cabeça de alho, cuidando para manter os dentes todos unidos. Corte uma “tampa” da cabeça. Sobre uma folha de papel alumínio, coloque a cabeça de alho. Salpique sal, pimenta do reino, azeite e coloque a erva da sua preferência (opcional). Embrulhe bem. Leve ao forno alto por 45 minutos. Deixe esfriar. Para retirar a polpa do alho, basta apertar e a mesma sairá com facilidade da pele.

Aulas gratuitas com grandes chefs (foto divulgação)
Os chefs Fabrice Lenud (foto), Erick Jacquin, João Leme e José Barattino são alguns dos representantes da alta gastronomia, que estarão presentes ao 3º Neumarkt Gourmet, em Blumenau, entre os dias 16 e 19 de agosto. Serão ministradas aulas gratuitas, onde os participantes poderão aprender técnicas e receitas da alta gastronomia e receber dicas especiais sobre ingredientes, apresentação dos pratos e até mesmo curiosidades sobre a origem das receitas. O evento é parceria entre o Shopping Newmarkt e o curso de Gastronomia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mais informações pelo fone: (47) 8807- 0391.
Serviço:
3º Neumarkt Gourmet
Local: Shopping Neumarkt - Blumenau
Data: 16 a 19 de agosto
Inscrições: gratuitas, pelo www.neumarktgourmet.com.br

Sopa de alho
 (foto BFeedMe)
1 cebola picada
10 dentes de alho picados
½ litro de leite integral
½ litro de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Salsinha para enfeitar
Torradinhas

1. Leve a cebola e o alho para murcharem em fogo baixo, na manteiga. Não deixe que dourem. Se preferir, use o alho assado, conforme receita nesta página.
2. Polvilhe a farinha de trigo e refogue rapidamente.
3. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
4. Acrescente o caldo de legumes e deixe levantar fervura e engrossar ligeiramente.
5. Bata o creme no liquidificador.
6. Sirva a sopa salpicada com salsinha e acompanhada das torradas.
7. Rendimento: 4 porções médias.

Frango aos 40 alhos
 (foto Foohta)
1 frango cortado em pedaços grandes
Tomilho e alecrim a gosto
3 folhas de louro
½ xícara (chá) de azeite de oliva
40 dentes inteiros de alho com a pele
½ litro de caldo de galinha
Sal e pimenta-do-reino preta

1. Misture todos os ingredientes ao frango, exceto os dentes de alho e o caldo de galinha. Deixe tomar gosto por 1 hora.
2. Em uma panela de fundo largo, aqueça o azeite de oliva e leve o frango em pedaços para dourar, junto com todos os temperos.
3. Quando dourar, retire e reserve o frango.
4. Agora leve à mesma panela os dentes de alho com a pele, e refogue em fogo baixo até dourarem levemente.
5. Junte os pedaços de frango grelhados e o caldo de galinha. Tampe e cozinhe por uma hora, acrescentando água de necessário.
6. Retire o frango cozido e reserve. Retire e despreze o louro.
7. Apure tudo o que ficou na panela e passe por uma peneira, inclusive o alho. Nesse momento, ele vai sair da pele e estará pastoso.
8. Sirva o frango com esse molho.
9. Rendimento: 4 porções.

Um comentário:

  1. Menina,fiquei hiper curiosa comessa sopinha!!!
    Tava com saudades
    Bjus da Paula

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu