Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

quarta-feira, junho 30, 2010

25/06/2010 - Tudo junto e misturado

EDIÇÃO DE 25/06/2010 DA COLUNA COZINHA DE ESTAR/JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, por Luciane Daux


 (foto divulgação)
Presente em quase todas as cozinhas, em especial a chinesa, tailandesa, alemã, e americana, a mistura de sabores também faz sucesso em terras verde-amarelas. Feijão com banana, laranja com feijoada, carne assada com abacaxi e queijo com goiabada fazem parte da nossa cultura gastronômica. Cada um tem a sua preferência - você certamente tem a sua. Por mais extravagante que possa parecer, o importante é que a combinação seja agradável e apetitosa!

5 ou 6 gostos?
Paladar e olfato em conjunto trabalham para que possamos reconhecer e apreciar os sabores, combinando informações sensoriais da língua e também do nariz. Somos capazes de distinguir 5 (ou 6, alguns dizem) gostos básicos, ou seja são independentes, não podendo ser criados através da combinação de outros sabores. São eles: salgado, azedo, doce, amargo, umami e já se fala no sabor aquoso. O umami, embora poucos se dêem conta, é o sabor de certos amino-ácidos como o glutamato monosódico, um “realçador “ do sabor, muito presente na cozinha oriental. Foi descoberto e catalogado em 1908 por um químico japonês, Dr. Kikunae Ikeda. Já o aquoso é mais recente: já se provou que possuímos receptores gustatórios específicos para a água.

Para ler
(foto divulgação)
Sentidos à Mesa - Saberes Além dos Sabores. Editora Rosari, 2010, 112 páginas. A autora, a florianopolitana Sandra Ramalho Oliveira, sempre muito articulada e inteligente, com texto fácil e agradável mostra que “apreciar uma refeição - em casa, sozinhos ou com a família, ou no restaurante (lugar onde restauramos nossas forças) acompanhados dos melhores amigos, envolve muito mais coisas do que se imagina”. R$ 39,90 em http://www.americanas.com.br/



Sabores da memória (foto Ping Pong)
“Nossa última saborosa experiência foram as comidinhas chinesas do Ping Pong, restaurante de Londres que abriu filial em São Paulo. O grande barato lá é provar pequenas porções de cada prato, que eles chamam de dim sum. Iniciamos por um caldo de coco levemente picante, com wanton de frango, seguido pelos steameds, que são pratos feitos no vapor e servidos em cambucas de bambu. Por exemplo, o Har Gau, feito com camarão e broto de bambu, dentro de uma massa fina branca.
O sabor mais especial foi agridoce: Vegetable&chicken puff, que é massa folheada com recheios de legumes soutée e mel, e frango com mel. De sobremesa, os sorvetes de gengibre, lichia e canela. Além de drinks exóticos, como Lychee and Roses (smirnoff red, pétalas de rosas, limão e suco de lichia), pudemos provar os chás de flores, que são um show à parte, com a flores se abrindo dentro das taças. Um visual super especial.” Giovani e Tais Bonetti, arquitetos

Para colecionar
Frango Thai
(foto Joaquim Araujo)
(Luciane Daux)
1 kg de filezinho de peito temperado
150 g de castanha de caju picada
150 g de bacon frito
250 g de batata palha
1 cebola picada
150 g de coco ralado
250 g de creme de leite
1 colher de sopa de curry em pó
300 g de manga em dadinhos
100 g de manteiga
3 tomates liquidificados

1. Derreta a manteiga e nela frite a cebola até ficar transparente. Junte os filezinhos inteiros e refogue.
2. Acrescente os tomates liquidificados e deixe cozinhar até engrossar. Junte o creme de leite e o curry. Deixe ferver por 5 minutos e sirva imediatamente.
3. Sugestão: Acompanhe com castanha de caju picada, bacon frito, batata palha, coco ralado e arroz branco
(fonte: http://www.tyson.com.br/)

Bruschetta de presunto cru e manga ao azeite de açafrão  (foto Ricardo Caldas)
(Chef Ricardo Caldas)
4 fatias de pão baguette cortadas na horizontal
4 fatias médias de presunto cru
8 galhinhos de folhas de agrião fresco
8 lâminas de manga madura
Pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva aromatizado com ervas e açafrão (para decoração)
Redução de vinho tinto para decoração

1. Regue as fatias de pão com o azeite de açafrão dos dois lados. Leve-as ao forno por 5 a 8 minutos. Logo que estiverem com uma aparência dourada e crocante, retire do forno e coloque-as no prato de servir.
2. Sobre cada fatia de pão coloque uma lâmina de manga e um galhinho de agrião.
3. Enrole cada fatia de presunto cru e coloque-a sobre a bruschetta.
4. Adicione uma pitada de pimenta do reino preta moída na hora e, antes de servir, regue a bruschetta com o azeite de manjericão.
5. Decore com o azeite de açafrão e redução de vinho tinto ao redor do prato. Finalize a decoração com pequenos ramos de salsinha fresca.

2 comentários:

  1. Estou adorando o blog, voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa mistura de doce com salgado!!!
    Bjus da paula
    *vou ficar esperando o desafio!

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu