Gastronomia, culinária e outros interesses para os apaixonados
pelo prazer de cozinhar, comer bem e harmonizar.

Por Luciane Daux

sexta-feira, maio 07, 2010

Casar? Sim!

(ilustração divulgação)
Casar está na moda. Sempre esteve, que me desculpem os menos românticos. Primeiras ou segundas núpcias - e não importa sequer a idade, com algumas variações as festas de casamento continuam fazendo brilhar os olhos dos casais apaixonados, ao som de grandes bandas ou as modernas baladas. Bolo com champanhe em casa ou um grande Buffet? Ora, faça como puder! O que importa mesmo é o sonho da felicidade a dois.








Como? (foto Lauro Maeda)
O Cerimonial é o profissional responsável por toda a organização do casamento, orientando os noivos em tomadas de decisão. Por exemplo, na escolha dos demais profissionais que farão o "Grande Dia". Veja o que dizem Humberto e Oscar sobre a definição do tamanho da festa: “O número de convidados e a quantia que os noivos pretendem gastar é que são as principais variáveis para se começar a pensar no tipo de festa que será oferecido - coquetel, coquetel seguido de jantar, somente jantar ou apenas bolo com champanhe.” (Humberto e Oscar, da Leal Ventura Cerimonial. www.lealventura.com.br)

Quando?
Os meses de dezembro - por causa do 13º salário - e setembro são os mais procurados para a realização de casamentos, seguidos por abril, maio e outubro. Tudo levando em consideração o clima e a beleza das estações.

Onde? (foto Adriano Rebelo)
Essencial é a escolha do lugar. “O espaço para a festa de casamento é fundamental. Deve ser bonito, romântico, ter excelentes buffet e serviço e ter um bom estacionamento, que é uma coisa que as pessoas raramente se preocupam. Para se fazer um casamento num espaço assim especial é preciso fazer uma reserva de data com pelo menos um ano de antecedência.” (Thaiana Pasin, Gerente de Eventos Fechados do P12 e Grupo El Divino www.eldivinobrasil.com.br)


Com quem?
Com alguém por quem se tenha admiração, respeito e que retribua esses sentimentos. E, que, de preferência, cozinhe muito bem!

Mostra Belle Blanc
Apresentar o que há de mais elegante para a organização de eventos muito especiais, como casamentos, formaturas, aniversários. Este é o objetivo da 9ª Mostra Belle Blanc, que acontece no paradisíaco P12, em Jurerê Internacional, de 14 a 16 de maio. Serão mais de 40 expositores gabaritados reunindo tudo o que se precisa para realizar a festa dos sonhos. Os visitantes desfrutarão de desfile de noivas e lingerie, apresentações de dança, coquetéis, degustações e um ambiente lindamente decorado.

Para colecionar
Bem Casados (foto Leal Ventura)
(Chef Oscar Ventura)
Simbolizam a partilha da felicidade dos noivos. De tradição portuguesa, esses delicados bolinhos são feitos com massa leve e calda de açúcar, com recheios de variam do tradicional doce de leite ao creme de ovos, chocolate e até mesmo goiabada.
6 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Doce de Leite
Açúcar de Confeiteiro

1. Bata as claras em neve. Junte o açúcar e as gemas e continue batendo bem. Acrescente a farinha, o amido e o fermento peneirados. Bata até ficar homogêneo.
2. Divida a massa em duas partes iguais e coloque em duas assadeiras rasas, com 30cm de diâmetro, forradas com papel manteiga untado. Asse durante 15 minutos em formo médio, pré-aquecido. Desenforme e corte com cortadores redondos.
3. Una as duas partes recheando-as com o doce de leite. Depois de frios, cubra-os com o açúcar de confeiteiro peneirado.
4. Embalagens: coloque os bem-casados em papel celofane transparente e em pacotinhos de papel crepom coloridos, e amarre com fitinha de cetim.
Agradecimento: Oscar Ventura Doces – 3222-4729 ou 9958-4766

Cupcakes apaixonados (foto Chez Popi)
(Chef Anna Paula Silva)
São mini-bolinhos com cobertura cremosa, originários dos EUA. Podem ser feitos em vários sabores e ficam lindos como lembrancinha do casamento.
Massa:
150g de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara (chá) de mel
2 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher de (sobremesa) de fermento em pó

1. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo até obter uma mistura cremosa. Sem parar de bater, acrescente os ovos, um a um, intercalando com a farinha (já misturada previamente com o chocolate e o fermento) e por último o mel. Misture bem.
2. Coloque a massa nas forminhas (de empadinha) - não precisa untar pois elas estarão com as forminhas de papel - distribua-as em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200oC, por 25 a 30 minutos.
3. Deixe esfriar e desenforme.
4. Rende 12 minicups e 5 cups original size.

Ganache brigadeiro de chocolate:
1 lata de leite condensado
1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres de (sopa) de creme de leite
Pimenta branca moída a gosto

1. Numa panela misture o leite condensado a manteiga e o chocolate. Deixe chegar em ponto de brigadeiro.
2. Quando desgrudar o fundo da panela, retire do fogo e acrescente o creme de leite, uma colher de cada vez até ficar homogêneo.
3. Depois salpique com pimenta a gosto. Vai dar um sabor "hot love" especial na sua cobertura.
Agradecimento: Chez Popi. Fone 9981-4079 ou http://paulapopi.blogspot.com/

Um comentário:

  1. De Mais!!!!
    Adorei o post!!
    Casar principalmente com quem saiba cozinhar é tudo de bom!!!
    bjus minha querida e q bom q vc voltou!!!
    Paula

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar os posts.
(faça seu comentário ao final de cada post, no símbolo da canetinha).

Obrigada pela visita!

Lu